.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de maio de 2020

-JESUS SE DESPEDE E PROMETE O DEFENSOR-José Salviano.


20  de Maio-2020

Evangelho Jo 16,12-15

 

Por mais de uma vez, Jesus falou que iria enviar o Espírito Santo, o defensor, para defender, iluminar e orientar os discípulos em sua missão de continuar o projeto dele.

Na verdade, os seus amigos não estavam entendendo muito bem aquelas palavras. Por isso Jesus as repetiu várias vezes, com outro modo de falar.

É o Espirito Santo que nos ajuda a entender a realidade que nos cerca, a entender e interpretar a palavra de Deus, é Ele quem nos ajuda a superar as dificuldades da nossa caminhada. Porém, a Luz do Espírito de Deus nos chega por meio da oração. É preciso rezar sem cessar, como nos disse o próprio Mestre.

É o Espírito Santo que ilumina, protege e guia a Igreja fundada por Nosso Senhor Cristo.

Neste Evangelho, Jesus disse aos seus discípulos que Ele ainda tinha muitas coisas a dizer-lhes, porém, eles não iriam entender. Como de fato não estavam entendendo.  Por isso Jesus prometeu mais uma vez enviar o Espírito de verdade, que daria a eles e a nós, o poder de entender e interpretar toda a palavra. O Espírito Santo nos guia em todas as nossas caminhadas, especialmente a caminhada rumo ao anúncio do Evangelho. Ele não falará por si mesmo, mas sim, do que ouviu do Pai. E isso aconteceu e acontece com o Filho.

Desse modo, o Filho e o Espírito de Deus, são os missionários da Trindade Santa. Ambos fazem a vontade do Pai.
Durante todo o seu tempo na Terra, Jesus esteve preocupado em aliviar a dor dos que muito sofrem. Aconselhando-os a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, curando as suas enfermidades. Desse modo, podemos notar que Jesus primeiro vê os nossos sofrimentos, e só depois Ele vê os nossos pecados. Tão grande é a sua misericórdia!
Sua preocupação e sua disposição são mais no sentido de aliviar as nossas dores, mesmo que sejamos pecadores.
Jesus foi aquele grão de mostarda que caindo na terra germinou e produziu muitos frutos pelo mundo inteiro. Jesus deu a sua vida para que tenhamos mais vida. Vida em abundância.
Quanto a nós, só podemos germinar e crescer se doamos a nós mesmo pelo próximo e por Deus. Pelo seu Reino que também é nosso.
Só crescemos de verdade quando damos ao irmão carente o que ele mais necessita: Um bocado de pão, um pouco de comida, algum dinheiro para comprar algum alimento.
Em outras palavras, o nosso crescimento espiritual, está relacionado a nossa caridade. Quando matamos a fome de algum irmão ou irmã, marcamos ponto nos Céus. Quando repartimos o que temos com os miseráveis, estamos construindo um tesouro nos Céus.
O Espírito Santo prometido por Jesus, é aquele que revelará plenamente o mistério de Deus, da Santíssima trindade, o mistério da nossa fé.
Primeiro Deus olha o nosso sofrimento, depois os nossos pecados.  Durante todo o Antigo Testamento, tivemos uma imagem de um Deus ciumento, um Deus que nos castiga.
Muitos pais ainda dizem a suas crianças. Para com isso. Papai do Céu castiga!
Mostramos às vezes aos nossos filhos uma imagem de um Deus severo, tirano, um Deus que castiga. Não é bem assim. Pois nós é que nos castigamos, pelas consequências das nossas escolhas.  Por exemplo: beber faz mal. Muitos bebem em excesso e sofrem as consequências dessa sua escolha.
Vamos escolher a vida com Cristo, por Cristo e em Cristo, começando pelo nosso irmão necessitado. Pois nunca agradaremos ao Pai, se ignorarmos o sofrimento dos seus filhos, que são nossos irmãos.



Fica com Deus. José Salviano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário