.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Morrer significa sair de nós mesmos-Helena Serpa


18 DE MARÇO DE 2018 - DOMINGO DA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 1ª. Leitura – Jer 31, 31-34  – “Em Jesus, a Nova Aliança

Ao longo dos tempos, por meio dos patriarcas e de Moisés, o Senhor Deus foi perpetrando alianças com o Seu povo, as quais, no entanto, sempre foram violadas e não cumpridas por parte do homem.  Na sua insensatez e infidelidade o homem desprezava o pacto que fazia com Deus e rompia o compromisso, cada vez mais aumentando a distância entre a humanidade e o Amor do Senhor. Agora, por meio do profeta Jeremias, no entanto, o homem tem a promessa de uma nova aliança, diferente das outras. O Senhor renova a Sua Aliança com a humanidade e faz a todos nós um apelo de conversão quando diz: “Eis que virão dias, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma Nova Aliança”. Ele mesmo é quem nos revela como isto acontecerá: “imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo”.  A Nova Aliança foi sancionada quando Jesus Cristo se ofereceu pelas nossas iniquidades entregando a Sua vida e derramando o Seu Sangue para nos salvar. Hoje, podemos afirmar que os dias prometidos pelo Senhor já estão acontecendo, pois, Jesus já veio estabelecer UMA NOVA ALIANÇA conosco, por isso, os nossos pecados são perdoados, visto que é Ele quem nos justifica. A Lei de Deus já foi selada no nosso coração no nosso Batismo, quando Ele nos mandou o Seu Espírito Santo. Portanto, a Nova Aliança é eterna e se realiza na medida em que aceitamos Jesus Cristo como nosso Senhor e esposo da nossa alma. Ninguém precisará mais ser instruído, pois a lei de Deus, isto é o Seu Amor, já está gravada nos nossos corações de uma forma indelével. Precisamos apenas fazer a experiência, pois, todos nós que possuímos o Espírito Santo temos capacidade de reconhecer a Jesus como Salvador e tê-Lo como Caminho, Verdade e Vida. – Você já assumiu a Nova e Eterna Aliança que Deus fez com você? - Você sabia que Jesus veio desposar a sua alma?  - Como você entende esse casamento? – O Espírito Santo tem direcionado a sua vida?

 

Salmo  50 -  Criai em mim um coração que seja puro.

Deus está sempre nos concedendo a chance de renascer para uma vida plena. Ele sabe muito bem que só seremos felizes se o nosso coração estiver livre de tudo quanto nos acorrenta. Por isso, o salmista nos ensina a pedir ao Senhor uma nova chance: “criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido”. É o Espírito Santo quem pode nos conceder tudo de que precisamos: um coração puro que nos torne aptos (as), novamente, a sentir a alegria da salvação e um espírito decidido para não nos afastemos do caminho do Senhor.

 

2ª. Leitura – Heb 5, 7-9  - “Jesus, o Senhor de todos nós!”


Jesus era também Deus e, mesmo sendo Deus, não quis ter privilégios. Viveu aqui na terra como qualquer um de nós e como nós, passou por dificuldades, fazendo súplicas ao Pai, pedindo piedade, sofrendo e até chorou. Cumpriu a missão que lhe fora destinada não se prevalecendo da Sua condição divina e como todo homem, quando estava angustiado se dirigia ao Pai com forte clamor. A leitura nos esclarece que, mesmo sendo Filho, Jesus aprendeu a obedecer, por isso, passou pela Cruz e “tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem”.Aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve”, tornando-se, assim, o autor da salvação.  Foi atendido quando dirigiu forte clamor e lágrimas ao Pai por causa da Sua entrega e na consumação, isto é, no término tornou-se o Senhor de todos nós. Confiante na vitória e submisso à vontade do Pai, Ele passou pela angústia e pela morte.  Seguindo o exemplo de Jesus podemos, então, perceber que quando aceitamos a vontade do Pai e O obedecemos, nós também temos a vitória garantida, ainda que tenhamos de enfrentar a cruz e até a morte, pois os planos do Senhor para nós estão muito além das nossas expectativas humanas.  O Plano de Deus para nós é a nossa salvação, da nossa família e de toda a humanidade. Precisamos, então, refletir sobre como estamos enfrentando as dificuldades da nossa caminhada! Na maioria das vezes queremos privilégios, desejamos ser poupados dos sofrimentos, no entanto, ao mesmo tempo, queremos ser seguidores de Cristo e colaboradores do Seu Plano de salvação. - Será que isto é coerente? Faça uma reflexão e perceba qual é o ponto em que você está querendo fugir para não sofrer ou para não se comprometer com o seguimento de Cristo. -  E quando o tempo passar, o que você ganhará?

 

Evangelho – Jo 12, 20-33 -  Morrer significa sair de nós mesmos (as)”


Com muita sabedoria Jesus procurava esclarecer as pessoas que desejavam conhece-Lo sobre a Sua sublime Missão de Salvador dos homens. Ao mesmo tempo em que falava de glória, Ele ponderava também sobre a morte! Coisa difícil de entender com a nossa mentalidade humana! Assim, Ele esclarecia que vida e morte fazem parte do ser humano e que a nossa breve existência terrena é o princípio da vida sem fim.   Desse modo Ele nos dá o entendimento de como a morte do corpo pode beneficiar a vida do espírito. Ele então, nos revela que assim como aconteceu com Ele, a glória de Deus, manifestar-se-á justamente depois da nossa entrega para a morte de Cruz. Dessa forma, Ele mesmo nos instrui: “se o grão de trigo caído na terra, não morre, fica só; se morrer produz muito fruto”. Isto foi justamente o que aconteceu com Jesus: passando pela Morte Ele foi glorificado no céu! Muitas vezes não compreendemos o motivo pelo qual passamos pela “morte”, que nem sempre significa a morte do corpo literalmente falando, mas, um estado de esgotamento, de fracasso aparente e de depressão. No entanto, é nessas horas de deserto e de provação que o nosso espírito se rende diante da evidência de Deus e podemos glorificá-Lo de verdade. Nesses momentos percebemos que a nossa vida terrena da carne nem é tão importante assim, e que muito mais significativa é a nossa vida espiritual, porque assim estamos seguindo o exemplo de Cristo. Jesus foi quem falou: “Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo.” O seguir a Jesus, significa imitá-lo e, nas mesmas condições fazer tudo como Ele fez. Se Jesus foi glorificado pelo Pai, na Cruz, nós também receberemos a glória de Deus quando nos entregarmos a Ele e aos Seus desígnios. Quando não admitimos o sofrimento nem aceitamos que o nosso morrer para o mundo é sinal de pertença a Cristo, então, estamos assumindo a chefia do príncipe deste mundo, o demônio. Nesse caso, seremos apenas um grão que não tem serventia, fica só.  A vitória só nos virá depois que   lutarmos, o fruto surgirá depois que semearmos a semente e a aurora só despontará depois de passada a noite.  Morrer significa sair de nós mesmos (as). – Você já experimentou a glória de Deus? – Você já foi provado (a) e assumiu a Cruz, com esperança de vitória? - Quando é que você tem sabor de vitória?    - O que precisa acontecer para que você realmente morra e depois dê bons frutos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário