.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de março de 2018

A oração que agrada a Deus-Helena Serpa


10 DE MARÇO DE 2018 - SÁBADO DA TERCEIRA SEMANA DA QUARESMA  - 1ª. Leitura – Os 6, 1-6 - “Deus nos pede somente amor e confiança!”

O maior desejo do nosso coração humano é viver na presença de Deus. Quando nos afastamos do Senhor todos nós nos sentimos feridos, machucados e enfermos. Por isso, o profeta Oséias nos convida a nos voltarmos com confiança para o Senhor, na certeza de que Ele há de nos perdoar de nos curar e nos dar vida nova.  E a vinda do Senhor é certa como a aurora que aparece todos os dias, ou como as chuvas que chegam primeiro ou mesmo que cheguem tardiamente, da mesma maneira regam o solo. O nosso amor é frágil e superficial, porém, Deus nos assegura que é diferente de nós. Ele não guarda ressentimentos contra nós e os Seus juízos são como a luz que nos esclarece as dúvidas e nos revela o que há escondido dentro de nós. Por isso, só o Senhor poderá nos julgar e nem nós mesmos (as) sabemos as razões e as motivações para o mal ou o bem que praticamos. Portanto, tenhamos o coração seguro: Deus quer se deixar conhecer por nós desde já e pede somente o nosso amor e a nossa confiança e não, os nossos sacrifícios. Confiemos Nele!  – Você tem percepção da presença de Deus no seu coração? – Você percebe o Seu chamado a Sua proteção? -  Você tem consciência de que a sua alma busca a Deus? – O que satisfaz a sua alma?

Salmo  50 - Eu quis misericórdia e não o sacrifício!

O Senhor não se cansa de nos dizer isso e nós continuamos a querer oferecer a Ele sacrifícios, coisas difíceis e que nunca conseguimos praticar. E o mais simples nós não alcançamos, mas podemos aprender com o salmista: “Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido”. O coração arrependido é sinal de humildade e de sacrifício.

 

Evangelho – Lc 18, 9-14 - "a oração que agrada a Deus "

Aos olhos de Deus, o ato de subir ao templo não é o que é importante, mas com qual sentimento nós nos dirigimos ao templo para adorá-Lo. Nesta parábola, além do conteúdo da oração, nós notamos que há um pequeno detalhe na postura do fariseu e do publicano que se apresentaram diante do altar do templo do Senhor. O fariseu, de pé, não abriu a boca, mas pensou no íntimo do seu coração; o cobrador de impostos, porém, à distância, não se achando digno   nem mesmo de olhar para o Senhor, clamou por misericórdia e se expôs falando: "Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!" O fariseu, então, apontando para o cobrador de impostos e o desprezando, se justificou elogiando a si próprio, entendendo que todas as suas "boas obras" eram méritos seus.  A sua oração de autopromoção não agradou a Deus.  O publicano deu o exemplo de humildade reconhecendo o seu pecado, não se justificou e pediu perdão a Deus. Por isso a sua oração agradou a Deus e ele voltou para casa justificado. Jesus conta essa parábola para nos dar a noção exata de uma pessoa humilde. Humilde é o homem ou a mulher que reconhecem a sua limitação e a medida da sua capacidade e têm consciência de que são dependentes das graças de Deus. A ideia de humildade é muito deturpada pela mentalidade do mundo. Alguns acham que ser humilde é se rebaixar, se deixar pisar, ficar calado (a) diante das injustiças e deixar-se ser explorado, etc...   A oração da auto louvação, isto é, do admirar a nós mesmos (as) pelas coisas boas que fazemos ou das coisas ruins que não fazemos é uma oração que não agrada a Deus. Deus quer de nós uma oração que parta do coração arrependido, humilhado, penitente, dependente do amor de Jesus para ser salvo. Jesus é quem nos justifica perante o Pai.  Nós mesmos (as), nunca poderemos nos justificar por nossos próprios méritos, pois assim não precisaríamos de justificação, mas receberíamos a nossa própria justiça.   Deus sonda os nossos corações e conhece as nossas intenções por isso, a oração que fizermos mesmo no silêncio será ouvida e agradável ou não aos Seus ouvidos.   O nosso espírito contrito, humilhado por causa das nossas transgressões e o reconhecimento da nossa miséria é que nos farão alcançar a misericórdia de Deus.   Mesmo que não digamos nada, o Senhor conhece tudo. Portanto, não nos adiantará fugir ou camuflar.  A verdade brilha como o sol do meio dia: "quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado". - Você reconhece a medida da sua capacidade e da sua incapacidade? - Você tem voltado para a casa justificado (a), ou não? - Como tem sido feito o exame da sua consciência diante do Senhor? -Você costuma se auto elogiar?
 


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir