.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

SE QUERES TENS O PODER DE CURAR-ME-Olívia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA- 14/02/21 - Mc1,40-45


6ª DOMINGO DO TEMPO COMUM

“SE QUERES TENS O PODER DE CURAR-ME.” 

Caros irmãos e irmãs em Cristo!


Podemos até dizer que temos fé, mas se não vivermos esta fé que professamos, se não aplicarmos na nossa vida, os ditos e feitos de Jesus, não daremos testemunho do seu amor no mundo, portanto, o Reino de Deus não acontecerá no mundo através de nós. O Reino de Deus só acontece no mundo através de nós, quando nos tornamos fonte de libertação para o outro, quando reabilitamos o irmão marginalizado eliminando as trevas de sua vida!

O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, continua narrando as ações libertadoras de Jesus, mostrando-nos o quão é grande a sua compaixão para com os sofredores! Desta vez, o beneficiado desta sua ação libertadora, é um homem acometido por uma doença que não somente lhe causava feridas no corpo, como também, feridas profundas na alma: a lepra.          A lepra, hoje conhecida como hanseníase, era uma doença incurável, quem a contraia, era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar e quando alguém se livrava deste mal, sua cura era atribuída exclusivamente a Deus. E para que uma pessoa curada, pudesse voltar ao convívio social, era preciso que esta cura fosse comprovada pelos os sacerdotes, somente estes, poderiam liberá-lo para o retorno ao convívio social...

O leproso, citado no evangelho, certamente, já havia perdido a esperança no humano, em Jesus, ele viu a sua única possibilidade de cura, razão pela qual ele não hesitou em infringir as leis para chegar até Ele! Prostrado aos pés Jesus, o leproso disse: “Se queres, tens o poder de curar-me.” E desobedecendo as leis, que proibiam qualquer contato com os leprosos, Jesus, não somente permite que aquele homem se aproxime Dele, como também toca nele: “Eu quero: fica curado!”

Ao ser curado, aquele homem excluído, sente-se abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, a ação libertadora de Jesus! A partir de então, ele recobra para além da sua vida física, a sua vida social, familiar e religiosa. Superada toda a marginalização e completamente revestido da graça de Deus, ele vê surgir diante de si, novas perspectivas. E mesmo sendo recomendado por Jesus, para não espalhar o acontecido, ele não aguenta, não consegue guardar para si, tamanha alegria! A se ver livre daquele mal, aquele homem, proclama com veemência o nome de Jesus, dando testemunho da sua cura. 

Este episódio, nos mostra, que pela fé, é possível vencer todos os obstáculos para chegarmos à Jesus. A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus, como colocou aquele que era leproso.

Para absorvermos melhor a mensagem que este evangelho quer nos passar, é importante nos colocarmos dentro do contexto, sentir a mesma alegria de quem é libertado por Jesus, é esta alegria, que nos motiva a sermos continuadores e multiplicadores das ações vivificantes  de Jesus no meio em que vivemos. Ninguém passa por Jesus sem ser tocar por Ele, de uma forma ou de outra, Jesus nos seduz, mudanças profundas acontecem na vida de quem toca e se deixa por Ele...

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir