.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

“TOMAI CUIDADO COM TODO TIPO DE GANÂNCIA...” - Olivia Coutinho

 
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 31 de Julho de 2016
 
Evangelho de Lc12,13-21
 
 
A ausência de Deus  desvia o homem de sua verdadeira origem! A obsessão pela riqueza, cega a pessoa, tornando-a gananciosa. Quem é  ganancioso está distante de Deus, porque não enxerga o outro, não é sensível ao seu sofrimento.
Devemos ter cuidado para não cairmos na tentação da riqueza, de  querer colocar a garantia do nosso futuro nos bens materiais.
O melhor investimento que podemos fazer, é tornarmos  ricos diante de Deus preservando os  valores que devem nortear a nossa vida, como  o  amor, a fraternidade,  o perdão... Estes sim, são os bens que nos garantirão estabilidade no futuro, uma valiosa herança, que é a presença contínua de Deus nesta e na outra  vida!
No evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, Jesus  nos alerta, sobre o perigo de estarmos voltados para os bens terrenos e  não buscarmos os bens eternos!
Quando deixamos nos iludir pelas coisas materiais, entra em nós a ganancia, a  ganancia nos cega para as coisas de Deus.  Uma pessoa gananciosa está sempre focada nas coisas materiais, torna escrava de si mesma, nunca se satisfaz com o que têm, está sempre querendo algo mais!
O texto que nos é apresentado começa dizendo que alguém no meio da multidão, pede a Jesus para interferir numa questão relacionada a uma herança de família. Jesus não intervém, mas aproveita a oportunidade para nos passar um grande ensinamento: ”Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.” E para esclarecer, Jesus  conta a parábola de um homem rico, que gastou a sua vida acumulando bens, e com isto perdeu a oportunidade de construir aqui na terra a sua morada no céu!
Com esta parábola, Jesus nos adverte sobre o perigo que corremos, quando depositamos a nossa segurança nos bens terrenos! O acúmulo de bens, a ostentação, nos torna pessoas frias, insensíveis, fechados no nosso mundo particular e consequentemente afastados de Deus. 
Na narrativa, confronta-se a lógica do homem com a lógica de Deus: a lógica do homem, é guardar, acumular, ter sempre mais, enquanto que a lógica de Deus, é deixar-se, é abandonar-se é desprender-se, é dar-se...
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para aqueles que tem “alma de rico” isto é, que se deixa levar por atitudes egoísticas.
Jesus é a nossa maior riqueza, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai, aderir a sua proposta de vida nova é a garantia de um dia recebermos como herança, o único bem que não perece, o bem maior, que é a vida eterna! Vida eterna, que já podemos experimentá-la aqui na terra, quando vivemos de acordo com a vontade de Deus, quando fazemos da nossa vida, uma oferta de amor e de gratuidade. 
Uma vida frutuosa, não se mede por aquilo que se tem, e sim, por aquilo que se é! Não alcançamos a plenitude pelo o que temos, e sim, pelo o que somos!
É no mais profundo do nosso ser, que cultivamos o nosso bem maior: o amor infundido por Deus em nossos corações é este amor que nos une como irmãos, que nos faz abrir à partilha. 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário