.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO-Olivia Coutinho.

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – 22/02/21 - Mt 16,13-19



CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, APÓSTOLO – FESTA



“TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO."



Reflexão de Olivia Coutinho.

 

Caros irmãos e irmãs em Cristo!


É pela fé, que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto do esforço humano e sim, do acolhimento ao dom da fé. Mas é importante termos em mente: não basta reconhecer Jesus como o Nosso Deus e Senhor e nem ser somente um admirador de suas palavras, precisamos nos comprometer com Ele, testemunhá-Lo no nosso dia a dia com as nossas atitudes. 
Muitas vezes, professamos a nossa fé em Jesus e até sentimos atraídos por Ele, mas quando tomamos conhecimento de que neste seguimento a cruz estará presente, tendemos a recuar, um sinal de que ainda não temos uma fé suficientemente madura para enfrentarmos os  desafios deste seguimento...
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos desperta sobre a importância de conhecermos Jesus, de nos tornarmos íntimos Dele! Conhecer Jesus, é muito mais do que saber que Ele é Deus, sem uma experiencia profunda com Jesus, não podemos dizer que o conhecemos e só com o conhecimento teórico, ficamos na superficialidade da fé, não entramos na dinâmica do Reino...
No texto, Jesus, faz uma pergunta aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do homem? Para esta pergunta, surgiram várias respostas, afinal, é muito fácil responder em nome do outro pois não compromete. Já quando a mesma pergunta, é direcionada a eles, (os discípulos) a coisa muda, afinal, desta vez, a pergunta requer uma resposta pessoal.
Pedro, foi o único que respondeu, e respondeu com firmeza: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Esta resposta de Pedro agradou a Jesus, pois Ele sabia, que esta sua afirmação, era fruto de sua convivência com Ele e não, de um conhecimento teórico! Após esta profissão de fé, Jesus convoca Pedro para uma missão desafiadora: ser a pedra, sobre a qual, Ele construiria a sua Igreja! “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja...”
Este episódio, chama a nossa atenção, sobre a responsabilidade de quem afirma conhecer Jesus. Saber quem é Jesus, é comprometedor, implica em mudança radical de vida, em comprometimento com a sua causa.
Ao escolher Pedro para a liderança da sua Igreja, Jesus demonstra a sua compreensão para com a fragilidade humana. Pedro era um homem de um temperamento extremamente forte, Jesus já sabia que lá na frente, ele iria nega-lo, mas mesmo assim, confiou nele.
A escolha de quem conduziria a  Igreja de Jesus, não caíra sobre um homem especial, e sim, sobre um homem comum, dotado de virtudes e defeitos, como qualquer um de nós. Está aí, a diferença entre os critérios dos homens e os critérios de Deus; os homens, escolhem pessoas capacitadas para os cargos de lideranças, enquanto que Deus capacita àquele que Ele escolhe. 
Olhando a escolha de Pedro como o alicerce da sua Igreja, podemos perceber que Jesus edificou a sua Igreja sobre a fragilidade humana, Ele não a edificou a partir de homens considerados grandes pelo o mundo, mas sobre Pedro, um homem frágil, sujeito a falhas, simbolizando os homens de toda a história da Igreja: homens santos e pecadores...

 

DESEJO A TODOS UM FRUTUOSO TEMPO QUARESMAL!

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir