.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Pega a tua cama e anda-Helena Serpa


13 DE MARÇO DE 2018 - TERÇA-FEIRA DA QUARTA SEMANA  DA QUARESMA    

1ª. Leitura -  Ez 47, 1-9.12 -  nas águas do Espírito Santo

Hoje, podemos dizer que a visão de Ezequiel, da água que corria do lado direito do templo, prefigurava a água e o sangue que brotaram do lado direito de Jesus, na Cruz, na hora da Sua Morte, quando Ele entregou ao Pai o Seu Espírito, para que fosse derramado sobre a humanidade. A água e o sangue representam a água do nosso Batismo e o sangue de Jesus que recebemos na Eucaristia. O rio de água viva é, então, o rio do Espírito Santo que nos banha com suas bênçãos e, na medida em que caminhamos e mergulhamos Nele, coisas novas vão acontecendo na nossa vida. Chega a um ponto em que não podemos ficar somente submergindo, mas, teremos que nadar, isto é, sair de nós mesmos para mergulhar nas águas do Espírito Santo. A obra de Deus é espiritual, no entanto, o profeta usa das coisas visíveis com o intuito de nos instruir em relação às coisas invisíveis. Dessa maneira, todas as vezes em que ouvirmos falar de cidades, de rios, de árvores, de plantas, de frutos, isto é, coisas da nossa vivência humana, nós podemos atribuí-las a tudo o que possuímos no interior do nosso ser. O homem repleto do Espírito é como uma árvore plantada à margem das águas dará sempre bons frutos. Os frutos são as nossas ações, reações e sentimentos que nos levam a ter uma vida transformada levando saúde e paz por onde passamos.  As nossas atitudes concretas de amor são frutos que jamais se acabarão e servirão de alimento e as nossas folhas serão remédio para todos os que necessitarem.    – Você já se sente envolvido (a) pelas águas do Espírito Santo que Jesus derramou na Cruz?   – Os seus frutos já servem de alimento e suas folhas, de remédio para alguém? – As suas ações são atitudes de quem está perto das águas ou plantada no deserto seco? – Você já é consciente que o sangue de Jesus o (a) lavou?                                                                                                                                

Salmo 45 -  Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

Nós somos a morada do Altíssimo. Quem poderá nos abalar? O Senhor está no meio de nós, por isso pode a terra estremecer e os montes desabarem nos mares, conosco está o Senhor do universo. Ele é o nosso refúgio e vigor, portanto, contemplemos os Seus prodígios e a obra que Ele faz em cada um de nós.

 

Evangelho – Jo 5, 1-16 - “pega a tua cama e anda”


O Evangelho de hoje nos fala de um homem que esperava por ajuda há trinta e oito anos, e, sempre continuava na mesma.   Percebendo a sua situação de inércia, Jesus, então,  foi até ele e o sacudiu questionando a sua falta de iniciativa. Percebemos que a  cama aqui tem um sentido de apatia e preguiça, atitudes que nos levam a esperar pelos outros, mesmo que o imprescindível para nós esteja bem perto e ao nosso alcance. A cama nos prende, paralisa, acomoda e nos impede de sair em busca de tudo quanto Deus há preparado para o nosso bem.  Na maior parte do tempo nós também vivemos “deitados (as)” nos nossos problemas e dificuldades, acomodados (as) e imóveis, vendo somente as coisas “boas” que acontecem com as outras pessoas. Não notamos que a água está bem pertinho de nós, no entanto, não saímos de nós mesmos (as) nem mesmo para pedir a ajuda de alguém que nos possa levar até onde ela está e ficamos esperando que venham ao nosso encontro. Na nossa concepção humana e imperfeita há sempre “um culpado” pela nossa “desventura”! Por que não saímos do lugar? Jesus, hoje, também nos questiona: “Queres ficar curado?” Às vezes, nem sabemos o que queremos e também nos maldizemos: “Não tenho ninguém que me leve”! Esta desculpa faz parte  do nosso rosário de lamentações  quando ficamos esperando o socorro de alguém que nunca chega. Necessitamos perceber a hora em que Jesus também se aproxima de nós como fez com o paralítico, e nos ordena: “Levanta-te, pega na tua cama e anda!”  Esta é a  hora da graça, não podemos desperdiça-la, pois é o próprio Jesus quem se achega a nós nos momentos de oração e adoração e nos leva até à piscina do Espírito Santo para nos lavar, nos purificar e nos incentivar a dar o passo decisivo. O pecado é o que nos paralisa e nos deixa presos a nós mesmos (as), portanto, como fez com o homem do Evangelho Jesus também nos recomenda: “Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”.  Precisamos, pois, dar o passo para pedir e acolher o perdão de Deus com verdadeiro arrependimento e bons propósitos.   – Há quanto tempo você está parado (a) perto da piscina da graça do Espírito Santo? – Por quem você está esperando para aproximar-se do banquete que Jesus quer oferecer-lhe? – Por que você não se levanta pega a sua cama (sua vida) e segue a Jesus? – Você se sente como um  cego, um coxo ou um paralítico?



5 comentários:

  1. Boa noite! Obrigado! Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento13 de março de 2018 às 04:17

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. Louvado Seja Deus para sempre! Obrigada por essa bela reflexão. Deus lhe abençoe. Paz e Bem. Paula Ferreira

    ResponderExcluir
  4. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  5. Bela reflexão, parece que uma parte de minha vida e história está sendo contada neste evangelho, que DEUS nos dê força para sair da comodidade e buscar as ovelhas perdidas.

    ResponderExcluir