.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

“QUEM ME AMA SERÁ AMADO POR MEU PAI”. – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 17 de maio de 2020.
Evangelho de Jo 14, 15-21.

A liturgia desse domingo, continuação da liturgia do domingo passado, nos prepara para a partida física de Jesus desse mundo e nos coloca já em clima de Pentecostes. Esse trecho do Evangelho faz parte do discurso de despedida de Jesus dirigido a seus discípulos e lhes promete o Espírito Santo, que irá conduzi-los na missão de anunciar o Evangelho a todos. E tem como ponto central o amor dos discípulos a Jesus, expresso na observância dos seus mandamentos. Jesus promete o dom do Espírito da Verdade e assegura Sua presença a todos, que observarem seus mandamentos, e arremata: “Não os deixarei órfãos”.
É nesse clima de tristeza, de despedida, que Jesus ensina os discípulos a amar, como caminho para crer e testemunhar sua presença viva: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. Trata-se de um amor como o de Jesus, que viveu para servir e entregar-se totalmente, até a própria vida. Quem ama Jesus vive e testemunha suas palavras, “guarda seus mandamentos”, que se referem ao Evangelho, a toda a sua obra de amor.      
Jesus vai retirar sua presença física do mundo, mas não vai abandonar seus discípulos. Ele os acompanhará por meio da presença do Espírito Santo: “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Defensor para que permaneça sempre convosco – o Espírito da Verdade”. O Espírito Santo conduz a caminhada dos discípulos, Ele é o Espírito da Verdade, que nos ilumina, inflama, fortalece e nos abre para a verdade da vida nova.
Jesus não está visível entre nós, mas não nos abandonou, pessoalmente está conosco e nos dá a ajuda, a força, a defesa contínua do Espírito Santo. A função do Defensor, do Paráclito (advogado), é estar sempre junto dos discípulos e defendê-los do que poderia separá-los do caminho de Jesus.
O primeiro e o último versículo desse texto falam em amar Jesus. Amar Jesus é aceitá-Lo sem reservas, é seguir seus passos, seu mandamento de amor, seu projeto de vida plena para todos. Amar Jesus é acolher e aderir a seu mandamento do amor, pois é na prática do amor que se conhecerá quem é o seu discípulo.
“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a Ele”. Entrar na dinâmica do amor de Jesus é fazer parte do amor do Pai, é viver como filho e como filha de Deus, revelando sua ternura, seu amor, sua misericórdia, seu desejo de vida. Mesmo na ausência física de Jesus, sabemos que Ele está presente conosco por meio do Espírito Santo, nosso defensor, consolador, santificador.
Jesus prometeu que indo ao Pai, rogaria para que enviasse o Espírito Santo que acompanharia seus discípulos para sempre. Na ausência de Cristo, o Espírito Santo protegeria e defenderia seus discípulos no mundo, guiando-os, iluminando-os e dando-lhes segurança, assim eles manteriam viva a mensagem de Jesus, recordando-a e interpretando-a em todos os tempos e lugares. O Espírito Santo é o santificador, guiaria os discípulos para ser semelhante a Jesus, o consagrado, o ungido por excelência.
Mas quem poderá receber esse Espírito? Jesus esclarece: os que amam e observam os seus mandamentos, os que praticam o amor ao irmão, como Ele ensinou. Portanto, esse texto nos fala claro do amor e do Espírito Santo, que o Pai enviará em nome de Jesus.
Os apóstolos estão tristes e com medo. Mas Jesus lhes fala mostrando que existe uma forma de superar o medo, a separação e a morte, essa forma é o amor. Ele diz: “Se vocês me amam, observam os meus mandamentos”. Se lermos um pouco antes (Jo 13, 34), vamos ver que Jesus ensinou qual seria o seu mandamento, uma regra de ouro, o segredo da felicidade: “Eu dou a vocês um mandamento novo, Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês, vocês devem amar uns aos outros”. Aí está o resumo do mandamento de Jesus. Ele nos ensina que vivendo no amor, a comunidade está amando Jesus e observando seus mandamentos. Assim, para saber se os cristãos são de fato seguidores de Jesus é só avaliar a capacidade de amor que um tem pelo outro, dentro e fora da comunidade. Jesus afirma que quem ama observa os seus mandamentos. Amar é prolongar, é continuar a ação de Jesus em favor de todos.
Como hoje as pessoas poderão descobrir o amor de Deus por elas? Somente através de nós. Porque tudo o que fazemos ao próximo com amor estamos tornando presente e vivo o Cristo ressuscitado. Deus quer chegar a todos, mas através de nós. Assim Deus se manifesta e se revela no cristão, que ama seu irmão por amor a Jesus. Cada ato de amor ao próximo, cada gesto, cada palavra de carinho, de zelo, de atenção, de consolo é Deus se manifestando por meio de nós. Jesus se faz presente e age por meio de nós, pelos nossos ouvidos, pela nossa generosidade, bondade, perdão, compreensão, misericórdia, amor... Quem ama o próximo, ama Jesus. Quem não ama o próximo, não ama Jesus.
Neste texto, Jesus prometeu aos discípulos não deixá-los órfãos. Jesus promete enviar o Espírito Santo, o Espírito que estará presente em todas as ações dos cristãos em defesa da liberdade e da vida, como fez Jesus. O Espírito Santo é chamado de Espírito da Verdade, Ele tem a missão de ensinar, recordar, iluminar. Como Deus, Ele ensina a verdade pura. Ele realiza no mundo a realidade de Deus, que é a Verdade. Jesus é a verdade. Assim os discípulos saberão distinguir entre o que é de Jesus e a ação maléfica do mundo.
Da mesma forma que Jesus, os discípulos enfrentarão um mundo hostil, difícil, da mentira, que se opõe ao Espírito da Verdade. Enfrentam este mundo para transformá-lo. E a força para isso vem do Espírito, que abre novos caminhos para a prática de Jesus no meio dos cristãos. Também se entende por “mundo” aquela parte do coração do homem na qual ainda reina o mal, o ódio, o desejo de vingança, os maus sentimentos, a ausência de Deus. São os presos às paixões, a vida mundana. São aqueles que só desejam o que é material e vivem apegados à mentira. Esse é o mundo onde o Espírito não pode entrar, pois estão fechados para a sua ação.
A Comunidade cristã, que vive no amor, experimenta a força do Espírito de Jesus, doador da vida. Se a comunidade não se deixa guiar pelo Espírito da Verdade, acabará sendo seduzido pelo mundo e se afastará de Jesus. Mas se se deixa guiar pelo Espírito, esse o protegerá das ciladas do mundo lhe garantindo uma vida de fidelidade a Deus.
Jesus fala que vai para o Pai e que o mundo não o verá mais,  somente a comunidade. Por quê? Porque Jesus continuará se manifestando agora nas pessoas que viverem o grande Amor, que Ele ensinou e viveu, deixando o Espírito Santo agir neles. Somos hoje as mãos, os pés, a boca, o olhar amoroso de Jesus para o nosso irmão. Assim Jesus viverá nos cristãos que amam, Jesus permanecerá vivo entre nós.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes 

3 comentários:

  1. Benza Deus!!! Louvo pelo seu Dom, Maria de Lourdes!
    És Luz! Grata por tuas palavras Iluminadas!
    Deus te Abençõe sempre mais! Saúde e Paz!

    ResponderExcluir
  2. AMÉM! É O QUE MAIS PRECISO DE SAÚDE E PAZ!
    OBRIGADA E QUE DEUS A ABENÇOE"

    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais um texto consistente, forte e lindo! Abs

    ResponderExcluir