.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de julho de 2016

O que vemos e o que ouvimos-Helena Serpa

26/07/2016 - Dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria. 1a. Leitura: Eclesiástico 44,1.10-15 “a família é o lugar onde o homem é formado para ser feliz” 
A leitura de hoje retirada do livro do Eclesiástico faz o elogio aos “homens de misericórdia” e nos fala de família, antepassados, gerações e descendentes. Assim, vemos que a família é a marca de Deus no mundo e é o lugar por excelência onde o homem é formado para ser feliz. É na família que damos os primeiros passos para Deus e é lá que nos é plantada a semente da Fé.    Os homens de misericórdia são aqueles que viveram segundo a vontade de Deus e que deixam para as outras gerações o exemplo de fidelidade à Aliança. “Seus gestos de bondade não serão esquecidos! ” Através das gerações a família tem deixado no mundo rastros de alegria e unidade, mas também tem dado exemplos de desunião e de infelicidade. O bem ou o mal que fizermos permanecerão como um perfume ou como uma fumaça para os que nos sucederem.  Entretanto, a gente percebe claramente a diferença que há entre as famílias que têm como fundamento de vida a Palavra de Deus e seguem os caminhos do Senhor e aquelas que desconhecem os ensinamentos evangélicos. Tudo acontece como consequência das práticas vivenciadas por nós, chamados a ser construtores do mundo em cada geração e em todas as épocas. O homem e a mulher foram criados para que, unidos, colaborarem no projeto de Deus para a humanidade em todos os tempos. Se, portanto, não estivermos ligados Àquele que nos criou, iremos caminhar sozinhos e, com certeza, cairemos nos abismos que encontrarmos no percurso. Todavia, ainda há tempo para salvar a família que agoniza e cada um de nós é um instrumento de Deus dentro da nossa casa.  Desse modo, não precisaremos nos deter nos erros daqueles que nos precederam, mas sim, seguir o exemplo dos “homens de misericórdia” que sabemos, toda família possui. – Você tem recordações boas dos seus antepassados? – O que você deixará para a sua descendência? – Qual o melhor conselho que você daria aos seus futuros netos? – Você já  pensou no fato de que você também um dia será lembrado (a) pelos seus descendentes? Qual o legado espiritual e moral que você deixa para eles?

Salmo 131 – “O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi”
É promessa do Senhor como diz o salmo, uma descendência forte e iluminada e um lugar de repouso para aqueles que Nele confiarem. Somos da descendência de Davi porque fomos adotados por Jesus Cristo e, como Jerusalém, nós fomos desejados por Deus para ser Sua morada. O Espírito Santo é a lâmpada que está acesa em nós e nos unge para confundir os nossos inimigos, os quais, muitas vezes querem  assaltar o nosso coração, contudo a Luz do Senhor não deixa que isto aconteça.

Evangelho – Mateus 13,16-17 – “o que vemos e o que ouvimos”
Ao afirmar para seus discípulos que eles eram felizes porque O viam e escutavam o que lhes era revelado por Ele, Jesus torna claro para nós também, que a nossa felicidade está condicionada à vivência dos Seus ensinamentos, conforme o Pai nos propõe. Ver e ouvir, significa ter experiência, tocar com o coração, sentir a manifestação do Deus vivo em cada acontecimento. Jesus está vivo e ressuscitado no meio de nós, por isso somos felizes!  Sua Palavra nos ensina a ser feliz e a desfrutar de tudo quanto o Pai providenciou para que vivamos uma vida promissora. A nossa maior riqueza consiste em ter acesso ao Pai e poder nos comunicar com Ele e, somente os que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo, têm o privilégio de viver essa experiência.  Antes de Jesus vir ao mundo muitas pessoas, inclusive os profetas e justos, desejaram vê-Lo e ouvi-Lo e não tiveram esta oportunidade. Nós, porém, podemos tocá-Lo, vê-Lo e ouvi-Lo na Eucaristia e na Palavra que nos alimenta a alma e o coração. Assim como também, sentir a Sua presença nos momentos de oração e nos fortalecer para continuar a nossa caminhada aqui na terra.   – Você tem conseguido ver e escutar o que o Senhor lhe revela? – Você se considera feliz? -  O que você espera como resultado do seu modo de viver? - Medite agora em tudo o que você tem visto e ouvido!


2 comentários:

  1. DEUS te ilumine e abençoe.

    ResponderExcluir
  2. ETERNO PAI MISERICORDIOSO PAI DE BONDADE EU TE AMO E TE ADORO,OBRIGADO POR TANTO AMOR E CARINHO PARA COM TODOS NOS,SOMOS MOTIVADOS A CADA VEZ QUE LEMOS E MEDITAMOS TUA PALAVRA.

    ResponderExcluir