.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de março de 2018

-Jesus lavou os pés dos apóstolos-José Salviano.


29 de Março – Ano B

Evangelho Jo 13,1-15



Já ouvi alguém dizer que essa é a parte mais difícil da missão de um padre! Pois é preciso, coragem, atitude de desprendimento, entrega, e acima de tudo, muita HUMILDADE por parte do sacerdote, para realizar um gesto deste.
A missa do Lava-Pés na Quinta-Feira Santa, marca o início do Tríduo Pascal, que representa para nós cristãos católicos, o PONTO CENTRAL DA NOSSA FÉ.
A ÚLTIMA CEIA marcou a despedida de Jesus aos seus apóstolos, despedida da sua estadia, da sua permanência na Terra.
Foi na última Ceia que Jesus instituiu a Santa Missa, a Eucaristia e o Sacerdócio.
SANTA MISSA – Aquele jantar de despedida, representou para os discípulos para nós os cristãos católicos, a PRIMEIRA MISSA celebrada pelo próprio Jesus.
EUCARISTIA – E nesse jantar de despedida, Jesus inventou a Eucaristia, tomando o pão, abençoando-o, e afirmando que aquele pão era o seu corpo. Não se trata de um faz de contas, nem de uma representação, mas sim, realmente, aquele pão se transformou no seu corpo que seria dado por nós, no suplício da Paixão.
SACERDÓCIO – Jesus, naquele jantar de despedida, instituiu também o sacerdócio, ao dizer: “Fazei isso em memória de mim”.  Com estas palavras, Jesus todo poderoso, transmitiu aos apóstolos, o poder de transformar a hóstia, no seu corpo e no seu sangue, como é feito em todas as Missas.
E para quem não acredita nos poderes do padre, dizendo que Jesus deu o poder de transformar o pão em seu corpo somente àqueles discípulos ali presentes e não aos padres de hoje, é bom lembrar nas outras palavras de Jesus: “Eu estarei convosco até o fim dos tempos”. Isso significa que os poderes do sacerdote foi sendo transmitidos de geração a geração, até chegar no padre aí da sua paróquia.
Como vemos, a celebração da ÚLTIMA CEIA, foi um acontecimento muito rico em significados, e símbolos da nossa fé cristã.
Ao lavar os pés dos apóstolos, Jesus nos pede que sigamos o seu exemplo e seu testemunho de amar e servir indistintamente a todos os irmãos e irmãs. E é nisso que se resume toda a nossa caminhada cristã. Agindo com humildade, partilha, servindo, perdoando, e suportando os nossos irmãos e irmãs.
Caríssimas e caríssimas. Durante a Semana Santa, vamos refletir sobre a nossa vida. No como anda a prática da nossa fé. Refletir se somos cristãos teóricos ou se somos cristãos autênticos seguidores de Cristo, praticando com coragem e decididamente, os ensinamentos que aprendemos do Mestre.
Será que estamos fazendo como Jesus? Será que já escolhemos uma maneira de servir ao próximo?  De servir à próxima? Ou será que estamos mais interessados em tirar vantagem da amizade que os nossos irmãos nos proporcionam?

Seja um imitador de Jesus, e tenha um bom dia.  José Salviano.






2 comentários:

  1. A ÚLTIMA CEIA QUE JESUS CELEBRA, MAIS DO QUE SIMPLES "JANTAR DE DESPEDIDAS", É A "PÁSCOA" QUE OS JUDEUS COSTUMAVAM CELEBRAR, E QUE JESUS DEU NOVO CONTEÚDO, VEZ QUE ELE É O AUTOR E TITULAR DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, SELADA NA CRUZ.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir