.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Jesus nos chama a abrir olhos e ouvidos-Helena Colares Serpa

12/07/2016 - 3ª. Feira –XV semana do tempo comum -  Isaías 7, 1-9 – “A fé em Deus nos mantém em pé”
Com palavras de encorajamento o profeta Isaías se dirige a Ozias, Rei de Judá por intimidar diante da notícia de que os homens da Síria estavam a postos para enfrenta-los. “Procura estar calmo; não temas nem estremeça o teu coração...” Assim como aconteceu com Ozias também as notícias funestas e as previsões catastróficas que os homens fazem nos levam a tremer. No entanto, o texto nos sugere que, quem vive de conformidade com os preceitos do Senhor não pode temer as investidas dos homens nem as chantagens que o mundo faz. Pelo contrário, deve permanecer firme e esperar o cumprimento das promessas de Deus. Diante de simples ameaças e de prognósticos negativos   nos angustiamos e perdemos a serenidade dando vazão a sentimentos de desânimo e desesperança. Outras vezes queremos fugir do infortúnio e do sofrimento agindo por conta própria sem nem mesmo pensar no que Deus poderá fazer para nos livrar.  A Palavra de Deus deve ser o refúgio para as nossas apreensões, em todas as circunstâncias. Entretanto, na nossa caminhada nós temos receio de enfrentar os homens, mas não tememos a Deus ficando inertes diante da Sua Palavra que nos exorta à conversão e à mudança de vida.    O Senhor nos diz hoje diante das notícias que nos assombram: “este plano fracassará, nada disso se realizará! ”  Precisamos, porém, confiar porque o mesmo Deus que assim fala, também nos alerta por meio do profeta: “se não confiardes, não podereis manter-vos firmes”. Com efeito, a fé em Deus e nas Suas promessas é imprescindível para que nos mantenhamos firmes e de pé diante das ameaças do inimigo.  Se estivermos fundamentados e fiéis à Palavra do Senhor nunca poderemos nos assustar com “os pedaços de tição fumegantes” que existem no mundo para nos perturbar e nos tirar a paz de espírito.  - Você tem medo quando ouve os prognósticos dos homens que falam de tufão, de tsunamis, de terremotos, e fim do mundo? – Qual é a sua atitude? – Essas notícias servem para que você queira mudar de vida e de procedimento? – O que poderá fazer você diante de notícias funestas e ameaçadoras? 


Salmo 47 – “O Senhor estabelece sua cidade para sempre”

Monte Sião é o nosso coração! Estejamos certos de que o nosso coração é a mansão do grande rei e que o Senhor já estabeleceu a sua morada no meio de nós, portanto Ele está muito perto e podem todos os reis da terra se ajuntar contra nós, o Senhor é o nosso refúgio poderoso. Tenhamos confiança no Senhor nosso Deus e caminhemos seguros, pois em nós Ele estabeleceu Sua morada para sempre.


Evangelho – Mateus 11, 20-24 – “Jesus nos chama a abrir olhos e ouvidos”                                                                   


Neste Evangelho Jesus nos dá consciência de que a nossa responsabilidade diante dos acontecimentos da nossa vida é pessoal e intransferível. Assim, Ele se reporta aos fatos bíblicos para abrir os nossos olhos e esclarecer que todos aqueles que têm acesso à Sua Palavra e conhecimento dos Seus ensinamentos, serão tratados com mais dureza do que outros (as) que ainda vivem na ignorância, porque não conhecem a riqueza dos Seus preceitos. Assim sendo, a Palavra de Deus a cada momento, nos exorta e admoesta com o objetivo de nos levar à conversão e mudança concreta de vida e de atitude gerando transformação interior. Portanto, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, somos nós também, hoje, que recebemos os favores de Deus, usufruímos de bênçãos gratuitas, no entanto, nos acomodamos na mesma vida de sempre sem mudança nem transformações. Apesar de refletir e meditar nas mensagens do Evangelho, somos como aquelas cidades onde Jesus operou milagres e prodígios e, nem assim, quiseram acreditar que Ele fosse o Filho de Deus feito homem. Continuavam com as mesmas práticas e não se arrependiam dos seus pecados. Às vezes, nós julgamos as pessoas que vivem no mundo e praticam absurdos e não consideramos que, se elas tivessem tido a mesma oportunidade que nós, talvez pudessem arrepender-se e, quem sabe, alcançar no reino de Deus um lugar melhor que o nosso.  Por isso, hoje, Jesus nos chama a abrir olhos e ouvidos a fim de apreendermos os Seus ensinamentos e continua nos avisando e admoestando, porém não acreditamos. Por outro lado, às vezes temos mais fé nas pessoas que nos ensinam como viver no mundo, levando vantagem e usufruindo dos bens e não escutamos os conselhos de Jesus que veio ao mundo para nos garantir não somente bens e posses, mas, a vida interminável. A Ele, sim, devemos dar crédito, porque as Suas Palavras são palavras de vida eterna.   Você tem dado crédito à Palavra que reflete?  – A que espécie de vida a Palavra de Deus o (a) tem guiado? – Você identifica milagres na sua vida? – Como você tem demonstrado gratidão a Deus?

6 comentários:

José Maria Nascimento disse...

Obrigado!!!

Mariano Silveira disse...

DEUS te abençoe.

ailtongui disse...

Tenho diariamente me alimentado e deste modo fortalecido o meu Espírito com os comentários do evangelho feito por voces muito obrigado. fiquem com a Paz do Senhor Jesus.

Anônimo disse...

Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

Carla Pimentel disse...

Amei o comentário. Me ajudou muito.

Carla Pimentel disse...

Amei o comentário. Me ajudou muito.

Postar um comentário