Dia 23 de Dezembro de 2014
Evangelho de Lc 1,57-66
A maternidade da anciã Isabel, revela o poder grandioso de Deus!
Podemos dizer que o ventre antes estéril de Isabel, representa a humanidade sem vida que recebe a intervenção amorosa de Deus e passa a gerar vidas!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, narra o nascimento de João Batista, o grande profeta que continua falando ao nosso coração.
A vida do profeta João Batista, foi marcada de grandes contrastes, vivendo o silencio do deserto e movendo multidões!
João Batista veio dar testemunho da luz, abrir caminho para o encontro do humano com o Divino, encontro que ele experimentou ainda no ventre de sua mãe, Isabel.
Depois de Maria, João Batista é a figura de maior relevo no tempo do advento, ele surge como protagonista da história, é a partir dele que Jesus se manifesta à humanidade.
João Batista desempenhou um papel importantíssimo na história da salvação, o próprio Jesus o reconheceu como sendo ele, o maior dentre os nascidos de mulher, (Lc 7,28) Ele experimentou durante a sua vida terrena, a força dos dois lados do coração humano: a força do amor capaz de resgatar vidas, e a força do ódio que o levou a morte. Tiraram a vida do profeta, mas não conseguiram calar a sua voz, a voz deste grande profeta continua ressoando nos ouvidos de cada geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus”...
João Batista foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, não se acomodando nas tradições do seu povo, pelo contrário, ele buscou algo novo, fazendo-se anunciador das realizações das promessas de Deus, um tempo que traria um sentido novo para a humanidade que se distanciava de sua verdadeira origem.
Assim como João Batista, nós também viemos a este mundo com uma missão: realizar a vontade de Deus na vivencia do amor, cultivando em nossos corações a disposição de renovarmos a cada dia, nos orientando pela palavra de Deus!
Colocar Jesus, como o centro da nossa vida, assim como fez João Batista, é pensar, é viver, é falar é mover-se em função do amor!
O mundo requer urgentemente de pessoas que façam a diferença, homens e mulheres que assim como João Batista, apontem algo novo, renovador no sentido de suscitar nos corações dos homens sentimentos novos, profetas que não se calam diante das injustiças que desfilam diariamente diante dos nossos olhos, profetas que estão dispostos a dar a vida se preciso for, pela causa do Reino.
DESEJO A VOCÊ QUERIDO LEITOR, UM FELIZ E SANTO NATAL!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Olivia como sempre, mais esta maravilha que Deus colocou em sua mente e estas mãos que escreveu estas belas palavras para nos mostrar como podemos evangelizar. Um abraço e feliz Natal.
ResponderExcluirOlivia, você é uma pessoa iluminada!! Cada dia me encanto mais com suas reflexões. Um santo natal!.
ResponderExcluirQuero expressar nossos agradecimentos a este site, de modo especial pelas inserções da Olívia! Suas reflexões são excelentes. Eu diria inspiradas e inspiradoras! Contribui muito para as reflexões litúrgicas que fazemos pela Chrystian FM, rádio de Alto Piquiri, estado do Paraná, nos programas da "Ave Maria" (diariamente) e aos sábados "Na Sintonia de Deus". Obrigado pelas contribuições! Feliz Natal e grandioso 2015! Estaremos aqui acompanhando o vosso trabalho! Abraços fraternos!
ResponderExcluirValdeci Morotti - Alto Piquiri-PR