.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Amar com o amor de Deus é o início de tudo-Helena Serpa


9 DE MARÇO DE 2018 - SEXTA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA - DA QUARESMA 
1ª. Leitura – Os 14, 2-10  - “ os caminhos do Senhor são retos”
 Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus” Por meio do profeta Oséias o Senhor nos dá a “palavra-chave” para que possamos nos levantar quando estivermos caídos no pecado: “Voltar”!    Voltar-se para Deus é reconhecer-se pecador (a) e necessitado (a) da Sua misericórdia. É não viver em função dos produtos  que fazem as próprias mãos e dos julgamentos que partem da humanidade. Os “produtos de nossas mãos” são os nossos desejos humanos, nossos planos equivocados, que não vêm do coração de Deus e que muitas vezes colocamos como prioridade na nossa vida. Continuando, o Senhor nos acena com as maravilhas que acontecem na vida daquele que ouve a Sua Palavra  e volta arrependido. E as promessas de Deus para aqueles que O procuram são maravilhosas: a primeira delas é a cura da  perversidade que ocupa o nosso coração e é fruto do nosso pecado. A purificação do nosso coração e a cura do pecado nos faz florescer e dar frutos de vida nova. O homem que é sábio e bom entendedor confia nas promessas que Deus lhe faz pela boca dos profetas, por isso os seus caminhos são retos. - Você tem se apropriado da justiça de Deus para você? – O que você considera  como justiça de Deus para a sua vida? – Quais são os frutos que você tem produzido por estar perto de Deus?  Leia mais uma vez com  muita atenção e pense no que significa para você essas expressões:- “Voltarão a sentar-se à minha sombra e cultivar o trigo”....- “Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto”...

Salmo  80 - Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

Você já imaginou que a voz do Senhor parece uma súplica para nós? A todo o momento o Senhor nos pede para ouvi-Lo! A voz de Deus quer fazer-se conhecida por nós; o Senhor tem desejo de nos falar, de nos ensinar, de nos exortar, de nos consolar e nós teimamos em não prestar atenção aos Seus apelos e nos voltamos para deuses desconhecidos, só porque os podemos tocar enxergá-los com os olhos físicos.

Evangelho – Mc 12, 28b-34 - “amar com o amor de Deus é o início de tudo”

“Ouve, ó Israel”!  Começando com estas palavras Jesus nos revela que precisamos primeiramente ouvir a Deus para que saibamos vivenciar o primeiro mandamento. Não adianta considera-Lo como nosso único Senhor, se não escutarmos a Sua Palavra e não a vivenciarmos no nosso dia a dia. Portanto, ouvir o Senhor, escutá-Lo, atendê-Lo de todo o coração, alma e entendimento, é amá-Lo com toda a nossa força. O fundamento da Lei de Deus é o AMOR, portanto, Amar a Deus, a si mesmo e ao próximo é o resumo de todo o ensinamento divino. Todo aquele (a) que entende de coração essa verdade não está longe do Reino de Deus. Isto fazendo, nós podemos ter certeza de que iremos amá-Lo e amaremos também o nosso próximo, como a nós mesmos (as). Jesus tem também o cuidado de nos dizer que amar a nós mesmos com o amor de Deus é o início de tudo. A Palavra nos garante que Deus nos amou primeiro, e é por meio dela que o Amor de Deus penetra no nosso coração e nos toca dando-nos o entendimento do amor que devemos ter para com os nossos irmãos e irmãs. Sabemos se estamos perto do reino de Deus quando nós nos amamos, quando nós nos aceitamos e, consequentemente, praticamos o amor ao próximo, por amor a Deus. Maior que todos os holocaustos e sacrifícios, são o zelo, o cuidado e o carinho que cultivamos com as pessoas em Nome de Deus.   Ouve, ó Israel”, este é o apelo que o Senhor nos faz. Se entendermos isso, se escutarmos e colocarmos em prática estaremos vivendo já, o céu na terra. - Você sabe qual é a diferença entre gostar e amar? - Você ama a  si mesmo (a)? - O que você deseja ao seu vizinho (a) é o mesmo que deseja para si?  - Você tem dificuldade em aceitar a si mesmo (a)? E aos outros? – Para você o que é amar a Deus?


2 comentários:

  1. José Maria Nascimento9 de março de 2018 às 04:16

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir