.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de julho de 2016

É proibido falar a verdade-Helena Serpa

30/07/2016 - Sábado – XVII semana do tempo comum -Jeremias 26, 11.16-24 – “ tratai de emendar a vossa vida
Mesmo tendo sido julgado réu de morte pelos sacerdotes daquele tempo, Jeremias continuava apelando para a consciência do povo, dizendo: “Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós.”  Emendar a vida e as obras! As nossas obras constituem a essência da nossa vida. O nosso viver é resultado do que nós realizamos, das nossas ações e resoluções. Não podemos dizer que vivemos bem se agimos mal e consequentemente aumentamos o poder do mal no mundo. Deus nos fala através das pessoas e quando o Senhor manda alguém para nos exortar e mostrar o nosso erro Ele tem o propósito de nos libertar do mal que insiste em nos atrair para si. Deus deseja a vida e não a morte para os Seus filhos e nunca voltará atrás na decisão de nos salvar. Na Sua grande misericórdia, Ele está sempre disposto a se render e a voltar atrás na pretensão de nos castigar em vista do nosso arrependimento e das nossas boas ações. Desse modo, não podemos rejeitar a correção do Senhor por meio dos Seus profetas, antes pelo contrário, devemos acolhê-los enxergando neles o próprio Deus que deseja ser escutado por nós. –  O que o Senhor Deus fala para você através desta leitura? – Você tem recebido algum recado de Deus? – Em que você precisa  emendar-se? –  Você teria a coragem que Jeremias teve para enfrentar as “autoridades” obedecendo a Deus?

Salmo 68 – “No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!
O nosso Deus é libertador e o que mais Ele deseja é, justamente, livrar-nos do mal que nos arrasta em águas turbulentas. Por isso, está sempre pronto a nos atender na medida em que o nosso coração se voltar para Ele com humildade. “Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Deus quer atender às suas súplicas, coloque-se diante Dele e apresente as suas necessidades confiando que Deus atende à prece dos seus pobres e não despreza o clamor de quem está preso.
Evangelho – Mateus 14, 1-12 – “é proibido falar a verdade ”

A história de João Batista se adapta à nossa vida nos dias de hoje! Por falar a verdade ele foi preso e depois mandado degolar a fim de satisfazer aos caprichos da amante de Herodes que ofereceu a ela a sua cabeça como um presente! No nosso mundo  de hoje, também os que pregam os ensinamentos da Palavra de Deus, os que em Seu Nome denunciam as práticas abomináveis e as injustiças, também são de alguma forma exterminados. Mudam apenas os estilos e a maneira de se abafar a voz de alguém que tenta falar de Deus nos lugares onde tudo é permitido, nada faz mal e as coisas acontecem na maior naturalidade. E quem mais sofre as consequências dessas atitudes do mundo de hoje que se paganiza a olhos vistos são os jovens que, habitualmente, não possuem alguém que lhes aponte um caminho certo. Os João Batista de hoje, também não são bem vistos em muitos lugares onde se tem como norma não falar de religião, de Bíblia, de Igreja, de Nossa Senhora, de castidade, de matrimônio santo, de muitos outros assuntos, com o pretexto de se respeitar a diversidade de pensamentos. Por isso, hoje está na moda e é aplaudido por muitos de nós, o divórcio, o casamento entre homossexuais, a liberação da maconha, a maioridade antes do tempo, em nome de uma falsa liberdade cujo nome real é libertinagem. Se alguém de sã consciência ousar dar algum conselho aos jovens, no meio de muitas pessoas “entendidas”, falando, por exemplo, de castidade, de sexo somente no casamento, de namoro santo, de vestir-se sem expor demais o corpo, com certeza, será logo recriminado e considerado alienado e uma pessoa retrógada, antiquada. É assim que os  Herodes de hoje conseguem degolar os emissários de Deus.  Os Herodes estão em diversos lugares e também gostam de fazer promessas para agradar a quem eles desejam conquistar. Por isso, precisamos tomar consciência se também não estamos fazendo o papel de Herodes quando prometemos a alguém o que não nos é permitido oferecer e por causa das nossas promessas aos homens esquecemos a promessa que fazemos a Deus de amar-nos uns aos outros e partilhar com eles vida. Como nós podemos prometer tudo o que alguém nos pede, se não possuímos nem mesmo o dom de conservar a nossa vida? Podemos entregar a “cabeça” dos nossos irmãos de muitas maneiras: difamando, fazendo intrigas, levantando falso, matamos o corpo, mas nada podemos fazer com a alma. Deus é o Senhor de todos e age com justiça de acordo com as nossas ações. – Em nome de Deus você consegue falar de assuntos polêmicos no meio dos entendidos do mundo? – Você se sente à vontade em lugares onde tudo é permitido ou tem coragem de denunciar o que não é de Deus? –  Você já entregou a “cabeça” de alguém em troca dos seus interesses?   - Do que você será capaz de fazer para conseguir os seus intentos? – Você teme mais a Deus ou aos homens? – A quem mais você tem agradado: a Deus ou aos homens?

Um comentário:

  1. O que falar sobre um comentário do Evangelho, igual a este? Somente dizer PERFEITO,tudo que vivemos nos dias de hoje. Falta de respeito, arrogância,principalmente falta de DEUS no Coração, mas temos hoje a JMC na Polônia, nos dando esperança de uma vida melhor aos nossos jovens.

    ResponderExcluir