.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

-Todos os que o tocavam ficavam curados-José Salviano

 

08  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 6,53-56

 

Evangelho

E, quando já estavam no outro lado, dirigiram-se à terra de Genesaré, e ali atracaram.
E, saindo eles do barco, logo o conheceram;
E, correndo toda a terra em redor, começaram a trazer em leitos, aonde quer que sabiam que ele estava, os que se achavam enfermos.
E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua roupa; e todos os que lhe tocavam saravam.


Reflexão

O poder de Jesus é imenso, é infinito. Por isso, Todos os que o tocavam ficavam curados. Era gente de todos os lugares, trazendo com grande sacrifício os seus doentes em cima de macas, todos desesperados, pois souberam do poder e da bondade de Jesus de libertar a todos dos seus males do corpo.

Jesus os libertava dos seus males do corpo, e em seguida, por meio da palavra, os ensinavam a se libertarem a si mesmos dos males da alma.

Hoje nós vemos muitos por aí que sofrem pelos seus males da alma. Pelos seus valores completamente contrários aos valores do Evangelho.  Pela ganância de ficar ricos custe o que custar, muitos seguem uma rotina desenfreada, no desespero de chegar lá no topo da pirâmide sócia. Mais infelizmente, não saem disso. Por mais que lutem, que busquem o sucesso pessoal, continuam na mesmice, enfrentando mil dificuldades, e se enrolando nos investimentos  perigosos, e acabam com os burros na água.

Por que acontece isso? Por que não buscou o Reino de Deus em primeiro lugar.  Então por isso, todo o resto que eles buscavam desesperadamente, sem tempo para Deus, não lhes foi dado.

Por outro lado, aquelas e aqueles que conseguem tempo para Deus, que vivem segundo o Evangelho, buscando a Deus em primeiro lugar, todo o resto lhes são dado de acréscimo.

Viver segundo o Evangelho é manifestar o amor de Deus em nosso dia a dia. Imitar Jesus, é anunciar a sua palavra pelo testemunho e até pala fala, o que fazemos copiando o que Jesus fez. Cuidar daquelas e daqueles que precisam do nosso auxílio.

Não podemos ser cristãos de palavras, cristãos teóricos, ou cristãos que apenas rezam, e não fazem nada em prol dos necessitados.

Jesus realizou inúmeros milagres!  Todos que o tocavam ficavam curados.

E por que isso acontecia?

Primeiro por causa do infinito poder de Deus na pessoa de Cristo.   

Segundo, por causa da fé daquelas pessoas simples. Em outra passagem Jesus disse: "se tiveres fé, podereis fazer tudo o que eu faço."  Experimente impor as mãos sobre a cabeça do seu filho ou filha que está doente, e reze ao Pai pedindo a sua cura. Nem precisa tocar na sua cabeça. Apenas vire as palmas das suas mãos em sua direção e peça ao Pai em nome de Jesus. Jesus que dissestes que se eu tivesse fé poderia fazer tudo o que você fez, faça com que a minha filha, meu filho, ou esta pessoa fique curada. Repita.  E em seguida abençoe-a. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.    

Aquelas pessoas traziam os seus doentes e pediam a Jesus que os curasse. Vamos também pedir a Deus por Jesus que nos cure. Que nos livre das nossas aflições.  

O seu vizinho o está lhe perturbando?  Reze por ele!  Experimente! Tenha fé!        

Podemos vencer todas as aflições desta vida, com muita fé e oração. Pedi e recebereis!        

Como cristãos engajados no plano de Deus, devemos firmar o compromisso sincero de amar a Deus e ao nosso semelhante,     evangelizar por palavras e por atos. E, para poder alcançar a força e a graça de amar o nosso irmão, acolhendo-o, suportando-o, nós precisamos rezar. A oração é o alimento da nossa fé. É o alimento que nos é mais acessível. Isto porque, mesmo que se eu fosse analfabeto impedido de ler a palavra de Deus, eu poderia rezar. Mesmo que onde eu morasse não houvesse nenhum templo onde pudesse receber a eucaristia, mesmo assim, eu poderia alimentar a minha fé  pela oração.        

Rezar é falar e ouvir Deus no mais íntimo do nosso ser. Por isso, para rezar, é preciso recolhimento. O nosso corpo também reza.      

O mestre nos alertou para a necessidade de oração constante. Ele nos disse: "Vigiai e orai. O espírito está preparado mas a carne é fraca". "Pedi e recebereis, batei e abrir-se-vos-á". Jesus enquanto Deus não precisava rezar. Mas, para nos dar o exemplo, se recolhia por horas a rezar em lugares solitários. A nossa vida sem oração torna-se uma vida sem sentido E a pior coisa é viver sem sentido. Quando não rezamos, tudo corre mal. Por outro lado, Deus nos chama sempre, nos conduz à súplica, permitindo que nos aconteça as adversidades. Por que ele sabe que quando a coisa fica preta, nós nos lembramos dele. Tem gente que só reza quando a casa pega fogo, quando perde o emprego, quando é sequestrado, etc. Deus é o Sinai da nossa vida. Ele é, tanto o fogo que abrasa, como a brisa que refrigera.        

Devemos reservar um bom momento do nosso dia que nos foi dado por Deus, para falar com Ele. Pedir perdão, louvar, agradecer, suplicar, fazer uma leitura espiritual, criar um clima de silêncio de liberdade interior de esvaziamento do nosso eu de pobreza de espírito, para poder sintonizar o dono do mundo.        

Orar é também orar "com". Com a família, com os paroquianos, e com toda a comunidade.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir