.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de dezembro de 2014

MARIA EXEMPLO DE FÉ E SERVIÇO – Maria de Lourdes Cury Macedo

Sábado, 20 de dezembro de 2014
Evangelho de Lc 1, 26-38

O Povo de Israel era dominado pelo Império Romano e por uma classe sacerdotal - fariseus e saduceus - sempre ao lado dos poderosos políticos. Um “pequeno resto” do povo de Israel, porém, permanecia fiel à Aliança e continuava esperando ansiosamente o Messias, o libertador prometido pelos Profetas. Este pequeno resto eram os “pobres de Javé” que esperavam em Deus a realização da promessa de salvação.
         Deus aproveitou os fatos da história humana para preparar a vinda de Seu Filho. Jesus foi anunciado como Profeta, Messias e Libertador.
Deus poderia ter enviado seu Filho já adulto, pronto para começar sua missão, mas quis que Ele vivesse cada momento da vida humana, desde a concepção até a morte. E, comprovando o imenso respeito pelas decisões do homem, Deus envia um anjo a uma jovem chamada Maria, prometida em casamento a um jovem chamado José, que morava na pequena Nazaré, na Galiléia, para lhe perguntar se ela aceitava ser a mãe do Salvador, cujo nome seria Jesus, o Filho do Altíssimo, e que isso aconteceria de um modo extraordinário, não por obra de uma relação sexual, mas por obra do Espírito Santo.  E num gesto de confiança, entrega (fé) e disponibilidade (serviço), Maria aceita aquela difícil missão.
As profecias começam a ser concretizadas. O Messias vai nascer. Como todo bebê, Ele é concebido no útero de Maria por obra do Espírito Santo e ali permanece por 9 meses.
Jesus ao se encarnar, escolhe um meio totalmente diferente: não se apresenta ao mundo num palácio luxuoso, rico e na capital do país e sim num meio simples, numa cidade da Galiléia, chamada Nazaré, desconhecida, pobre e que ninguém esperava que de lá saísse algo bom. Jesus se encarna no seio de Maria, uma jovem galileia, símbolo dos empobrecidos, que aguardavam a libertação tão esperada e prometida.
         Maria era noiva de José, descendente de Davi, e como afirmavam as profecias Jesus seria “Grande”; seria “Filho do Altíssimo” e o seu “Reino não teria fim”. O filho de Maria era o Messias esperado, profetizado, e para qualquer efeito, filho de José descendente de Davi.
         Maria é convidada pelo anjo a não ter medo à semelhança das grandes personalidades da história do povo de Deus.
         À objeção de Maria o anjo responde: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra”. A sombra e a nuvem, no Antigo Testamento, sinalizavam a presença de Deus. Com isso, podemos entender que com Maria estava presente o próprio Deus, o Espírito Santo. Porque para “Deus nada é impossível!”, inclusive tornar Isabel fecunda, pois fora considerada estéril e amaldiçoada por não ter filhos.
         Maria é o tipo do discípulo que Deus quer e procura para construir um mundo novo. Ela se põe à disposição de Deus, dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.
         Assim, hoje também Deus intervém em nossa caminhada para construir um mundo novo, a sociedade do amor. Mas quer de nós fé e serviço.
         Oração: Senhor, me capacita a cada dia para que eu possa como Maria dizer sempre sim com muita fé e serviço.
         Maria de Lourdes

        

         

Um comentário: