.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

CAMINHADA PARA A PÁSCOA – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 


Domingo, 21 de fevereiro de 2021.

Evangelho de Mc 1, 12-15.

        

 

Com a quarta–feira de cinzas iniciamos nossa caminhada de Quaresma, que se caracteriza como um tempo de preparação para a grande festa da Páscoa do Senhor e nossa. Iniciamos a nossa participação no mistério de Cristo. São quarenta dias vividos numa caminhada espiritual buscando em comunidade nos assemelharmos ao Cristo obediente, progredir no conhecimento de Jesus e corresponder ao seu amor levando uma vida santa. Nossa Quaresma é a participação na Quaresma de Jesus. A liturgia de hoje nos leva a contemplar como Cristo vence o mal, triunfando sobre a tentação no deserto e sobre a morte na cruz.

É necessário fazer da Quaresma um tempo de avaliação da nossa vida, quais são as nossas opções, qual o nosso relacionamento com Deus, comigo, com o próximo e com a natureza, buscando se conhecer melhor para mudar de vida, se corrigindo, isto é, buscando a conversão.  Quaresma é tempo forte de escuta da Palavra, para por meio dela, conhecer os desejos de Deus e praticar sua vontade. Tempo de jejuar daquilo que nos atrapalha ser melhor e praticar com amor a Caridade (esmola). Ser mais solidário, fraterno, paciente, generoso, aumentar a compaixão e a misericórdia com o próximo.

No Evangelho de hoje vemos que Jesus depois de ser batizado por João Batista, pleno do Espírito Santo, foi para o deserto ter sua quaresma, se preparar para iniciar sua missão, seu ministério, sua vida pública.

Lá no deserto Jesus foi tentado pelo demônio. Jesus estava fisicamente fraco, mas seu espírito estava fortalecido, pois passou esse tempo em intimidade com o Pai. Estava muito próximo do Pai. Jesus não cedeu às tentações do demônio, não se dobrou, não se deixou contaminar com suas propostas enganadoras.

As tentações de Jesus são como um resumo de todas as que nos podem assaltar: o Ter, o Poder, o Prazer. Submeteu-se a elas para nos advertir de que nunca estaremos livres das propostas para fazer o mal. Como Jesus, devemos expulsá-las energicamente. O tentador quer nos ganhar a todo custo, somos uma humanidade ferida pelo pecado, por isso fragilizada e quando temos bons propósitos de mudanças, quando nos propomos crescer na fé, a realizar boas obras, ou fazer sacrifícios, aí é que ele vem com força total e mentirosa para nos desviar dos bons desejos.

Para vencermos as tentações podemos nos recorrer às práticas quaresmais, elas não nos isentam das tentações, mas nos fortalecem espiritualmente. O Senhor misericordioso não permite que sejamos tentados acima de nossas forças. A tentação vem para despertar-nos para a nossa realidade de ser humano: fracos, débeis, inconstantes, inclinados ao mal e nos desperta para a humildade.

Depois da prisão de João Batista, Jesus foi para a Galileia iniciar seu ministério, dizendo: “Completou-se o tempo, e o reino de Deus chegou! Convertam-se e creiam na Boa-Nova!” Jesus queria dizer que chegou o tempo marcado por Deus para a realização de seu reino. Chegou o tempo da Redenção, tempo no qual era necessário que o gênero humano sentisse, experimentasse a misericórdia e o amor de Deus na pessoa de Jesus.

O reino de Deus, de que Jesus fala, é o reino que Ele mesmo fundou e inaugurou sobre a terra e que terá sua consumação no Céu, isto é, a Igreja. Todos os batizados pertencem a esse reino, mas, sobretudo àqueles que colocam a mensagem de Jesus no coração e vivem a lei do amor.

Jesus veio anunciar sua Boa Nova ou Evangelho a todos, aos inimigos, aos ingratos, aos ignorantes, propôs o fim da vingança, o exercício do perdão dos pecados, ensinou o reino da Justiça, os meios para se tornarem santos, a redenção, a graça de adoção de filhos de Deus, a herança do Céu, a honra de se tornarem irmãos do filho de Deus. Jesus veio fazer a Nova e Eterna Aliança com o homem.

O reino de Deus vai se realizando à medida que nós o aceitamos, dando uma resposta adulta e livre à mensagem de Jesus e assumimos as responsabilidades que nossa fé nos traz.

Contemos com a graça de Deus para vencermos as tentações e melhorarmos cada vez mais a busca da santidade, ela nunca nos faltará se a pedirmos com humildade. Portanto, nesse primeiro domingo da quaresma a liturgia nos chama mais uma vez para voltarmos para dentro de nós, analisarmos como estamos vivendo, arrepender-nos dos nossos pecados e assumirmos um compromisso de mudança para que cheguemos à Páscoa com o coração limpo, puro, convertido.

Peçamos a Deus, nosso Pai bondoso, que nos permita caminhar nos “caminhos do Senhor”, isto é, viver e agir com uma conduta justa, como nos reza o salmo de hoje.

 

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

        

        

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário