.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

-Levi, o pecador, seguiu Jesus-José Salviano

 

20  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Lc 5,27-32

 

Evangelho

E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me.
E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu.
E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.
E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;
Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.


Reflexão

O coletor de impostos era um indivíduo odiado, desprezado, e considerado  impuro segundo a Lei.

Primeiro, por que ele era um traidor da pátria, pois estava a serviço dos romanos dominadores. Isto é, ele coletava impostos para os  invasores.  Sugava o sangue dos seus compatriotas,  para dar para os imperialistas daquela época.

Segundo. O cobrador de impostos,  era um desonesto, pois ele se aproveitava da sua autoridade para enriquecer.  Era um sujeito muito esperto, pois cobrava uma taxa maior  do que os romanos lhe exigia cobrar, e assim, ele ficava com a diferença.

E em terceiro lugar, o coletor de impostos era  um pecador segundo a Lei judaica, pois além de agir com  desonestidade, ele  colaborava com os dominadores  romanos.  Isso o tornava um impuro.

 

Repare quanta  desqualificação, quanto pecado, quanto defeito reunido em um só  homem!

Porém,  segundo a lógica de Jesus,  Levi foi  um escolhido para segui-lo. E pelo que parece, Jesus fez isso mesmo para provocar os líderes judaicos.  Pois Jesus, mais do que ninguém, sabia muito bem, que os líderes religiosos, não eram nem um pouco santos como eles  se apresentavam em público.

Por outro lado, Deus nos escolhe para a missão não pela nossa santidade, mais sim, pela nossa fé, pela nossa boa vontade, pela nossa disponibilidade de trabalhar pelo Reino de Deus. E à medida que vamos desempenhando o nosso trabalho, à medida que vamos caminhando na nossa missão, a nossa purificação  acontece pelo caminho durante a assimilação da sua palavra, e pela graça do Pai.

Prezada irmã, prezado irmã.  Quando você sentir o chamado de Jesus para segui-lo, para evangelizar, não fique pensando nos seus pecados, mais sim, pense na sua conversão que  naturalmente acontecerá à medida que você disser SIM, a Jesus.

Isso não quer dizer que você  que aceitou ser catequista na sua paróquia, pode continuar a levar aquela velha vida de antes. Não, mesmo. Não é disso que estamos falando.  Você, na qualidade de pecador, você que aceitou trabalhar na paróquia, agora é um novo homem, ou um anova mulher. Pois a partir de hoje, você irá mudar.  E isso lhe será muito fácil, pois contará com a graça de Deus  que nos disse por meio de seu Filho, não tenhais medo.  Estarei convosco até o fim dos tempos.  Não vos preocupeis com o dia de amanhã.  Não vos preocupeis com o que ireis dizer, pois o Espírito Santo colocará em vossas bocas  as palavras certas na hora certa...

Você viu só? É por aí. Aceite o convite de Jesus, e o resto Ele cuidará para que tudo dê certo. Para que você consiga desempenhar o seu trabalho missionário com qualidade, com santidade, e com pureza de espírito.

Jesus hoje está nos chamando a conversão, como Ele chamou a Levi. Façamos como o cobrador de impostos. Vamos largar todo o pecado, e seguir  Jesus!

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário