.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

“AMARÁS O SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO...”- Olivia Coutinho.

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 10 de Julho de 2016
 
Evangelho de Lc10,25-37
 
Vivemos num mundo onde tudo gira em torno das coisas materiais, com isso, muitos de nós, vamos perdendo o senso  do amor, do valor da fé, da solidariedade...
Voltados para os nossos interesses, pessoais, não enxergamos as necessidades dos nossos irmãos, dos que estão esquecidos às margens do caminho, ignorados por uma sociedade materialista que ignora o “ser”  que tem como parâmetro o “ter", uma sociedade fixada na ideia da competitividade,  que tenta nos desvirtuar dos bens eternos. 
Em meio a tantos adversários do projeto de Deus, Jesus vem nos trazer uma proposta de vida nova, que ao contrário do mundo, tem como parâmetro o “ser”!
No evangelho que a liturgia deste domingo nos convida a refletir, um mestre da lei, interroga Jesus, não, para obter algum aprendizado, mas  na intensão  de colocar Jesus em dificuldade: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus lhe responde com outra  pergunta: “O que está escrito na lei?” Ele responde corretamente e Jesus completa: “Faze isso e viverás.”  Não satisfeito, o mestre da lei, pergunta: “E quem é o meu próximo?”  Jesus, sabia qual era a intenção dele, mas mesmo assim,  responde mais esta pergunta de fundo maldoso, desta vez, com uma  parábola, a parábola do Bom Samaritano.
 Com esta parábola, Jesus não só desmascara o mestre da lei, que se mostrava conhecedor da palavra de Deus mas não a colocava em prática, como  também nos  adverte, quanto ao perigo de ficarmos somente no conhecimento da palavra  e não vivê-la no nosso dia a dia!
O mestre da lei, tinha o conhecimento das  leis, mas não vivia a lei principal, que é a lei do amor!  Já, o samaritano, que não tinha o conhecimento das leis, deu um grande testemunho de amor ao próximo, socorrendo alguém que era considerado  inimigo.
Ao contrário do sacerdote e do levita, que ficaram somente no sentimento de pena diante de alguém necessitado de ajuda,  o amor do Samaritano pelo o próximo, foi concreto, falou mais alto do que as divergências que havia entre eles!
Quem ama desta forma, ama com o coração de Deus, abraçando neste amor, até mesmo o inimigo! É este, o amor que Deus quer que todos nós, cultivemos no coração, um amor que supere toda e qualquer diferença, que não fique somente no sentimento de pena,  na intenção,  e sim, um amor transformado em ações!
Não somos verdadeiros, quando dizemos que amamos a Deus, mas não temos atitudes de amor para com o próximo, como o sacerdote e o levita da parábola,  pois é o nosso amor ao próximo, que confirma o nosso amor a Deus!
Fala-se muito sobre o amor ao próximo, mas vive-se pouco este amor!
Jesus está sempre nos apontando o caminho que devemos percorrer para  chegar ao coração do Pai, que é o caminho do amor,  um caminho, que às vezes,  pode nos  parecer difícil, mas ele nunca é intransponível, pois o próprio amor abre caminhos!
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor, pois Deus é amor, Ele nunca separa do homem, apesar das suas  ingratidões, é a falta de amor, que separa o homem  de Deus! Daí, a insistência de Jesus, em querer que todos nós, filhos e filhas de Deus, vivamos no amor!
O amor, quando vivido na prática, gera vida, nos torna testemunhas vivas do amor de Deus no mundo, nos possibilitando viver a nossa humanidade de forma divina!
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário