.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

-Sede misericordiosos-José Salviano

 

01 de Março de 2021-Ano B

 

Evangelho Lc 6,36-38

 

 

Evangelho

Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Reflexão

 

Já que somos pecadores, nós temos mesmo é que sermos misericordiosos para que alcancemos a misericórdia do Pai Eterno. Perdoemos para que o Pai nos perdoe.

Isto por que com a mesma medida com que medimos o nosso irmão, com essa mesma medida será usada para nos medir. Ou seja, do mesmo jeito que olhamos o nosso irmão, Deus irá nos olhar no dia do julgamento final. Deste modo,  isso é mais que um ato de sabedoria. Tratar os outros como nós gostaríamos de sermos tratados.  Foi o que disse Jesus.

O ideal é que sejamos misericordiosos como o  Pai é misericordioso para conosco. Quanta graça nós recebemos desde o nosso nascimento até o último respiro de vida! Por isso, temos mais é que fazer o mesmo para com o nosso irmão.

Nada de olhar o irmão com um olhar de juíz,  mas sim, como nós gostaríamos que os outros nos olhassem! Com um sorriso, com caridade, compreensão, simpatia, predisposição de nos perdoar, ou seja, aceitando o outro como ele realmente o é.

Nós podemos modificar o outro para melhor? Sim! Não só podemos como devemos. E façamos isso a partir do nosso exemplo de vida reta, honesta, justa e santa. E assim que pudermos ter  uma oportunidade, poderemos então modificar o nosso irmão pela palavra, aproveitando sempre o momento psicológico, uma boa oportunidade.

Já na catequese, a oportunidade de lhes falar de Deus, é oferecida pela disposição de todos os que vieram ali para ouvir a palavra de vida eterna. Eles esperam  ouvir o melhor de nós. Esperam sair dali modificados, esperam sair dali mais justos, mais santos, mais confiantes em Deus e em seus mistérios. Esperam sair dali melhores  do que ali chegaram. Por isso, meus irmãos, é que nós precisamos nos preparar, e acima de tudo viver a palavra antes de pretender anunciá-la aos nossos irmãos pela catequese. Seja um encontro com as crianças, com os jovens, com os adultos, seja uma homilia  ou em um sermão.

Dai e vos será dado. Eis aqui o melhor de todos os investimentos desta vida terrena! Por que quem é misericordioso para com os outros, alcançará de misericórdia também no momento em que necessitar de uma ajudinha. E esta ajuda Deus nos fará por meio daqueles e daquelas que poderemos considerar seus anjos.  Pessoas que às vezes se nos aparecem assim do nada, e nos dão uma força no momento  de uma fraqueza, de uma dificuldade, e do mesmo modo que apareceram, tais anjos vão embora, seguindo os seus caminhos.

Dai e vos será dado  pelo Pai que está no Céu e em toda parte. Pois todo aquele e aquela que der uma esmola a um necessitado, foi a mim que o deste. Palavra do Senhor!

Quando você  der algo, uma ajuda a um carente, tenha toda certeza de que será recompensado nesta vida e na outra. Porém, não dê visando única e exclusivamente, a recompensa. Faça o bem sem olhar a quem, e sem esperar pela recompensa. Não fique o tempo todo pensando o que Deus irá lhe dar pelas caridades que você tem feito por aí. Apenas pense em ser caridoso como o  Pai é misericordioso, e você verá que a sua vida será bem mais fácil. Os seus problemas são resolvidos ou dissolvidos com muita facilidade, pois é Deus quem está no comando da sua marcha, da sua caminhada terrestre rumo a casa do Pai. Mais não dê migalhas! Dê ao seu irmão carente uma quantia, uma quantidade suficiente para aliviar o seu sofrimento, para matar a sua fome! Pois a medida que usares para com os outros será usada também para vós.  Palavra do Senhor...

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir