.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 4 de setembro de 2016

-Pode um cego guiar outro cego?-José Salviano

9 de Setembro de 2016-Ano C

Evangelho - Lc 6,39-42


Para que não sejamos cegos que se prontifica a guiar outros cegos, devemos nos conscientizar de que é indispensável estudar, ler, meditar, de que não somos donos da verdade, e de que precisamos olhar as qualidades dos nossos irmãos e irmãs, em vez de só olhar os seus defeitos. Mesmo que tenhamos a intensão de corrigir, de melhorar a convivência cristã.
A nossa espiritualidade deve ser um constante aprendizado, de modo que sejamos catequisados diariamente seja por leituras meditadas, seja pela atenção ao sermão do padre, seja pelo aproveitamento da experiência na convivência comunitária, valorizando tudo o que os outros possam nos oferecer.
Jamais devemos ter uma atitude de quem já sabe tudo. Isso gera inveja, e atritos indignos de uma convivência cristã.
Devemos combater os nossos defeitos diariamente. Quando Jesus explicou a parábola da ovelha perdida, Ele falou que haverá mais alegria no Céu quando um pecador se converte do que por muitos devotos que reunidos rezam sem cessar.
Do mesmo modo, Deus fica muito mais alegre quando nos livramos de um certo pecado persistente, do que pelos nossos esforços, por todas as nossas virtudes.
Explicando melhor. Você é um homem virtuoso, trabalhador, reza, faz diariamente a leitura das escrituras, do Evangelho, ou das cartas, procura sempre respeitar e acolher todos os seus irmãos e irmãs com todos os seus defeitos, pratica a caridade, enfim, é um cristão autêntico, ou quase perfeito. Porém... tem uma coisinha que ainda fustiga, a sua pobre alma. Aquele vício que você apesar de rezar todo dia, ainda não conseguiu se livrar dele. É aquele vício que só você sabe do que estamos falando. Pode ser a mania de fofocar, pode ser um pequeno desvio de conduta, pode ser um hábito de olhar a mulher do próximo, pode ser uma pequena mania de grandeza, que lhe faz se sentir mais santo que os demais, sei lá.  
Então, Jesus nos garantiu que haverá mais alegria no Céu, Deus ficará muito mais contente o dia em que você conseguir superar aquele defeito, aquele pequeno pecado, aquele vício, do que por todas as suas virtudes do seu dia a dia.
Caríssimas e caríssimos. Devemos ser atenciosos e dóceis ao Espírito Santo, devemos nos deixar ser conduzidos por Ele. Pedir a sua iluminação diariamente. Pois nunca devemos nos esquecer que não somos os donos da verdade, e que o Espírito Santo é o Espírito da verdade que está sempre ao nosso dispor para nos iluminar, para nos guiar.
E somente agindo assim, é que não seremos cegos que vive querendo guiar outros cegos, mas sim seremos iluminados que se dedica a iluminar as mentes dos demais, conduzindo-os ao caminho da casa do Pai.

Tenha um bom dia. José Salviano.











Nenhum comentário:

Postar um comentário