4 Agosto
2018
Tempo Comum – Anos Pares
XVII Semana – Sábado
XVII Semana – Sábado
Lectio
Primeira leitura: Jeremias 26, 11-16.24
Naqueles dias, 11os sacerdotes e os profetas
falaram aos príncipes e à multidão: «Este homem merece a morte porque
profetizou contra esta cidade, como todos vós ouvistes.» 12Jeremias, porém,
respondeu aos príncipes e ao povo: «Foi o Senhor que me enviou a profetizar
contra este templo e contra esta cidade os oráculos que ouvistes. 13Reformai,
portanto, a vossa vida e as vossas obras, ouvi a palavra do Senhor, vosso Deus,
e o Senhor afastará de vós o mal com que vos ameaça. 14Quanto a mim, entrego-me
nas vossas mãos. Fazei de mim o que quiserdes e o que melhor vos parecer.
15Sabei, porém, que, se me condenardes à morte, sereis responsáveis pelo sangue
inocente, assim como esta cidade e os seus habitantes porque, na verdade, foi o
Senhor que me enviou para vos transmitir estes oráculos.» 24Quanto a Jeremias,
ele gozava da protecção de Aicam, filho de Chafan, para que não fosse entregue
nas mãos do povo a fim de ser condenado à morte.
Na continuação do texto que escutamos ontem, o
de hoje apresenta-nos a reacção ao discurso de Jeremias. Os sacerdotes e os
profetas denunciam-no aos chefes do povo, acusando-o de profetizar a destruição
do Templo e de Jerusalém, ambos “santos”, porque morada de Deus. Essa profecia
constituía, pois, uma blasfémia merecedora de sentença de morte. Por sorte, os
encarregados da justiça não eram nem os sacerdotes nem os profetas, mas os
juízes e os anciãos. Estes, perante a acusação falsa e incompleta dos
interessados no culto, que citaram as palavras de Jeremias contra a cidade, mas
não contra o Templo, reagiram recordando o que acontecera um século antes com o
profeta Miqueias. Este tinha pronunciado idêntica ameaça, o povo tinha-se
convertido e Jerusalém fora libertada de Senaqueribe. Era o que também agora
pretendia Jeremias.
A coragem do profeta, manifestada na disposição de enfrentar a morte antes do que trair a Palavra de Deus, também deve ter comovido os juízes que unanimemente reconheceram que não era réu de morte, porque tinha falado em nome de Deus.
O v. 24, com que termina o texto litúrgico, anota como Jeremias foi salvo pela protecção de Aicam, irmão de Godolias futuro governante de Jerusalém, imposto por Nabucodonosor. Não se trata de coincidências, de resultados de jogos políticos, ou de “milagres” de circo. São acontecimentos e circunstâncias através dos quais se manifesta a acção salvífica de Deus que garantira ao profeta: «Eu estarei a teu lado!». (Jer 15, 20).
A coragem do profeta, manifestada na disposição de enfrentar a morte antes do que trair a Palavra de Deus, também deve ter comovido os juízes que unanimemente reconheceram que não era réu de morte, porque tinha falado em nome de Deus.
O v. 24, com que termina o texto litúrgico, anota como Jeremias foi salvo pela protecção de Aicam, irmão de Godolias futuro governante de Jerusalém, imposto por Nabucodonosor. Não se trata de coincidências, de resultados de jogos políticos, ou de “milagres” de circo. São acontecimentos e circunstâncias através dos quais se manifesta a acção salvífica de Deus que garantira ao profeta: «Eu estarei a teu lado!». (Jer 15, 20).
Evangelho: Mateus 14, 1-12
1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos
ouvidos de Herodes, o tetrarca, 2e ele disse aos seus cortesãos: «Esse homem é
João Baptista! Ressuscitou dos mortos e, por isso, se manifestam nele tais
poderes miraculosos.» 3De facto, Herodes tinha prendido João, algemara-o e
metera-o na prisão, por causa de Herodíade, mulher de seu irmão Filipe. 4Porque
João dizia-lhe: «Não te é lícito possuí-la.» 5Quisera mesmo dar-lhe a morte,
mas teve medo do povo, que o considerava um profeta. 6Ora, quando Herodes
festejou o seu aniversário, a filha de Herodíade dançou perante os convidados e
agradou a Herodes, 7pelo que ele se comprometeu, sob juramento, a dar-lhe o que
ela lhe pedisse. 8Induzida pela mãe, respondeu: «Dá-me, aqui num prato, a
cabeça de João Baptista.» 9O rei ficou triste, mas, devido ao juramento e aos
convidados, ordenou que lha trouxessem 10e mandou decapitar João Baptista na
prisão. 11Trouxeram, num prato, a cabeça de João e deram-na à jovem, que a
levou à sua mãe. 12Os discípulos de João vieram buscar o corpo e sepultaram-no;
depois, foram dar a notícia a Jesus.
O relato de Mateus sobre o martírio de João
Baptista, mais sóbrio que o de Marcos (6, 14), baseia-se na história, pois se
trata de um acontecimento datado no tempo de Herodes Antipas, filho de Herodes,
o Grande, a quem os romanos reconheceram jurisdição sobre a Galileia e a
Pereia, no norte da Palestina.
A decapitação do Baptista é motivada pela sua intransigência moral e pela sua forte personalidade. O profeta não se amedrontava diante de nada nem de ninguém, quando se tratava de denunciar a imoralidade. Não se amedrontou sequer diante de Herodes, que tendo repudiado a consorte, tomou por esposa a mulher de seu irmão. Herodes continha a sua vontade de vingança, porque temia uma rebelião popular. Mas Herodíades não se preocupava com isso. Assim, quando Herodes jurou dar à filha de Herodíades o que quer que lhe pedisse, a adúltera não hesitou em sugerir a cabeça de João (vv. 6-11). E obteve-a! Com o seu martírio, João Baptista terminou a missão de precursor. E Jesus compreendeu que era chamado a percorrer o mesmo caminho.
A decapitação do Baptista é motivada pela sua intransigência moral e pela sua forte personalidade. O profeta não se amedrontava diante de nada nem de ninguém, quando se tratava de denunciar a imoralidade. Não se amedrontou sequer diante de Herodes, que tendo repudiado a consorte, tomou por esposa a mulher de seu irmão. Herodes continha a sua vontade de vingança, porque temia uma rebelião popular. Mas Herodíades não se preocupava com isso. Assim, quando Herodes jurou dar à filha de Herodíades o que quer que lhe pedisse, a adúltera não hesitou em sugerir a cabeça de João (vv. 6-11). E obteve-a! Com o seu martírio, João Baptista terminou a missão de precursor. E Jesus compreendeu que era chamado a percorrer o mesmo caminho.
Meditatio
Tanto João Baptista, como Jeremias, eram
profetas corajosos e fiéis à sua missão. Ambos conheciam o risco que era
denunciar, em nome de Deus, os abusos dos seus contemporâneos, particularmente
das autoridades. Ambos foram presos, porque falavam demasiadamente claro e
forte contra esses abusos. João foi preso por um monarca absoluto, e a sua
sorte dependeu unicamente do arbítrio de Herodes. A situação de Jeremias foi
diferente. Os seus acusadores eram os sacerdotes e os profetas. Podia
defender-se deles. E começou por afirmar que a sua profecia não era fruto da
sua mente, não era uma mensagem inventada, mas palavra de Deus ao povo. Depois,
acrescentou que essa palavra não era uma afirmação absoluta, mas uma ameaça
condicionada: se o povo arrepiasse caminho, seria salvo: «Reformai a vossa vida
e as vossas obras, ouvi a palavra do Senhor, vosso Deus, e o Senhor afastará de
vós o mal com que vos ameaça» (v. 13). Estas palavras do profeta
redimensionavam a situação e constituíam um insistente convite à conversão.
Jeremias concluiu afirmando que, condená-lo, só piorava a situação, porque
matar um enviado de Deus aumenta a culpa: «se me condenardes à morte, sereis
responsáveis pelo sangue inocente» (v. 15). Perante estas palavras, os chefes e
o povo rejeitaram a acusação dos sacerdotes e profetas. Jeremias não foi
condenado à morte, e pôde continuar o seu ministério.
No caso do João Baptista, o capricho de Herodes, ou, mais exactamente, a sua fraqueza, com a perfídia de Herodíades, levaram a melhor. João Baptista, testemunha da verdade, foi calado, foi morto, sem se poder explicar, sem ter quem o defendesse. Julgamentos semelhantes ao de João Baptista, repetiram-se muitas vezes ao longo da história, e continuam a repetir-se ainda hoje. As perseguições são inevitáveis para quem anuncia a verdade de Deus. A verdade incomoda, tal como o amor, porque implica renúncia aos próprios interesses egoístas, e exige abertura aos outros. Jesus disse aos seus discípulos: «Felizes os que sofrem perseguição por causa da justi&c
cedil;a,porque deles é o Reino do Céu.
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam» (Mt 5, 10-12). À partida, pode parecer mais fácil ficar por uma atitude complacente, por um silêncio diplomático, renunciando à missão profética, a falar em nome de Deus, como é próprio de baptizados, de religiosos. Mas a felicidade só se alcança na partilha da sorte dos profetas e, sobretudo, da sorte do grande profeta, Jesus.
No caso do João Baptista, o capricho de Herodes, ou, mais exactamente, a sua fraqueza, com a perfídia de Herodíades, levaram a melhor. João Baptista, testemunha da verdade, foi calado, foi morto, sem se poder explicar, sem ter quem o defendesse. Julgamentos semelhantes ao de João Baptista, repetiram-se muitas vezes ao longo da história, e continuam a repetir-se ainda hoje. As perseguições são inevitáveis para quem anuncia a verdade de Deus. A verdade incomoda, tal como o amor, porque implica renúncia aos próprios interesses egoístas, e exige abertura aos outros. Jesus disse aos seus discípulos: «Felizes os que sofrem perseguição por causa da justi&c
cedil;a,porque deles é o Reino do Céu.
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam» (Mt 5, 10-12). À partida, pode parecer mais fácil ficar por uma atitude complacente, por um silêncio diplomático, renunciando à missão profética, a falar em nome de Deus, como é próprio de baptizados, de religiosos. Mas a felicidade só se alcança na partilha da sorte dos profetas e, sobretudo, da sorte do grande profeta, Jesus.
Oratio
Senhor Jesus, dá-me a coragem do teu
Precursor. Muitas vezes me acanho, quando sou chamado a dar testemunho da fé, a
denunciar os abusos da sociedade de que faço parte. O medo de ser
incompreendido, o medo de perder alguns amigos, travam-me a língua para falar,
e paralisam-me as mãos para agir de modo coerente com o Evangelho que, apesar
de tudo, quero viver.
Infunde em mim, Senhor, o teu Espírito de fortaleza, que me aqueça o coração, me encha de uma alegria mais forte do que o medo, me faça testemunha corajosa da verdade que és Tu. Amen.
Infunde em mim, Senhor, o teu Espírito de fortaleza, que me aqueça o coração, me encha de uma alegria mais forte do que o medo, me faça testemunha corajosa da verdade que és Tu. Amen.
Contemplatio
S. João Baptista entrega-se à penitência e à
reparação pelo seu povo, como os profetas. Como Jeremias, é santificado no seio
de sua mãe. É o novo Elias, predito por Malaquias. Desde a sua infância
entrega-se à penitência. «Não beberá nem vinho nem cidra», diz o anjo a
Zacarias. Passa a sua adolescência no deserto, está vestido com uma túnica de
peles de camelo apertada por um cinto de couro; come mel silvestre e
gafanhotos. «Que fostes ver ao deserto? diz Jesus aos seus discípulos. Não é um
homem molemente vestido. É um anjo, que não come nem bebe» (Mt 11, 18). Nosso
Senhor exprime assim a extrema mortificação do Precursor. É um profeta, um
asceta. S. Bernardo chama-o patriarca, o mestre e o guia dos religiosos. Como
os religiosos contemplativos, amou a solidão, a oração, a penitência; como os
religiosos apostólicos, pregou a todas as classes da sociedade, reconduziu um
grande número de pecadores, conduziu as almas a Jesus Cristo. Imitemos a sua
penitência e o seu zelo.
S. João Baptista foi mártir da pureza. Amava ardentemente a virgindade. Viveu virgem. Não podia sofrer a visão da impureza. Atacava nos seus discursos todas as desordens de costumes, sem medo de ofender os grandes. Censurou mesmo a Herodes ter tomado por esposa a mulher do seu irmão ainda vivo. É esta firmeza apostólica e este amor da pureza que lhe atraíram a perseguição e lhe valeram o martírio. Herodes e esta mulher que ele tinha desposado contrariamente às leis e à decência não lhe perdoavam as suas censuras. Foi nos excessos mesmos da sua vida sensual e desordenada que conjuraram contra a sua vida. Foi no meio das danças e dos festins que o mandaram matar. Era ao mesmo tempo mártir ou testemunha da santa virtude de pureza, e reparador pelas orgias nas quais pronunciavam a sua condenação. Era um anjo pela sua pureza. O evangelho e os profetas dão-lhe este belo título: «Enviarei o meu anjo diante do Messias», tinha dito o Senhor na profecia de Malaquias (3, 1).
Nosso Senhor mesmo faz a aplicação desta profecia: «Foi dele, diz, que o profeta disse: Enviarei um anjo diante de vós para vos preparar os caminhos» (Mt 11, 10). (Leão Dehon, OSP 3, p. 688s.).
S. João Baptista foi mártir da pureza. Amava ardentemente a virgindade. Viveu virgem. Não podia sofrer a visão da impureza. Atacava nos seus discursos todas as desordens de costumes, sem medo de ofender os grandes. Censurou mesmo a Herodes ter tomado por esposa a mulher do seu irmão ainda vivo. É esta firmeza apostólica e este amor da pureza que lhe atraíram a perseguição e lhe valeram o martírio. Herodes e esta mulher que ele tinha desposado contrariamente às leis e à decência não lhe perdoavam as suas censuras. Foi nos excessos mesmos da sua vida sensual e desordenada que conjuraram contra a sua vida. Foi no meio das danças e dos festins que o mandaram matar. Era ao mesmo tempo mártir ou testemunha da santa virtude de pureza, e reparador pelas orgias nas quais pronunciavam a sua condenação. Era um anjo pela sua pureza. O evangelho e os profetas dão-lhe este belo título: «Enviarei o meu anjo diante do Messias», tinha dito o Senhor na profecia de Malaquias (3, 1).
Nosso Senhor mesmo faz a aplicação desta profecia: «Foi dele, diz, que o profeta disse: Enviarei um anjo diante de vós para vos preparar os caminhos» (Mt 11, 10). (Leão Dehon, OSP 3, p. 688s.).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«Dai Senhor à vossa Igreja, profetas e santos».
«Dai Senhor à vossa Igreja, profetas e santos».
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