.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 23 de março de 2018

O SENHOR JESUS É REI – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 25 de março de 2018.
Evangelho de Mc 11, 1-10.

Com a celebração do Domingo de Ramos entramos na semana maior, a Semana Santa. Entrar na Semana Santa é entrar em Jerusalém com Jesus, onde Ele será aclamado como Rei, mas será crucificado daí uns dias.
Jesus entra triunfalmente em Jerusalém porque é acolhido como Rei, embora sendo um rei diferente dos reis, sem carruagem, sem luxo, sem súditos, sem exército, sem palácio... Um rei pobre montado num jumento, montaria dos pobres. Jesus entra como o Messias, o rei da paz, manso e humilde, indicando um reino de Justiça, de Amor e de paz. Jesus não veio para dominar, mas para proclamar o reino da paz, da fraternidade e da justiça. Jesus não é um rei com valores do “mundo”, seu reinado é o serviço e amor a todos. Um reino próximo do povo e para o povo, muito diferente do que havia até então. De acordo com a concepção dos judeus, o povo esperava um Messias diferente, triunfante, mas Jesus é simples, se achega às pessoas com simplicidade, humildade, sem cerimônias e formalidades. Muitos não entenderam o reinado de Jesus, como hoje muitos ainda não entenderam quem é Jesus e qual o seu reinado.
O povo gritava “Hosana” que em hebraico, significa “salve-nos!” Era isso que aquele povo sofrido gritava à passagem de Jesus, montado em um simples jumento. O povo que pedia por sua salvação, reconhecia definitivamente naquele homem que passava o Salvador tão esperado, aquele que poderia libertá-lo do sofrimento e do jugo dos dominadores. Todos sacudiam ramos de palmeira ou de oliveira, jogavam suas vestes no chão para Jesus passar, aclamavam com fervor, como que enlouquecidos pelo rei Jesus. Os ramos da oliveira, árvore da qual se extrai o azeite, era uma forma de aclamar Jesus como o Ungido, o Messias esperado. Muitos que gritaram louvando e saudando Cristo, depois incitados pelos fariseus gritaram juntos com os outros “Crucifica-O”. Esse fato nos leva a recordar que quantas vezes louvamos Jesus com os lábios, o recebemos na Eucaristia, mas o condenamos com a nossa língua ferina, com a maneira de viver, de ser, de agir. São muitas as maneiras de crucificarmos Cristo Jesus, quando somos coniventes com as injustiças, com a opressão, quando falamos mal dos nossos irmãos, quando damos continuidade a fofocas e intrigas que fazem nossos irmãos sofrerem. São muitas as formas de condenação de Cristo que hoje fazemos e que mostram a necessidade de conversão que precisamos todos os dias. Somos pecadores, precisamos mudar de direção, ser mais amorosos com o próximo.
Vamos aproveitar essa celebração dos ramos para aprender com Jesus a sermos simples, humildes, mansos... Só a Ele, devemos aclamar, porque Ele é o verdadeiro Rei. Podemos saudar Jesus com ramos, com bandeirinhas, com foguetes, mas principalmente saudá-lo com uma vida de simplicidade, humildade, amor e serviço aos irmãos.
O povo da primeira Aliança, que durante a Festa das
Tendas levava ramos nas mãos, simbolizando a esperança no Messias, hoje, nós aclamamos o Cristo Rei Redentor, Vitorioso e podemos renovar nossa adesão a Ele.  Deixemos que o mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Jesus se realize em nossa vida.
Devemos nos identificar com o povo, que foi tantas vezes ajudado por Jesus, que percebeu nele uma saída para a sua vida, que cheios de esperança aclamava-O. Precisamos hoje crer, como aquele povo, que ele há de cumprir as promessas de Deus e está sempre do lado dos pobres e sofredores. A Boa Notícia deste domingo é o anúncio daquele que se fez servo, paciente nas provações, obediente até a morte, e morte de cruz para salvar a humanidade do pecado e da morte.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes


Um comentário:

  1. Repetimos todo ano o mesmo itinerário rumo a Jerusalém, mais a humanidade ainda não sabe ou não quis aprender o caminho. Rezamos pra que um dia aprendam o caminho da verdade da humildade e da salvação. Feliz Pascoal.

    ResponderExcluir