.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

-Cuidado! A injustiça nos condena!-José Salviano

 

26  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 5,20-26

 


 

Evangelho

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último centil.


Reflexão

 

O nosso relacionamento no nosso dia a dia com o nosso irmão e com a nossa irmã é muito mais sério do que nós pensamos. Muitas vezes sob a desculpa de que estamos corrigindo o irmão, de que estamos fazendo justiça, nós estamos mesmo é cometendo pecado. Veja o que Jesus disse: Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo...

E Jesus não para por aí, Ele disse que basta que xinguemos o nosso irmão de louco, ou de simplesmente de tolo, que já seremos réus no Juízo final. Aliás, por falar em Juízo Final, Jesus, ao descrever como seria a cena do nosso julgamento final, Ele explica que tudo o que fizermos de bom para o nosso irmão, nossa irmã, (tive sede e me destes de beber...) nos servirá de passagem porte para o Céu, ao contrário, todo o mal que causarmos aos nossos irmãos, (tive fome e não me destes de comer...) é o que nos condenará ao fogo eterno.

Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.


Estas palavras de Jesus significam o seguinte: Quando entrarmos na fila para recebermos a Eucaristia e nos lembrarmos de alguma ofensa que fizemos a uma ou um dos nossos irmãos da nossa convivência diária, devemos sair da fila da comunhão, e somente depois de nos reconciliarmos com ele, então assim poderemos voltar e receber a Eucaristia.

Jesus nos lembra neste Evangelho de que a vida é curta, e que precisamos agir depressa para fazer as pazes com todos os nossos irmãos, enquanto é tempo. Isto por que a qualquer momento, a nossa vida poderá ser  tirada, e se não tivermos acertado as contas com os nossos irmãos, se não os perdoarmos, se não nos reconciliarmos com todos os que nós brigamos um dia, não entraremos para a glória eterna.  

Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele...

Repare que Jesus não nos manda pedir perdão a Deus pelas ofensas que fazemos aos nossos irmãos. Ele nos manda resolver o assunto direto com o referido irmão ou irmã. Ele nos manda nos desculpar, pedir perdão, ao irmão ao qual nós prejudicamos, nós ofendemos, nós magoamos, etc.

Minhas irmãs, e irmãos. A nossa vida terrena, é uma caminhada para o Céu ou para o inferno. E  a nossa salvação depende do como nós tratarmos os nossos iguais. Todos os passos que daremos nesta curta caminhada terrestre, nos servirão de ingresso ou de impedimento para entrarmos no Reino dos Céus.

E pensar que tem muita gente por este mundo afora, que se dizem ungidos de Deus, e,  no entanto estão prejudicando os irmãos sofridos, os irmãos  fragilizados pela sorte, os pobres. Seja lhes tirando o seu pobre dinheirinho, seja apoiando manobras políticas prejudiciais a eles.

Rezemos por esses nossos irmãos, pois  parece que eles não sabem o que fazem.  E se o sabem, então serão réus de morte eterna!

É bom lembrar que uma ofensa dirigida a um dos nossos irmãos igual a nós, do mesmo nível que nós, é uma ofensa menor do que  uma ofensa dirigida a um irmão fraco, pobre, ou indefeso.  Seria como na saída da escola, um grandão desse uma surra num dos pequenos.  Isso seria um pecado muito mais grave, do que se ele tivesse enfrentado um rival do seu tamanho...

Cuidado. A injustiça pode nos condenar!

Tenha um bom dia.  José Salviano

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário