.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

2º DOMINGO da QUARESMA-JESUS TRANSFIGURADO-José Salviano

 

2º DOMINGO QUARESMA

 

28  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 9,2-10

 

-Jesus transfigurado-José Salviano

 

PRIMEIRA LEITURA

O sacrifício de nosso pai Abraão.

Leitura do Livro do Gênesis 22,1-2.9a.10-13.15-18

Naqueles dias:
Deus pôs Abraão à prova.
Chamando-o, disse: 'Abraão!'
E ele respondeu: 'Aqui estou'.
E Deus disse:
'Toma teu filho único, Isaac,
a quem tanto amas,
dirije-te à terra de Moriá,
e oferece-o ali em holocausto
sobre um monte que eu te indicar'.
Chegados ao lugar indicado por Deus,
Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima,
amarrou o filho e o pôs sobre a lenha
em cima do altar.
Depois, estendeu a mão,
empunhando a faca para sacrificar o filho.
E eis que o anjo do Senhor gritou do céu,
dizendo: 'Abraão! Abraão!'
Ele respondeu: 'Aqui estou!'.
E o anjo lhe disse:
'Não estendas a mão contra teu filho
e não lhe faças nenhum mal!
Agora sei que temes a Deus,
pois não me recusaste teu filho único'.
Abraão, erguendo os olhos,
viu um carneiro
preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo
e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho.
O anjo do Senhor chamou Abraão,
pela segunda vez, do céu,
e lhe disse:
'Juro por mim mesmo - oráculo do Senhor -,
uma vez que agiste deste modo
e não me recusaste teu filho único,
eu te abençoarei
e tornarei tão numerosa tua descendência
como as estrelas do céu
e como as areias da praia do mar.
Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos.
Por tua descendência serão abençoadas
todas as nações da terra,
porque me obedeceste'.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

E Deus pôs Abraão à prova. Exigiu o seu filho único, Isac, em holocausto. Abraão preparou tudo conforme o Senhor exigiu e conforme o costume, porém no momento exato da sangria do seu filho, houve a interrupção do Pai. Muitas vezes também Deus experimenta a nossa fé, a nossa paciência. Fiquemos alertas, e quando isso acontecer, não nos revoltemos contra Deus. Não ficamos reclamando quando algo nos der errado, ou quando tivermos de atravessar um trecho muito difícil da estrada da nossa vida. Pode ser a vontade do Pai testando a nossa paciência, a nossa fé. Então, meus irmãos, essa será a hora de mostrarmos como o fez Abraão, a grandeza da nossa fé. Quando algo estiver dando errado em nossas vidas, em vez de ficar espraguejando, dizendo palavrões, façamos como Abraão. Em silêncio, conformado, mais com muita fé, dizemos: Senhor. Seja feita a vossa vontade. Perdoa os meus pecados e ajude-me... ...Senhor. se quiseres podereis me livrar desse sofrimento...

 

SEGUNDA LEITURA

Romanos 8:31-34

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.


 "Se Deus é por nós, quem poderá contra nós?"  Se todos vivêssemos esta frase inspiradíssima de Paulo, não estaríamos apavorados no nosso dia a dia, preocupados com o que poderá nos acontecer no momento seguinte. Se um amigo ou amiga de fé nos acusa de falta de confiança em Deus, várias são as nossas desculpas. Podemos dizer que confiamos em Deus, mas não podemos confiar nos nossos irmãos desonestos, nas fatalidades da vida, e principalmente nos bandidos soltos em nossa volta.

Outra grande desculpa que podemos dar aos amigos que nos rotulam de ateus, é que o medo faz parte do instinto de auto-conservação, que o medo é uma sensação normal, um mecanismo de defesa tanto do homem quanto do animal.

E enquanto isso, os vendedores de seguro, tanto de vida quanto  o seguro residencial (os quais não cobrem os prejuízos das enchentes) ou seguro  automobilístico, ou contra incêndio, se aproveitam do nosso medo da morte para ganhar dinheiro.

Você já reparou que os noticiários mostram muitas desgraças? Tais como: Invasão de residência, queda de barreiras, incêndios, etc. E Alguns repórteres fazem isso com muito sensacionalismo!... Em seguida, mostram nos comerciais, muita propaganda de seguros de vários tipos?

O medo da morte faz muita gente ganhar dinheiro com os famosos Planos de Saúde!

Trata-se de ganhar dinheiro em cima da Indústria da morte e do medo. E isso funciona por que a maioria das pessoas estudam de tudo porém, não estudam como funcionam o nosso organismo. Outros não depositam sua confiança em Deus. E mesmo entre aqueles que são cristãos, existem muitos que não vivem sem os seguros, sem os alarmes,  sem os planos de saúde, etc

É claro que o medo é proveniente do instinto da sobrevivência, é portanto, uma reação normal do nosso ser como um todo, uma reação psicossomática, isto é, tanto o corpo como a mente reagem diante de uma ameaça iminente. Porém, se Deus é por nós, quem poderá contra nós?   Não vos preocupeis com o dia de amanhã” ... São lembretes que reavivam a nossa fé. Eles nos lembram que somos filhos de Deus, o todo poderoso, e se estamos vivendo na sua amizade, poderemos contar com a sua proteção.  Até podemos contratar um seguro, colocar um alarme, só para garantir. Mas tudo isso sem a proteção de Deus, não significa nada!...

Medo é normal até certo ponto. O medo descontrolado, é sinal de pouca fé, é sinal de quem se afastou um pouco ou muito de Deus e então diante do perigo se apavora por não se considerar mais digno(a) da mão poderosa e protetora do Pai. Quando a nossa fé balança, o medo aumenta. Na tempestade Jesus disse aos discípulos: Por que temeis, homens de pouca fé? 

A nossa fé não fica parada, ela não é estável não é a mesma sempre. O gráfico da nossa fé sobe e desce. Dependendo da influência dos amigos com os quais estamos vivendo nas diversas fases da nossa caminhada terrestre. Ela é como uma planta: Ou cresce ou enfraquece e morre. E o sinal de que ela está crescendo é a nossa reação forte diante dos horrores da vida. Quando a nossa fé vai bem, ficamos inabaláveis até diante da morte. O termômetro da nossa fé é a coragem e a força com que ultrapassamos os obstáculos desta vida.

Irmãos. Vamos confiar mais em Deus, vamos entregar a nossa vida nas mãos de Deus! Amém!

 

EVANGELHO

E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear.
E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.
E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles.
E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dentre os mortos.
E eles retiveram o caso entre si, perguntando uns aos outros que seria aquilo, ressuscitar dentre os mortos.

 

REFLEXÃO

Na verdade, a transfiguração de Jesus diante dos apóstolos: Pedro Tiago e João, foi uma pequena amostra do que iria acontecer com Ele depois da sua ressurreição. Foi uma amostra, um  antegozo da sua volta à vida.

Peçamos ao Pai que nos purifique e nos dê tudo o que precisamos para transfigurar este mundo através do anúncio da sua palavra, enquanto é tempo. Pois o Anticristo já se encontra  no nosso meio e está agindo numa velocidade crescente e muito assustadora, cuja ação amedronta a todos os quais se calam para continuar vivos. O Anticristo  invade os nossos lares, através dos nossos jovens dopados e hipnotizados. Ele está transfigurando a humanidade para pior, está transfigurando-a negativamente.

Irmãos e irmãs. A transfiguração foi mais uma das muitas demonstrações de poder de Jesus Cristo. Somente com o poder de Jesus é que podemos continuar a sua missão.

A luz de Cristo nos vem por meio da sua palavra assimilada por nós, e que nos faz resplandecentes, nos faz refratar  o brilho do rosto de Jesus o ressuscitado, onde quer que passamos, e principalmente onde nós anunciamos esta Luz por meio de palavras, frases e pelo testemunho.

Que o brilho do rosto transformado de Jesus nos transforme para que possamos transformar as mentes dos nossos irmãos, para que iluminados por Jesus transfigurado, nós possamos iluminar o mundo. Porque na transfiguração, o mistério do Filho de Deus e de sua missão, foi comunicado aos seus continuadores, e também a nós seus, herdeiros dessa missão,  desse trabalho santo, que consiste em dar sequência ao trabalho dos apóstolos.

Jesus foi acusado de impostor, acusado de blasfemar ao se apresentar como o Filho de Deus. E mais. Também foi acusado de possesso ao expulsar os demônios, de impuro ao tocar o leproso e de estar louco. E o pior, essa última acusação foi feita pelos próprios familiares! Mas na transfiguração, Jesus mostra só um pouquinho, o que Ele realmente é. E como Jesus não veio ao mundo para aparecer por aparecer, não estava interessado em dar um show, em se mostrar para uma multidão, e por isso Ele transfigurou-se apenas para três dos seus discípulos.  Isto porque Jesus não é como alguns de nós, que não vê a hora de aparecer diante de todos da assembléia reunida em nome de Cristo.

A transfiguração, portanto, é um prenúncio da vitória do Filho de Deus sobre os seus inimigos, sobre a morte.

Que o brilho do rosto transfigurado de Jesus nos ilumine o bastante para que possamos contribuir para um mundo melhor, um mundo mudado. Amém.

Um bom e santo domingo a todos.

 

José Salviano 

(Vídeo)2º DOMINGO da QUARESMA-JESUS TRANSFIGURADO-Vera Lúcia

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir