.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de maio de 2020

-PAGAR IMPOSTO A CÉSAR-José Salviano.


02  de Junho-2020

Evangelho Mc 12,13-17


Colocaram Jesus em uma verdadeira cilada  diante das autoridades e diante do povo. Fizeram uma verdadeira armadilha. Qualquer coisa que Jesus respondesse, Ele estaria encrencado.

Se Ele negasse o pagamento de imposto ao Império romano que dominava aquela região, os solados o prenderiam. Se dissesse que se deveria pagar o referido imposto, o povo se voltaria contra ele.

Só que se esqueceram, ou não acreditavam no seu lado divino. Jesus sendo Deus, estava vendo todas as suas intenções, seus pensamentos. Inclusive, Ele disse: Por que me armais uma armadilha?

E foi assim, que o Filho de Deus deu mais uma volta por cima, diante da maldade dos fariseus.

Os romanos dominavam a Palestina nos tempos de Jesus. Porém, por força e obra de Deus, os romanos não atrapalharam o trabalho de Jesus. Nem Jesus fez nada que o colocasse em rota de colisão com os soldados romanos. Pelo contrário, no dia em que armaram  uma injustiça para Jesus, e o jogaram contra o poder romano,  então presente naquele lugar, os representantes deste mesmo poder disseram que não encontraram nenhum crime em Jesus. Inclusive, Pilatos, lavou as mãos num gesto de que ele não tinha nada contra Jesus.

Já os judeus, especialmente a elite religiosa, queriam  ver o diabo, do que a Jesus. Pois Jesus estava  atrapalhando os seus planos injustos, atrapalhando o seu desejo de felicidade, só que da forma errada, explorando os humildes.

O desejo de felicidade é inerente a natureza humana, só que os meios ou os caminhos pelos quais nós buscamos esta mesma felicidade, nem sempre são os mesmos. Nem sempre são caminhos retos, justos e honestos.
As bem-aventuranças proferidas por Jesus, respondem ao nosso desejo natural de felicidade, a qual é um desejo de origem divina. Deus colocou este desejo na mente do homem, com o objetivo de atraí-lo para Si. Pois o próprio Deus é o único que pode satisfazer o nosso desejo de felicidade.
Todo ser humano, feio, bonito, preto, loiro, rico, pobre, honesto, maus, ou bons,  cruel, ou caridosos,  todos queremos ser felizes. Custe o que custar. A felicidade, tem de ser alcançada, assim penam  todos  os humanos  mortais!
Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, só tem um objetivo: Alcançar a felicidade nesta vida terrena. Só que muitos não sabem, ou deixam de saber, que somente Deus sacia a nossa fome, a nossa sede de felicidade. E então, é por isso que no mundo existem tantos problemas. Pois uma parte das pessoas busca a felicidade por outros caminhos. Roubando, trapaceando, enganando, explorando os fracos, mentindo, prejudicando ou matando quem atrapalha os seus planos maldosos, etc.
Só Deus sacia a nossa sede de felicidade! Pense nisso. Todo o resto é enganação, é mentira, não é sustentável. A primeira sensação que tem um ladrão ao roubar uma grande bolada de dinheiro, é que aquilo vai lhe causar muita felicidade. Porém, depois ele vai descobrir as duras penas, os muitos efeitos colaterais do uso que fez da sua liberdade para conseguir pegar aquele dinheiro  sujo!
Jesus nos mostrou que Deus  nos chama, nos atrai para a sua  própria felicidade, que é a mais consistente, duradoura, e verdadeira. E Deus nos chama a cada um pessoalmente. Mais também, ao conjunto da Igreja, povo novo constituído por aqueles que acolheram a promessa e dela vivem na fé.
Queridas irmãs  e irmãos. A verdadeira felicidade não reside nem na riqueza ou no bem-estar, nem na glória humana ou no poder, nem em qualquer obra humana, por  mais útil e agradável  que ela seja, como as ciências, as técnicas e as artes, nem em qualquer criatura, mas só em Deus, fonte de todo o bem e de todo o amor! Pensemos nisso,  e assim, seremos guiados pelo Pai a agir de acordo com esta grande verdade que mudará toda a nossa vida terrena e celestial.


Seja feliz. José Salviano.



Um comentário:

  1. Muito bom, pois, Jesus, na sua divindade,nos monstra que devemos pedir tal iluminaçao nos momentos difíceis

    ResponderExcluir