.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de maio de 2020

-FAZER DO SOFRIMENTO UMA ORAÇÃO-José Salviano.


16  de Maio-2020

Evangelho Jo 15,18-21

 

O mundo nos convida, nos vende,   uma vida de conforto, de menor esforço, nada de sacrifícios, nada de negação de si mesmo, principalmente dos instintos.

E esta vida de menor esforço e de muito conforto,  tem sérios efeitos colaterais. Ela nos atrofia de forma  cada vez mais gradativa,  de tal modo que nos sentimos cada vez mais frágeis, sem forças para levantar do sofá, da cadeira, da cama, e ir fazer as coisas pequenas que temos de fazer diariamente.

Jesus não enganou os seus discípulos, prometendo-lhes  uma vida confortável sem nenhum sofrimento. Ele deixou bem claro que se o perseguiram, também os seus seguidores poderiam ser perseguidos.

Contudo, Ele prometeu estar conosco até o fim dos tempos. Ele nos prometeu estar sempre do nosso lado para o que der e vier. Confiemos, pois na proteção e na  ajuda do Pai que nunca nos abandonará.

O sofrimento é bom. Ele nos fortalece, nos  purifica, nos faz ficar mais preparados, nos leva a descobrir  novos meios de cura, de sobrevivência. Enfim, o sofrimento nos fortalece  para a caminhada terrestre.

Em um avião havia  pessoas de várias origens.  Pessoas  ricas, pessoas da classe média, pessoas crentes, e pessoas totalmente descrentes,  pessoas completamente  acostumadas ao conforto  e  a lei do mínimo esforço.

Dentre eles, estava um veterano de guerra,  que já havia sobrevivido aos mais cruéis  perigos em  sua experiência quase  mortal.

Dentre aqueles atrofiados pela tecnologia, pelo controle remoto, pelo chuveiro quente, pela comida  preparada por outros, etc, havia um jovem cheio de saúde, forte, porém, sem nenhuma experiência  diante de qualquer dificuldades  desta vida terrena.

E eis que  o referido avião caiu  em uma área  não  habitada  da América do Sul, próximo ao mar. 

Gritos, desespero, uns ajudando, socorrendo os  outros,  pegando os feridos, momento de grande desespero, sem nenhuma palavra voltada para Deus Pai... 

E depois daquele primeiro  momento de pânico, muitos  sem querer acreditar no que estava acontecendo, aquele homem experiente, que socorreu  muitos deles,  simplesmente estava sentado no chão, com os olhos fechados, ele estava rezando a Deus. Ele agradecia por  estar vivo, por estar em um lugar que com certeza havia  meios de sobrevivência, haviam frutas, raízes,  água, animais para ser caçados, enfim nem tudo estava  perdido.  Já todos os demais,  se achavam  completamente arrasados, derrotados, em seus últimos momentos de vida...

E foi assim, ao longo daquela temporada de sobrevivência no meio natural,  automaticamente  aquele  sobrevivente da guerra tornou-se o líder e  ajudou a todos a sobreviverem ao pânico, a fome, ao desespero, ensinando-os a  buscar comida, água,  a  curar as feridas, e acima de tudo  a superar o sofrimento causado por aquela  aventura  a qual todos chamavam de grande tragédia, de terrível desgraça!

Diante de tantos choros e reclamações,  aquele homem ajudava e acalmava a todos  com seriedade,  e às vezes  com um breve sorriso  amigável  no seu  rosto.

E aquele   outro jovem atleta “preparado” na academia, porém despreparado para sobreviver  naquela experiência desafiadora?

Toda a sua arrogância de super-homem  havia se transformado em pó, em cinzas, e ele  se sentia  completamente  fracassado, com muita vergonha da sua namorada que  idolatrava os seus músculos e sua força de gigante! 

Para nada, hombre!  Toda aquela força, de nada servia diante  daquela nova realidade vital, pois o seu cérebro, estava mesmo era acostumado ao conforto como todos os demais sobreviventes, com exceção do  soldado.

Na verdade, com toda a sua força, naqueles dias ele se sentia o mais fraco dos homens. E decidiu se juntar ao soldado para ajudar no que fosse preciso, no objetivo de manter vivos a todos, e providenciar um possível resgate.

Final desta história, baseada em fatos reais. Um outro jovem  técnico  em eletrônica conseguiu recuperar o rádio do avião, e se comunicou com  a cidade mais próxima dali, e conseguiram depois de 8 dias de turismo com muito  sofrimento a serem resgatados e salvos por  helicópteros e barcos da força aérea.  

Ao chegarem em suas casas, aquelas pessoas já não estavam mais em desespero, nem traumatizadas,  porém  orgulhosas por terem sobrevivido, por terem aprendido que o orgulho não vale nada, e que o sofrimento nos faz  crescer, nos fortalece, nos prepara  para enfrentar dificuldades maiores ao longo desta vida terrena.

O sofrimento  é bom, principalmente quando nós o transformamos em uma oração. Quando nós o oferecemos ao Pai pelos nossos pecados. Quando dizemos em pleno desespero: Pai, seja feita a vossa vontade!

Quando no meio da tempestade de areia, pedimos com fé e devoção, o socorro de Deus, em nome de Jesus Cristo.

Aquele veterano de guerra foi um exemplo disso. Ele enfrentou tudo com toda calma,  e acalmou os que estavam em pânico, em desespero, e contribuiu para que todos sobrevivessem até a chegada do resgate.

 

Transforme você também, o seu sofrimento em uma oração!

 

Fica com Deus, José Salviano

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário