.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Amar com o Amor de Deus-Helena Serpa


                                         29 DE MAIO DE 2020

6ª. FEIRA DA 7ª SEMANA DA

PÁSCOA

Cor Branco

1ª Leitura – At 25, 13b-21

Leitura dos Atos dos Apóstolos 25,13b-21
Naqueles dias: 13bO rei Agripa e Berenice chegaram a Cesaréia
e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí,
Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: 'Está aqui um homem
que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em  Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus
apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação.
17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo.
20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá.
21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César.'
Palavra do Senhor  

Reflexão – “estamos ou não fazendo a vontade de Deus?
Acusado pelos sumos sacerdotes e anciãos de falar em nome de Jesus e proclamar que Ele estava vivo Paulo agora estava exposto ao crivo do rei, permanecendo preso em Cesaréia à espera de uma decisão das autoridades sobre o seu destino. Não sabiam elas que Paulo já fora avisado por Jesus de que teria que ir a Roma. São Paulo sabia que precisaria cumprir com as formalidades da lei e esperava pelo seu julgamento. Ter ou não culpa não era o mais importante para ele, pois estava convencido da sua missão e sabia que teria de ir a Roma, pois assim era do desejo do Senhor e, se era a vontade do Senhor, ele poderia esperar o tempo que lhe fosse determinado.  Afirmar que Jesus está vivo traz ainda hoje implicações para nós. Muitas pessoas não entendem o nosso envolvimento e nos acusam de fanáticos e exagerados. Elas não entendem, pois estão muito envolvidas com o mundo e não perceberam que esperam por um tempo que já chegou.   Os homens que estão à frente dos povos nunca imaginam o que Deus já preparou para que os Seus cumpram com a missão que lhes foi destinada aqui na terra. Eles pensam que nós dependemos do seu querer, no entanto, quando esperamos em Deus o tempo em que estamos presos é somente para que sejam cumpridas as formalidades.  Os homens julgam de acordo com a lei dos homens e se estamos aqui somos sujeitos aos julgamentos dos tribunais. O mais importante, para nós, porém, é se estamos ou não fazendo a vontade de Deus. Se, somos culpados ou não diante do mundo não deve ser a nossa maior preocupação, mas sim se a pretensão de Deus está se realizando em nós e por nosso intermédio.       – Você se impacienta quando espera a oportunidade de fazer o que o Senhor está pedindo para fazer? – Você é uma pessoa, apressada, impetuosa? – Você sabe sofrer as demoras de Deus? – Você se preocupa com os julgamentos dos homens? – Você tem a consciência tranquila do dever cumprido?

Salmo 102, 1-2. 11-12. 19-20ab (R. 19a)

R. O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor,* e todo o meu ser, seu santo nome!
2Bendize, ó minha alma, ao Senhor,* não te esqueças de nenhum de seus favores! R.
11Quanto os céus por sobre a terra se elevam,* tanto é grande o seu amor aos que o temem;
12quanto dista o nascente do poente,* tanto afasta para longe nossos crimes. R. 

19O Senhor pôs o seu trono lá nos céus,* e abrange o mundo inteiro seu reinado.
20Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos,* valorosos que cumpris as suas ordens. R.

Reflexão - Bendizer ao Senhor é o louvor mais perfeito porque dá a Ele o que lhe pertence de direito.  Experimente hoje tomar este salmo e orar com ele de todo o coração, cantando e acolhendo cada palavra como uma verdade para a sua vida atual.  Bendize ó minha alma, ao Senhor!”

Evangelho – Jo 21, 15-19

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,15-19
Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, 15depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. 16E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro:
'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro ficou triste,
porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo:
quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir.' 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: 'Segue-me'.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “amar com o Amor de Deus”
Pedro tinha consciência de que o Amor de Jesus era misericordioso e o sustentava na sua miséria. Mesmo assim Jesus não queria deixar dúvidas no seu coração, como que para confirmar a sua compaixão para com ele que o negara também por três vezes. Assim também, precisamos nos conscientizar de que por detrás dos acontecimentos da nossa vida, a certeza do amor misericordioso de Deus é o mais importante na nossa caminhada aqui na terra. A medida do amor de Deus é a medida da nossa abertura a este amor. Deus nos ama sempre e muito, porém, o sentir o Seu amor está condicionado à nossa capacidade para acolhê-lo. E até o nosso amor por Deus é o resultado do Seu amor agindo dentro do nosso coração. O amor que damos a Deus vem do amor que Ele tem por nós. O amar mais que os outros é efeito  do nosso acolhimento ao Seu grande amor por nós. Mas este amor de Deus não pode ficar recluso!  Ele tem que transbordar, por isso Jesus recomendou a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”! De fato, Jesus tinha um propósito em relação a isto, pois Pedro era o Seu escolhido para apascentar o Seu rebanho e tomar conta da Igreja nascente. Jesus tinha conhecimento de tudo, porém Pedro deveria estar consciente do amor e da dor de ser escolhido. Toda escolha tem duas facetas, o privilégio, dom especial, mas também o compromisso que supõe responsabilidade e dificuldade. Precisamos ter plena consciência e convicção de que amar a Jesus e ser por Ele escolhido tem como consequência a entrega do nosso ser até a morte. Hoje também Jesus nos pede: “apascenta as minhas ovelhas”! Apascentar é levar a paz, é dar testemunho com atos concretos de que realmente o amor de Deus em nós tem o poder de nos deixar serenos (as) e firmes, apesar de todas as intempéries. Somos chamados a amar assim! – Você ama com o amor de Deus? Você ama a Jesus mais do que os outros? – Como você pode garantir isso? – Deus o (a) amas do que às outras pessoas? – Você se sente julgado (a) pelas pessoas? E por Deus?



3 comentários: