.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

“EU TE LOUVO, Ó PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA...” – Olivia Coutinho

 
Dia 13 de Julho de 2016
 
Evangelho de Mt11, 24-27
 
O anuncio do Reino, só encontra resposta naquele que se faz pequeno, em quem  esvazia de si mesmo, para encher-se de Deus!
Quem é cheio de Deus, reconhece  a sua pequenez,  por isto se  coloca inteiramente na dependência de Dele!
Jesus, se identifica com os pequenos,  essa identificação, vem desde o seu nascimento, o Filho de Deus, nasceu pobre, não tinha sequer uma roupinha para vestir, seus primeiros visitantes foram os pobres, os pastores, pessoas simples, que nem eram reconhecidas socialmente.
Em toda a sua trajetória terrena, Jesus sempre se mostrou íntimo dos pequenos, Ele sempre esteve do lado dos mais fracos, dos rejeitados pela sociedade. Seu jeito simples de falar do Reino era de fácil compreensão para o povo simples, os  pequenos e de difícil compreensão para os “grandes”, que na sua autossuficiência, não se sentiam necessitados de Deus!
Por onde Jesus passava, Ele arrastava multidões, porém, conhecedor do coração de cada um, Ele sabia que nem todos que estavam à sua volta, tinha o coração aberto para acolher a sua mensagem, misturado com o povo simples que gostavam de ouvi-Lo, estavam também, àqueles que queriam apenas confrontá-Lo, os fariseus e os doutores da lei, a estes, Deus não se manifestou através de Jesus, devido ao fechamento de seus corações.
Mesmo sendo o Mestre de todos os mestres, Jesus serviu-se de meios humanos bem simples para anunciar o Reino de Deus! Através das parábolas, Ele  falava do Reino, com aqueles que queriam  de fato entender a sua mensagem! Jesus comparava o Reino de Deus com as coisas simples presente no cotidiano dos pequenos e  assim, Ele confundia os grandes que não tinham contato com as coisas simples, como por exemplo,  o plantio da semente, o fermento na massa, ...
Com o seu testemunho, Jesus nos ensina que o caminho que nos leva a salvação é o caminho da humildade, caminho que Ele mesmo percorreu, se misturando aos pobres e sofredores.
No evangelho de hoje, Jesus expressa a sua alegria, ao tomar conhecimento de que o Reino dos céus, começava a acontecer aqui na terra, através dos pequenos, dos 72 discípulos enviados por Ele, com a missão de  anunciar o Reino de Deus: Lc10,17-18.
“Eu te louvo, ó Pai, porque escondestes essas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos.” Os pequenos, foram os primeiros a responderem positivamente a proposta do Reino: isto é: os discípulos, pessoas simples, sem nenhuma escolaridade. Foram eles, os primeiros a aderirem à proposta de Jesus, a absorverem a sua mensagem, não, pela inteligência, mas pela a abertura do coração à graça de Deus, que os levou a fazer a experiência de Jesus em suas vidas e a propagar esta experiência! 
Não é pela inteligência, que vamos entender a palavra de Deus, e sim, pela a abertura ao Espírito Santo! O Espírito Santo clareia a nossa mente, nos faz enxergar o que o mundo não enxerga, a entender o que nenhum professor consegue explicar! 
Os critérios de Deus são diferentes dos critérios humanos, nós, temos a tendência de valorizar os “grandes,” gostamos de incensá-los, de colocá-los no pedestal! Enquanto que Deus, valoriza a essência humana, o que está oculto aos nossos olhos: a grandeza do coração! 
O que nos capacita a trabalhar em favor do Reino de Deus, não é o saber humano, e sim, o Espírito Santo de Deus em nós! Da nossa parte, basta apenas a abertura do coração e a disposição em servir!
Ao revelar-se aos pequenos, por meio de Jesus, Deus assegurou que as suas palavras permaneceriam no mundo! Os pequenos, além de guardiões, sãos os propagadores desta palavra de vida com o seu testemunho! 
A grandeza do Reino de Deus, se faz através dos pequenos!
Quem é pequeno aos olhos do mundo, é grande aos olhos de Deus!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários: