.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

E O TEU PAI QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO TE DARÁ A RECOMPENSA-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 17/02/21 - Mt6,1-6.16-18


QUARTA-FEIRA DE CINZAS

“E O TEU PAI QUE VÊ O QUE ESTÁ OCULTO TE DARÁ A RECOMPENSA”


Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Quarta-Feira de Cinzas, início da quaresma, um tempo de preparação para a grande festa da vida: A PÁSCOA DO SENHOR JESUS!

O rito da imposição das cinzas, na celebração de hoje, nos faz reconhecer a nossa pequenez, o quanto somos pecadores necessitados da misericórdia de Deus.

Comecemos hoje, uma caminhada de aprendizado, de correção, rumo a Páscoa do Senhor Jesus, coração do ano Litúrgico.

O tempo da Quaresma, não deve ser meditado como algo do passado, e sim, do presente, pois são muitos os irmãos que ainda hoje, continuam sendo crucificados como Jesus, crucificados por uma sociedade insensível, impiedosa que não os enxerga como gente, como filhos de Deus...

Para que possamos chegar à Páscoa, revestidos de uma nova roupagem, precisamos nos reorganizar interiormente, limpar a nossa casa (coração) reaver os valores que deixamos de lado, buscando sempre à conversão. Precisamos nos libertar de tudo o que nos escraviza, que nos impede de caminhar, de ir ao encontro do outro, como o egoísmo, a ganancia, que nos afasta de Deus e dos irmãos.

Todas as práticas que a Igreja nos recomenda durante este tempo, como a oração, o jejum e a esmola, tem como finalidade, nos levar a conversão, a uma reconciliação conosco, com Deus e com os irmãos.

O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos alerta sobre o perigo de cairmos na hipocrisia de praticar boas obras somente para sermos vistos, elogiados, e ver crescer o nosso prestígio diante as pessoas.

O texto nos apresenta três exercícios que podem nos ajudar a crescer na vida cristã, que é a esmola, a oração e o jejum.

A esmola, no seu sentido amplo, é toda a nossa disponibilidade de ajudar ao próximo, tanto materialmente como espiritualmente...

A oração é o nosso contato íntimo e filial com Deus, quando reconhecemos as nossas fragilidades e nos colocamos na sua dependência...

O jejum, é o exercício do autocontrole, temos que ter um controle sobre as nossas vontades, nossos impulsos que muitas vezes nos levam a pecar....

Quem tem um relacionamento com o irmão através da partilha, da atenção para com os necessitados, vive a caridade (esmola). Do mesmo modo, quem tem um relacionamento íntimo com Deus, tem uma vida de oração. E quem exercita o autocontrole sobre as suas vontades, seus impulsos, pratica o jejum.

Todas essas, experiências, se partidas do coração, nos possibilitam um viver harmonioso com Deus e com os irmãos. Porém, se junto a essas práticas, estiver embutido o desejo de ser visto, de ser elogiado, estas práticas, perdem seu valor, pois não partirem do coração...

Pensemos nisso...


DESEJO A TODOS: UM FRUTUOSO TEMPO QUARESMAL!

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho


2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir