.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de março de 2018

A profundidade do gesto de Jesus-Helena Serpa


29 DE MARÇO DE 2018 - 5ª. FEIRA SANTA -  MISSA DA CEIA DO SENHOR
1ª. Leitura -  Ex 12, 1-8.11-14 - “o sinal do Sangue do Cordeiro”

Este quadro que descreve a instituição da Páscoa dos judeus, isto é, a passagem do Senhor no Egito, prefigura para nós, hoje, a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e a vida nova que Ele veio nos oferecer.  Páscoa é a passagem do Senhor na nossa vida quando Ele nos tira da escravidão do pecado para a libertação. Por isso, a leitura nos recorda a saída do povo de Israel da terra do Egito para a Terra Prometida, quando recebe de Moisés a orientação de Deus para que fosse seguida rigorosamente pelos israelitas. Toda a assembleia deveria celebrar a Páscoa, isto é, a passagem do Senhor imolando um cordeiro sem defeito para cada família. As famílias deveriam comer a sua carne, assada, com pães ázimos e ervas amargas. Uma parte do sangue deveria marcar as casas onde seria celebrada a Páscoa a fim de que o anjo exterminador não os atingisse com a praga. Por isso, eles deveriam estar preparados e de prontidão, com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão.  O cordeiro sem defeito prefigura Jesus Cristo que foi imolado para nos marcar com o seu sangue e nos livrar da morte. No nosso Batismo, somos assinalados com o sangue de Jesus e a Ele pertencemos. Por isso, precisamos também estar preparados, com os pés calçados, com o cinto atado e cajado na mão, prontos para a viagem, vigilantes e com determinação para nos reunirmos em Comunidade, juntos com toda a Igreja a fim de revivermos todos os momentos com Jesus.  Foi assim que vivenciamos os dias da quaresma e nos preparamos para a grande celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. O Senhor veio salvar àqueles que foram marcados com o sinal do Sangue do Cordeiro e esperam confiantemente o dia feliz da ressurreição e nós fazemos parte deste povo.  - A Páscoa para os antigos significava a saída do povo de Deus do Egito para uma terra prometida, e o que significa a Páscoa para você?- Qual o sentimento que você experimenta ao viver mais uma Páscoa na sua vida?


Salmo 115 (116), 12-13.15-16bc.17-18 (R. cf. 1 Cor 10, 16)

R: O cálice de bênção é comunhão do Sangue de Cristo.

Como poderemos retribuir ao Senhor por tudo o que Ele nos deu? Nunca poderemos retribuir tudo o que nós recebemos de Deus, a não ser acolher o dom da nossa vida e da Salvação que Jesus veio nos presentear. “O Senhor nos deu vida e salvação!” É isto que nossos lábios precisam proclamar e assim estaremos sendo fiéis Àquele que nos criou e que por amor nos salvou.

2ª. Leitura - 1 Cor 11, 23-26 - “o Corpo e o Sangue de Jesus”

Depois de dar graças Jesus partiu o pão e elevou o cálice dizendo: “Fazei isto em minha memória!” Com estas Palavras Jesus instituiu a Eucaristia. A Eucaristia é, portanto, a memória do sacrifício de Jesus.  Fazer algo em memória é fazer acontecer de novo. Por isso todas as vezes em que o sacerdote pronuncia estas palavras na Santa Missa, o sacrifício de Jesus, que se entregou por nós, se realiza mais uma vez e é sempre renovada a aliança do Senhor com cada um de nós. Deste modo, precisamos também estar preparados, com os pés calçados e os rins cingidos, cajado na mão, libertos do pecado, do remorso, livres para acolher a   terra prometida que é a vida nova anunciada pelo Pai. O Banquete é espiritual, o Corpo de Jesus é verdadeiramente uma comida e o Seu Sangue, verdadeiramente uma bebida que alimenta a nossa alma e nos torna participantes do Grande Mistério da Sua Paixão, Morte e Ressurreição.   Quando participa da Eucaristia você sabe que está participando do Banquete do Senhor? - O que significa a Eucaristia na sua vida? Ela faz parte de você ou só eventualmente, aos domingos?

Evangelho -  Jo 13,1-15 - “a profundidade do gesto de Jesus”

Quando pegou uma toalha e aplicou-se a lavar e enxugar os pés dos seus discípulos Jesus nos mostrou que o verdadeiro amor nos motiva a servir, a estar à disposição, a solidarizar-se fraternalmente com as pessoas. Jesus é o Mestre e nós somos Seus discípulos e sabemos que só Ele tem as palavras de vida eterna para nós. Por essa razão todo discípulo deve imitar o Mestre e mesmo que não compreenda bem o porquê dos seus ensinamentos, precisa obedecê-lo. Jesus aproveitou os últimos momentos antes de ser levado para o Calvário para nos ensinar a vivenciar o verdadeiro amor despojando-se de si mesmo tirando o manto da realeza, da autoridade e da dignidade de ser Filho de Deus e abaixando-se para servir aos Seus amigos. A Pedro, que não compreendeu o sentido da ação do Mestre e tentou dissuadi-Lo do Seu propósito de lavar os pés dos discípulos, Jesus replicou com uma afirmação que é muito importante para todos nós, hoje: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo.” Os pés significam o nosso caminhar, nossas ações, nossas escolhas, nossas preferências. Dessa maneira, Jesus deseja nos purificar e usa os nossos irmãos como Seus instrumentos. Por meio do nosso próximo mais próximo Jesus nos ampara, nos lava e nos purifica para que possamos também fazer o mesmo com outros.  Portanto, todas as vezes em que acolhemos com humildade o auxílio de alguém que se oferece para nos ajudar, estamos nos deixando lavar por Jesus. Quando não admitimos ser “lavados” é porque entendemos que somos muito perfeitos e não carecemos da ajuda de ninguém.  Da mesma forma, seguindo o exemplo do Mestre nós necessitamos lavar os pés das pessoas que surgem no nosso caminho e que precisam do nosso amor e da nossa atenção.   Só quando nos deixarmos lavar é que iremos compreender a profundidade do gesto de Jesus. Por isso, Ele nos deu a seguinte explicação: “compreendeis o que acabo de fazer?... Se eu, o Senhor e mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros”. - O que você acha deste gesto de Jesus? – Você tem deixado que as pessoas lavem os seus pés? - O que significa para você lavar os pés do irmão? -  O que para você é melhor: “lavar os pés” de alguém ou deixar que alguém “lave os seus”?   



3 comentários:

  1. José Maria Nascimento29 de março de 2018 às 06:41

    Obrigado Senhor, obrigado Helena por ajudar que Ele lave nossos pés!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir