.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de março de 2018

O pleno cumprimento da Lei-Helena Serpa



7 DE MARÇO DE 2018 - QUARTA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DA QUARESMA
1ª. Leitura – Dt 4, 1.5-9  - “uma nação sábia e inteligente!”

Nesta leitura nós percebemos que diante do mundo nós podemos ser esta nação sábia e inteligente, que vive uma vida de qualidade, porque age de acordo com os ensinamentos do Senhor. As leis e os decretos do Senhor são para nós normas que nos ajudam na vivência da felicidade aqui na terra. “Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir...  para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse”.  Assim como prometeu aos antigos uma terra em que corria leite e mel o Senhor nos promete uma terra diferente para a nossa existência. Se formos refletir bem no conselho de Moisés, iremos entender que quando praticamos os ensinamentos do Senhor aqui, na terra em que estamos vivendo, esta terra tornar-se para nós a terra prometida. A terra prometida é um estado de espírito, resultado da nossa vivência dentro dos mandamentos da Lei de Deus os quais estão gravados dentro de nós e são para o mundo uma prova da nossa inteligência e sabedoria. Porém, para que isto aconteça todos nós precisamos ouvir o Senhor, escutá-lo de coração aberto. Esse estado de espírito nós o observamos nas pessoas que assumem a vontade de Deus e são sinais de que podemos também atravessar o vale escuro como se fosse um dia claro. Este é o reino de Deus o qual somos chamados a propaga-lo e ensiná-lo a filhos e netos. - Você já se sente vivendo numa “terra diferente” ou ainda está à sua espera? – Como você tem vivido o ensinamento do Senhor? – Qual o resultado da vida que você tem vivido? – Você tem despertado a atenção de alguém pelo seu modo de viver? - O que seria para você a terra prometida por Deus? -  Você é feliz?

 

Salmo 147 - R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!

O Senhor envia suas ordens para a terra por meio da Sua Palavra que nós anunciamos. Do céu Ele faz cair proteção e abrigo para aqueles que confiam nas Suas promessas, pois escutam e praticam a Sua Palavra, Seus Preceitos e Suas Leis. Os preceitos do Senhor nos são dados com carinho, por isso, somos chamados a, como Jerusalém, glorificar o Senhor com a nossa vida, nosso louvor e nossas ações.

 

Evangelho – Mt 5, 17-19 -  “o pleno cumprimento da Lei”


Jesus veio ao mundo, também, para dar cumprimento à Lei de Deus que estava sendo deturpada.  Assim sendo, de forma categórica Ele nos esclarece que a lei de Deus é perfeita para a nossa alma e para a nossa vida. De tal modo, com palavras firmes Ele veio confirmar tudo o que já foi escrito antes, quando disse: ”Não penseis que vim abolir a lei e os profetas“vim para dar-lhe pleno cumprimento”. As leis e os mandamentos de Deus não mudam, porém, o que muda é o nosso entendimento em relação ao que foi escrito. Deus não muda o Seu Plano, por isso aquilo que era, é e sempre será. Às vezes, nos apegamos à Lei de uma forma distorcida e nos detemos apenas aos acessórios, por isso, nos equivocamos e esquecemos o que é essencial. Não podemos ficar nos confundindo hoje com as falsas ideias de que isto e aquilo são coisas do passado, que o mundo é outro e que os valores mudaram. Ele mesmo é quem nos ensina: é grande no reino dos céus quem pratica e também ensina os Seus mandamentos. Jesus veio dar uma nova roupagem à lei que os antigos pregavam. Deus trabalha com a nossa humanidade. Ele é paciente e espera as nossas resoluções. Porém, a essência da lei e do direcionamento de Deus tem sempre o mesmo objetivo: a vivência do amor que dá ao homem, feito à Sua imagem e semelhança, a felicidade e plenitude de vida. Praticar os mandamentos e ensiná-los aos outros, dar-nos-á uma qualidade de vida superior à que tem os que não os praticam.  Para sermos considerados grandes no reino dos céus precisamos apenas viver o amor aqui na terra assim como Jesus Cristo nos ensinou. – O que você acha que mudou no coração do homem? - Você é daqueles (as) que acham que certos valores já eram?  – Qual é o conceito que você tem da Lei de Deus? – Como você acha que Deus o (a) considera: menor ou maior no reino dos céus?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento7 de março de 2018 às 03:49

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir