.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

JOÃO BATISTA O PROFETA DE ONTEM DE HOJE E DE SEMPRE! – Olívia Coutinho

 

Dia 02 de Janeiro de 2015

 

Evangelho de Jo,1,19-28

     O mundo requer urgentemente de pessoas que façam a diferença, de homens e mulheres comprometidos com o evangelho que assim como João Batista,  apontem algo  novo, renovador, no sentido de  suscitar sentimentos novos nos corações desesperançados! É grande a necessidade de profetas que devolva  a esperança ao  povo sofrido, que  não se calam diante das injustiças, que estejam  dispostos a dar a vida se preciso for, pela causa do Reino!

O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem nos falar de João Batista, o grande profeta que continua falando aos nossos corações!

João Batista surge como protagonista de uma história de amor que teve início, mas nunca terá fim! Foi ele quem abriu o caminho para a entrada de Jesus no meio de nós, quem despertou no povo a necessidade de conversão  preparando-o  para acolher a manifestação de Deus na pessoa de Jesus!

O testemunho de João mostra-nos que o projeto de Deus em favor do humano se desenvolve através do próprio humano, do humano divinizado pela cumplicidade com o Deus encarnado.

A narrativa vem nos mostrar o antigo testamento dando lugar ao novo! João Batista, o último profeta do antigo testamento, àquele que aponta o novo, nos apresenta Jesus, o Filho de Deus que se fez homem nascendo de uma mulher! 

A cumplicidade de João  com o projeto de Deus, foi tão explícita, que o levou a ser confundido com o próprio Messias, causando inquietação nos judeus. A repercussão de suas pregações tomou uma dimensão tão grande que acabou chegando ao conhecimento do poder, centralizado em Jerusalém que enviaram mensageiros para perguntar a João se ele era o Messias anunciado pelos profetas. João, na sua humildade deixou bem claro que ele não era o Messias, e que ele nem seria digno de desamarrar as sandálias daquele que estava por vir!

Uma das grandes virtudes que ficou marcada na vida de João Batista, foi a humildade, ele sempre se colocou no lugar de mensageiro, não aproveitou de seu prestígio junto ao povo para se alto promover, reconheceu a sua pequenez diante a grandiosidade de Jesus bem antes do seu encontro com Ele, nas águas do rio Jordão, quando Jesus é apresentado pelo Pai : “Este é o meu Filho amado que muito me agrada” Mt 3,17

João Batista, o profeta que aplainou o caminho do Senhor com a sua pregação e o seu testemunho de vida, foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, ele não se acomodou nas tradições do seu povo, pelo contrário, buscou algo novo, fazendo-se anunciador de um tempo novo!

Imitemos o grande profeta João Batista, abrindo caminho para a entrada de Jesus nos corações daqueles que ainda não experimentaram a alegria de viver a sua presença!

Neste tempo envolto as trevas, sejamos um reflexo da luz de Deus a iluminar os corações sombrios, tirando das trevas os que ainda não conhecem a luz!

Neste início de ano, peçamos ao Senhor da vida: Vem Senhor Jesus, vem realimentar a esperança dos desesperançados, dos que estão cansados de serem humilhados por uma sociedade que só pensa no ter e esquece o ser! Vem Senhor Jesus, vem recolocar nos nossos lábios o sorriso desaparecido em meias as tribulações deste mundo tão desigual!

Vem Senhor Jesus, vem nos socorrer, pois já estamos cansados de esperar pelos “senhores” do mundo que nada fazem em favor do povo.

 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. muito obrigado quero agradecer dee coração Olivia Coutinho atraves dos seus ensinamento posso evangelizar em minha comunidade muito obrigado Deus abençõe Grandemente

    ResponderExcluir