.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Palavra se fez carne-Claretianos

Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2014
Natividade do Senhor

Isaías 52,7-10: Os confins da terra verão a vitória de nosso Deus
Salmo 97: Os confins da terra contemplaram a vitória de nosso Deus.
Hebreus 1,1-6:Deus falou por seu Filho
João 1,1-18: A Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós.

COMENTÁRIO

Hoje celebramos a festa do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo. É celebração de júbilo e alegria para os cristãos que reconhecemos em Jesus o iniciador de um caminho religioso universal oferecido por Deus a toda a humanidade. Inauguramos hoje o tempo do Natal, tempo no qual cantamos alegres a presença de Jesus no meio de nossas comunidades.
A leitura do livro de Isaías é um canto de louvor: Jerusalém logo será libertada. Duas imagens marcam a leitura. Por uma parte, os mensageiros, sobre os montes de Judá, trazem a notícia da libertação que se aproxima e gritam: reina Javé! A segunda imagem é a das sentinelas que prorrompem em júbilo porque veem o retorno de Javé a Sião e exclamam alvoroçadas: o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém! E é nesse contexto que foi escrito o livro de Isaías. Boa parte do povo de Israel se encontra exilada na Babilônia, fazendo serviços próprios de escravos dos Assírios. Enchem-se de ânimo quando Dario assume o poder, pois confiam que ele será o libertador, que lhes permitirá retornar à terra. Esta realidade é iminente e por isso o escritor canta a alegria do retorno à pátria. Para nós hoje esses pés mensageiros anunciam o nascimento do Senhor e nós como sentinelas proclamamos alegres a presença do salvador que se faz vida no meio de nós. 
O Salmo responsorial corresponde a um hino de louvor dirigido a Javé, pois realizou maravilhas e revelou a justiça às nações, lembrando-se da lealdade de Deus para com Israel. O salmista convida toda a criação (mar, rios e montes) a aclamar Javé que chega para julgar o mundo com justiça e os povos com equidade. Essa felicidade nós a compartilhamos com o salmista quando recebemos Jesus que chega, que nasce. Ele é Deus mesmo que se converte em Boa Notícia, anúncio de salvação para todos os povos, ao assumir nossa condição humana e por isso estamos alegres e cantamos cheios de júbilo e esperança.  
A carta aos Hebreus reforça ainda mais a alegria desta celebração da Natividade do Senhor Jesus. Expressa que muitas vezes e de múltiplas formas Deus falou no passado a nossos pais por meio dos profetas, porém nestes últimos tempos nos falou por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo. Irmãos, estamos nos últimos tempos, pois a revelação chegou à sua plenitude em Jesus Cristo. Ele é imagem de Deus invisível, a imagem do Pai, pois ao assumir a condição humana e ao nascer em um estábulo, como um homem pobre, Deus se manifestou solidário com todos os homens da terra e por meio de Jesus mostrou o caminho da salvação.
A liturgia de hoje nos propõe também o prólogo do evangelho de João para a reflexão. Este hino ao Verbo-Palavra de Deus, a Verdade, a Luz, que é o próprio Jesus, possui uma dinâmica descendente. No princípio a Palavra se encontra ao lado de Deus e por ela são feitas todas as coisas. É a Palavra pré-existente, junto de Deus e antes de todos os tempos. Essa Palavra, que é Jesus, fez morada entre nós, se faz carne, assume a condição humana, se faz um de nós e porque ele nos comunicou o Pai, vimos a Deus. João veio como testemunha de Jesus. Veio a Luz, que é Jesus, e os seus não a receberam, porém aos que a acolheram lhes deu o poder de tornarem-se filhos de Deus no Filho (irmãos). Como se vê, é um texto teológico muito profundo, nele se expressa o mistério da encarnação. Deus se faz homem, assume a temporalidade e a limitação humana, para tornar o humano infinito e ilimitado. Deus se faz humano para fazer do humano uma imagem de Deus.
Nós cristãos somos convidados a assumir esta mesma dinâmica em nossa vida: encarnar-nos, assumir os valores e realidades dos lugares onde vivemos. Olhar para quem está na base da pirâmide social, para aqueles que não são considerados pela sociedade e reconhecer que neles a revelação de Deus acontece aos olhos daquele que crê. Buscamos as seguranças em nossas vidas. A encarnação de Jesus nos dá a segurança do Pai e força para superar as inseguranças da condição humana. Crer em Jesus implica na aventura de deixar tudo e segui-lo.
Oração: Ó Deus, Pai nosso, que em Jesus nos deste tua Palavra, feita carne e sangue, força e ternura, morte e ressurreição, nós te pedimos que nos dês a força necessária para seguir seus passos pelo caminho que ele traçou para que cheguemos a ti, abraçando em nosso caminhar para ti, a todos os irmãos e irmãs. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário