.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

“EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA” – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 10 de maio de 2020.
Evangelho de Jo 14, 1-12.

Neste 5º Domingo da Páscoa, celebramos a manifestação de Jesus Ressuscitado como Caminho, Verdade e Vida, único Caminho  pelo qual chegamos ao Pai.
Santo Agostinho, doutor da Igreja, em seu Sermão 142 "Ninguém vai ao Pai sem passar por mim". "Eu sou o caminho, a verdade e a vida." Cristo parece dizer-nos: "Por onde queres passar? Eu sou o caminho. Onde queres chegar? Eu sou a verdade. Onde queres ficar? Eu sou a vida."
O trecho do evangelho de hoje pertence ao amplo discurso de despedida de Jesus na última ceia com seus discípulos, apresentado nos capítulos (Jo13–17), que culmina com sua morte e ressurreição. Esse discurso de Jesus deixa os discípulos perturbados e desanimados, ainda falta clareza para entender o caminho a ser seguido. Jesus acabara de anunciar a traição de Judas (13,18-30), a negação de Pedro e o pior, dissera que iria partir para o Pai, sem que eles pudessem segui-lo por ora (13,36). O próprio Deus é íntimo amigo de seus discípulos e promete que vai preparar um lugar para todos. Esse lugar é a comunidade, que tem lugar para todos trabalharem sem precisar de discórdia, inveja e disputas. É na comunidade cristã que Jesus ressuscitado habita e o Pai é revelado nela.
Os apóstolos estão atônitos e amedrontados, pois começam a entender a gravidade da situação. Neste momento vem a afirmação de Jesus que dá início ao trecho de hoje: "Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim..." Ter fé significa confiar, acreditar.
As palavras de Jesus são enigmáticas, um tanto obscuras, os discípulos não entendem, fazem perguntas. A pergunta de Tomé provoca uma resposta, que é o centro do evangelho de hoje: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (v.6). Percebemos que o Caminho, a Verdade e a Vida são uma só Pessoa: Jesus! 
Jesus é o Caminho. É o caminho para a vida, por meio da morte-ressurreição Jesus chega ao Pai. Através de Jesus o Pai mora na comunidade. Seguindo o caminho que é Jesus, a comunidade realizará o projeto de Deus. O princípio da unidade na comunidade é a fé em Deus e no próprio Jesus; por isso, ele pede aos discípulos, confiem em mim, vocês que me acompanharam todo esse tempo.
O mundo nos oferece caminhos demais, caminhos fáceis de trilhar, mas que não nos levam a felicidade e a paz. Diante de tantas ofertas que geram em nós incertezas, insegurança na estrada, Jesus nos conforta com sua presença deixando claro que ele é o Caminho que nos leva ao Pai.
Na nossa vida surgem muitos caminhos: o caminho da desonestidade, da vida fácil, o caminho da corrupção, do roubo, das drogas, da prostituição, do adultério, da infidelidade, do sexo desregrado, da libertinagem, da bebedeira e muitos outros que nós conhecemos. São muitos caminhos..., quantos não buscaram caminhos errados na ânsia de acertar. Esses caminhos levam as pessoas para o abismo, tristeza, depressão.
Só existe um único caminho seguro, que nos traz paz, alegria, felicidade, é o Caminho Jesus. Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho”. Só Jesus é o caminho do céu, é Ele que nos conduz ao Pai, não há outro caminho. Ele explica muito bem quando afirma: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jesus é a porta por onde temos que passar para ir ao Pai. Só por intermédio de Jesus chegaremos ao Pai, chegaremos à verdadeira felicidade.
Para caminhar é necessário saber para onde se deseja chegar. É Cristo o nosso Caminho, que indicará com segurança a escolha que temos de fazer quando surgem muitos caminhos, quando estamos numa encruzilhada da vida sem saber para onde ir. Quantas vezes passamos por situações que nos desorientam e não sabemos que caminho tomar, que passo darei agora, o que fazer? Em Jesus nós temos a direção a seguir, Ele é o verdadeiro Caminho.
Nós sabemos o que Jesus nos propõe: o amor, a bondade, a justiça, a fraternidade, o perdão, a solidariedade, a oração, a escuta da Palavra, a perseverança na fé, o cumprimento dos mandamentos, principalmente o “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Este é o caminho que Jesus indica para nós.
A palavra “Verdade” significa “Revelação”. Dizendo “Eu sou a Verdade”, Jesus quer afirmar que Ele é a única revelação do Pai. Jesus é o rosto humano e a imagem visível do Pai. Aquele que vê a Cristo conhece e vê o Pai. Jesus disse “quem me vê, vê o Pai. Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Nós somos um”. Graças a Cristo, Filho de Deus e sua Palavra, podemos conhecer a Deus visivelmente. Jesus nos revela o Pai. Não há outro meio de conhecermos Deus a não ser por Jesus Cristo. Pela fé é que acolhemos a presença do Pai no Filho.
Jesus disse: “Eu sou a vida”. Ele afirma que para aqueles que creem, Ele comunica a vida de Deus. A vida de Deus é a vida da graça, a amizade de Deus. A vida de Deus é a vida de união entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, um só Deus.  É a unidade que Deus quer para todos nós: “que todos sejam um”.
Jesus diz: “Eu sou a Verdade”. Se alguém crê em mim como Verdade, isto é, como revelação do Pai, eu lhe dou a Vida de Deus. A participação na vida de Deus, por meio de Jesus, nos fará também amar tanto que seremos um só coração, uma só alma na comunidade Igreja.
Quando descobrimos a maravilha que é Jesus para a nossa vida, nós encontramos “Jesus Verdade”. Depois só pela “fé” na revelação de Jesus que nós recebemos a vida. O “Caminho-Jesus” é consequência de ter encontrado o Jesus Verdade, (revelação) e a vida divina. É como se Jesus dissesse: “Eu sou a Verdade”. Se alguém crê em mim como Verdade, eu lhe dou a Vida. E, para esse, eu sou o Caminho.
Neste mundo muitos homens buscam o seu caminho sem fé, sem esperança, quer fazer seu caminho sem Deus, construir sua verdade sem Deus, viver sua vida sem Deus. São autossuficientes! O seu caminho sem Deus não leva a lugar nenhum; sua verdade sem Deus é mentira, é falsidade; sua vida sem Deus é morte. Por isso encontramos tantos homens e mulheres perturbados, desorientados, inseguros, sem paz no coração, sem vida plena, sem felicidade. Somente quando o homem se libertar de toda incredulidade (falta de fé), do orgulho, da autossuficiência e buscar em Jesus o caminho, aí sim encontrará a verdade e a verdadeira vida.
Meus irmãos, quem quiser chegar a essa fonte – Deus Pai -  precisa aderir a esse Caminho (com fé), reconhecendo a Verdade (na Palavra) e escolhendo a Vida definitiva (pela conversão).

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Maria de Lourdes, por sua Iluminada e Abençoada reflexão! Você é Luz!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belíssimo texto! Uma reflexão forte, necessária, apresentada de uma maneira tão leve e tão bonita! Abs

    ResponderExcluir
  4. Maristela Cury Sarian9 de maio de 2020 às 10:33

    Parabéns pelo belíssimo texto! Uma reflexão forte, necessária, apresentada de uma maneira tão leve e tão bonita! Abs

    ResponderExcluir