.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Jesus estará conosco até o fim do mundo!-Helena Serpa


24 DE MAIO DE 2020

DOMINGO DA ASCENSÃO DE

JESUS


Cor Branco

1ª. Leitura – At 1, 1-11


Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,1-11
1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo,
aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas.
Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: 'Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5`João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias''.
6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: 'Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?' 7Jesus respondeu:
'Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria,
e até os confins da terra'. 9Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. 10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: 'Homens da Galiléia,
por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu'. Palavra do Senhor.

Reflexão - “Jesus subiu ao céu”
Nesta leitura, Lucas, o autor dos Atos dos Apóstolos nos descreve como Jesus manifestou ao mundo o porquê da Sua vinda, da Sua entrega na Cruz e da sua Ressurreição. Antes, ressuscitado por Deus, agora, com o Seu próprio poder, Jesus subia ao céu, assentando-se à direita do Pai sendo glorificado e exaltado como Senhor do céu e da terra. Da mesma forma como subiu aos céus, Jesus virá um dia, glorioso, para julgar os vivos e os mortos, por isso, a liturgia de hoje nos motiva assumir uma vida nova, com a missão de testemunhas do Cristo glorioso e poderoso, para preparar  a Sua segunda vinda.  Às vezes ficamos esperando do céu algum direcionamento para começar a nossa missão e nos esquecemos de que Jesus já nos convidou a colocar as mãos no arado e dar passos concretos em busca do que nos é proposto.  Não precisamos ficar literalmente olhando para o céu esperando que Ele volte. Jesus nos manda ir a Jerusalém! Jerusalém é hoje, o lugar onde nos reunimos em Seu Nome para receber  o dom do Espírito Santo e, assim, ser  protagonistas da Seu projeto de Salvação.  Jerusalém é a nossa família é a nossa Comunidade é a Igreja onde nos reunimos  para a vivência do amor.   Por onde nós andamos, nas nossas ações, com as nossas palavras, enfim, com a nossa vida, todos nós podemos testemunhar a glória de Deus. Quando nos reunimos em Nome de Jesus o Espírito Santo se manifesta e nos esclarece todas as dúvidas. Assim sendo, é o Espírito quem  nos dá forças e  direcionamento para uma vida plena de conformidade com a vontade do Pai   -  Por que demoramos em atender ao chamado de Jesus? – Você acredita mesmo na Palavra de Jesus? – O que você tem esperado acontecer para assumir a missão que o Senhor lhe destinou?
– O que você tem deixado para depois

Salmo 46,2-3.6-7.8-9 (R.6)

R. Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Povos todos do universo, batei palmas,*
gritai a Deus aclamações de alegria!
3Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,*
o soberano que domina toda a terra.R.
6Por entre aclamações Deus se elevou,*
o Senhor subiu ao toque da trombeta.
7Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,*
salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!R.

8Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,*
ao som da harpa acompanhai os seus louvores!
9Deus reina sobre todas as nações,*
está sentado no seu trono glorioso.R.

Reflexão - O salmo exalta a Jesus, o Deus que se elevou ao céu por entre aclamações e admiração dos Seus seguidores, portanto, poderoso, vencedor da morte e Rei de todas as nações. Jesus subiu ao toque da trombeta e voltará a nós atendendo às preces do nosso coração que clama: “Vem Senhor Jesus”!   Ele é o grande rei de toda a terra e a Ele rendemos adoração e louvor.

2ª. Leitura – Ef 1, 17-23


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1,17-23
Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu
em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus,
21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “a esperança a que somos chamados”
Precisamos ter o nosso coração aberto à luz de Cristo a fim de que saibamos a qual esperança somos chamados, e como poderemos nos apossar da herança que receberemos juntamente com todos os santos, no céu. São Paulo confirma a obra que Deus Pai faz por meio do Seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo a quem pertencem a glória e o poder. Com palavras de súplica ele roga a Deus que nos conceda um espírito de sabedoria a fim de que possamos conhecer verdadeiramente o que Ele tem preparado para a nossa felicidade. Ao elevar-se ao céu e sentar-se à direita do Pai, acima de toda a autoridade, poder, potência e soberania Jesus pôs tudo sob os Seus pés e fez com que nós também estivéssemos juntos com Ele. Logo, se somos membros do mesmo Corpo e se Ele é a Cabeça, estamos todos  reunidos num só coração, na terra, de prontidão para alcançar a herança dos santos, como aqueles que já estão no céu. A herança dos santos é a santidade! Confiando nisso, um dia, nós estaremos também no céu, no entanto, desde já, podemos desfrutar dessa realidade pelo poder do Espírito que nos santifica. Que o Senhor nos concede o espírito de sabedoria para  que nos comportemos como cidadãos do céu.   Você sabia que está ligado (a) ao céu porque pertence ao Corpo do Cristo glorioso? – Você tem dado testemunho de que participa desta glória? -  Você já acolheu o espírito de sabedoria que Jesus prometeu? – Você já tem entendimento da esperança a que Cristo o (a) chamou? – Você é uma pessoa que transmite esperança aos outros?

Evangelho – Mt 28, 16-20

 

Conclusão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 28,16-20
Naquele tempo: 16Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou: 'Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo'. Palavra da Salvação.

 Às vezes, nós condicionamos a Palavra de Deus de acordo com os nossos próprios interesses e nos esquecemos de que estamos em débito com o mandato de Jesus: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!” Se prestássemos mais atenção nas palavras de Jesus, nós não colocaríamos nenhuma outra missão em primeiro lugar na nossa vida. “Toda autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.”   Nem o trabalho, nem a família, nem o lazer deveriam ter primazia na nossa existência se realmente estivéssemos sob a autoridade de Jesus, o Senhor do céu e da terra. Conscientes disso, nós precisamos repensar a nossa vida para que não sejamos devedores ante a Palavra de Deus!   Para nós que somos criaturas vulneráveis e inconstantes é sempre muito difícil conciliar as nossas obrigações humanas e vivenciais, com a Palavra de Deus, no entanto, o mesmo Jesus nos garante: “Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. A certeza de que Ele está conosco todos os dias até o fim do mundo, isto é, enquanto estivermos aqui na terra, nos dá a motivação e a força para sermos fiéis às Suas ordens. Por onde nós andarmos e onde estivermos não podemos nos esquecer de que Jesus espera de nós o cumprimento da Sua Palavra. Fazer discípulo de Jesus é levar as pessoas a imitá-Lo; é dar testemunho da Sua ação salvífica; é exalar no mundo o perfume do amor de Deus que se expressa no coração daquele (a) que é batizado (a) em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. É expressar com a vida os ensinamentos do Mestre que veio ao mundo revelar aos homens o plano de amor do Pai que O ressuscitou  dos mortos.  – Você tem cumprido com o mandato de Jesus? – Você tem evangelizado a sua família dentro da sua casa? – Você tem dado testemunho de verdadeiro cristão (ã)? – Há alguma diferença entre o seu comportamento dentro da Igreja e fora dela? – Você é coerente nas suas atitudes?


Nenhum comentário:

Postar um comentário