.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 16 de maio de 2020

“SE ME AMAIS GUARDAREI OS MEUS MANDAMENTOS...” Olívia Coutinho

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 17/05/20 - Jo 14,15-21
6º DOMINGO DA PÁSCOA.

A todo instante, somos chamados a fazer a diferença no mundo, a dar um sentido novo a nossa existência, testemunhando Jesus no cotidiano da nossa vida. É amando Jesus concretamente, que faremos a diferença no mundo, que mostramos Jesus ao outro! Não tivemos a alegria de conviver fisicamente com Jesus, como tiveram os primeiros discípulos, mas temos a alegria de conviver com Ele, por meio do Espírito Santo! Esta relação de amor, nos transforma, mina as forças do egoísmo que ainda insiste em permanecer em nós. No evangelho que a liturgia deste sexto Domingo da Páscoa, Jesus, preparando seus discípulos para caminharem sem a sua presença física e para que eles não se dispersassem após a sua volta para o Pai, chama-os a vivência do amor, começando pelo o amor à Ele! “Se me amais guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor..." É o amor à Jesus, que nos leva a observância de seus mandamentos e é no cumprimento destes mandamentos, que recebemos o Espírito Santo, a fonte de luz que clareia a nossa mente, que nos possibilita entender as palavras de Jesus guardadas em nosso coração. O mandamento do amor é um resumo de todos os mandamentos, ou seja, quem ama, ama tudo que é de Deus, prática à justiça, portanto, cumpre os demais mandamentos. O sentido dos mandamentos de Jesus, é destacar a importância do amor na nossa vida, o que não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas de uma condição para que Ele possa estar em nós, e nós Nele.
No texto, Jesus passa para os discípulos e hoje para nós, uma grande consolação: "Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vos vivereis." Ao dizer estas palavras, Jesus assegura aos discípulos, que Ele permaneceria neles, se eles guardassem os seus mandamentos, mas eles só foram entender essas palavras de Jesus, mais tarde, quando revestidos da presença iluminadora do Espírito Santo!
É sob a Luz do Espírito Santo, que vamos entendendo as várias formas que Jesus usa para falar conosco, Jesus nos fala através da palavra, dos acontecimentos, das pessoas, só não entende a sua mensagem, quem não está aberto à Luz do Espírito Santo. É o Espírito Santo, que nos faz compreender os ensinamentos de Jesus, que nos motiva a participar da construção do seu Reino aqui na terra.
Num coração aberto à ação do Espírito Santo, não existe espaço para tristezas, incertezas, medo, pois este coração é  tomado de amor, onde reina a confiança, a certeza de nunca estar só. O Espírito da verdade, só manifesta em quem ama e coloca em prática os ensinamentos de Jesus! Abramos o nosso coração, à ação do Espírito Santo e sintamos encorajados, fortalecidos para enfrentar os desafios da vida.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário