.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

-...não imiteis as suas ações-José Salviano

 

02 de Março de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 23,1-12

 

 

Evangelho

Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los;
E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
O maior dentre vós será vosso servo.
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

 

Reflexão

 

Jesus  recomendou aos discípulos e aos demais ouvintes ali presentes, para que eles não imitassem as ações dos escribas e dos fariseus.  E isto por que eles, os escribas, gostavam mesmo era de aparecer.  Eles se faziam de puros, porém, na verdade não o eram.

Jesus até aconselhou os seus ouvintes a seguir o que os fariseus e escribas,  diziam em seus discursos. Porém,  nem pensar em copiar  as suas ações, a sua prática de vida!

Desde os tempos de Jesus até os nossos dias,  no mundo inteiro, os fariseus tem sempre se apresentado como pessoas do bem, que praticam o bem, e fazem discursos bonitos,  discursos inflamados até de  gritos e muitos gestos para impressionar a sua plateia.  Outros, falam bonito, com palavras  que impressionam, porém, na verdade, em suas vidas reais, são exatamente o contrário do eu se mostram nas festas e eventos sociais. Por fora, bonitos e por dentro  cheios de maldades, de crueldades, de falsidades.

Esses são os fariseus e escribas de todos os tempos, e de todos os lugares da Terra.

Segundo Jesus, nós podemos até copiar algum trecho dos seus lindos discursos, porém, nem pensar em seguir as suas práticas de vida na realidade.

Caríssimas e caríssimos. Nós que somos seguidores de Jesus, precisamos  constantemente examinar o nosso interior, as nossas verdadeiras intenções,  o nosso sub-consciente, para verificar se está  havendo algum tipo  de pensamento oculto que nos possa enquadrar, nos igualar como os fariseus. Nós precisamos estar sempre vigilantes pois as torrentes da moda, as influências sociais, ou dos nossos “amigos”.  Podem estar nos arrastando para este estilo de vida superficial, um estilo de vida de aparências,  um estilo de vida de ser colunáveis, de aparecer na mídia, ou coisa deste tipo.

Como vemos no Evangelho de hoje, tudo isso para Jesus são banalidades sem nenhuma importância para o nosso preparo para merecer  um dia a vida eterna.

E para  finalizar o seu discurso, Jesus  acrescentou que: O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
 

É, minhas irmãs, e irmãos! Precisamos tomar muito cuidado, pois lá no fundo da nossa mente podem  estar passando pensamentos de querer ser a mais perfeita, o mais competente, a mais santa da paróquia. Aquela e aquele que sabe de tudo, que se preocupa com tudo e cuida até da qualidade da comida do padre... você sabe!  É preciso que alguém cuida de tudo isso sim, mas o que estamos nos referindo, é segundo a ótica de Jesus.  De não fazer as coisas para nos engrandecer, mas sim para servir  ao Reino de Deus.

Então! Vamos lá? Coragem!... Pois o nosso maior inimigo pode estar dentro de nós mesmo. Dentro da nossa mente cheia de vaidades e mazelas humanas. E de repente, sem menos esperar,  podemos estar caindo no mesmo erro dos fariseus!  Podemos não estar  sendo  nada humilde, mas sim, uma pessoa falsa e hipócrita, que faz as coisas para impressionar,  e o pior, uma pessoa que não dá lugar para outras pessoas também ajudar e crescer na fé!

Tenha um santo dia. José Salviano.

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir