.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Indulgência e compaixão-Helena Serpa

 

14 DE FEVEREIRO DE 2021

 

6º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Lv 13, 1-2.44-46

 

Leitura do Livro do Levítico 13,1-2.44-46

1O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 2'Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha   branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão, ou a um dos seus filhos sacerdotes. 44Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. 45O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas,
os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: 'Impuro! Impuro!' 46Durante todo o tempo em que estiver leproso
será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento'. Palavra do Senhor.

 

 Reflexão – “Cristo já nos libertou”

“Antigamente, para os hebreus, a lepra era considerada uma maldição, um castigo divino. Todas as doenças eram consideradas um castigo, mas a lepra era o próprio símbolo do pecado. Hoje, também, quando refletimos sobre as palavras deste trecho nós podemos avaliar a real situação a que o pecado nos condiciona. Assim como o leproso, naquele tempo, era declarado impuro e por isso, afastado do convívio social, o pecado também apodrece a nossa alma, desarmoniza o nosso interior e nos torna impuros nos afastando de Deus e dos irmãos. Todos nós trazemos em nós uma marca do pecado original, no entanto, aqueles que creem em Jesus e se apossam da Sua Salvação, recebem o antídoto para o germe do pecado. Jesus veio nos libertar desta doença maldita, no entanto, precisamos estar conscientes e vigilantes, pois quando nos afastamos de Deus querendo ser deuses de nós mesmos, o pecado se apossa da nossa alma e estamos fadados à morte eterna. Jesus instituiu o Sacramento da Reconciliação para que possamos reconhecer o nosso ser pecador e acolher a Misericórdia do Pai que não quer que nenhum dos Seus filhos se percam. Não somos obrigados a viver no pecado, pois Cristo já nos libertou. – Você reconhece que é pecador necessitado da Salvação de Jesus? – Você costuma procurar o sacerdote para se reconciliar com Deus? – Como você se sente quando comete um pecado grave? – O que você faz?

 

Salmo 31,1-2.5.11 (R.7)

 

R. Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

1Feliz o homem que foi perdoado*
e cuja falta já foi encoberta!
2Feliz o homem a quem o Senhor
não olha mais como sendo culpado,*
e em cuja alma não há falsidade!R.

5Eu confessei, afinal, meu pecado,*
e minha falta vos fiz conhecer.
Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!'*
E perdoastes, Senhor, minha falta.R.

11Regozijai-vos, ó justos, em Deus,
e no Senhor exultai de alegria!*
Corações retos, cantai jubilosos!R.

 

Reflexão - Se confessarmos os nossos pecados Deus é fiel e justo para nos perdoar e restaurar o nosso corpo e o nosso espírito. O perdão do Senhor nos revigora a alma e nos devolve a alegria de viver. O reconhecimento do nosso ser pecador é o primeiro passo para o perdão do Senhor. Somos homens e mulheres justos quando nos submetemos ao julgamento de Deus e imploramos a Ele o perdão das nossas faltas. Assim a nossa alma cantará jubilosa, salmos de louvor e de gratidão. Experimente confessar os seus pecados e você fará o teste.

 

2ª. Leitura – I Cor 10,31-11,1

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 10,31-11,1

Irmãos: 10,31Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a igreja de Deus. 33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 11,1Sede meus imitadores,
como também eu o sou de Cristo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Fazer tudo para a glória de Deus”
“Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Com estas palavras São Paulo nos exorta a vivermos voltados para Deus e a pô-Lo no centro da nossa existência. Não precisamos nos restringir de nada, considerando que todas as coisas que acontecem na nossa vida são para a glória de Deus. Deste modo, nós colocamos o Senhor no núcleo das nossas ações e dos nossos ideais. Fazer tudo para a glória de Deus é dar a Ele graças e louvores em cada momento da nossa vida distinguindo a sua graça e a Sua bênção e providência nos mínimos detalhes dos acontecimentos. Comendo, bebendo, trabalhando, dançando, viajando, dormindo, sonhando, a nossa vida é um dom de Deus e é para Ele que devemos oferecê-la. Jesus irá ficar muito feliz se pensarmos assim, porque o Seu maior desejo é participar de todos os momentos da nossa vida, muito perto de nós, nos ensinando, nos orientando e caminhando conosco no nosso dia a dia. – Você pensa em Deus a todo o momento ou somente quando está em oração? – Para você o que significa orar sem cessar? – Como é o seu comportamento longe da comunidade quando você participa dos eventos sociais? – Você tem feito lá também tudo para glória de Deus?

 

Evangelho – Mc 1, 40-45

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,40-45

Naquele tempo: 40Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: ‘Se queres tens o poder de curar-me’. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: ‘Eu quero: fica curado!’ 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: ‘Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou,
como prova para eles!’ 45Ele foi e começou a contar
e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos.
E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – indulgência e compaixão”
Jesus não tinha para com os leprosos olhar de reprovação, nem discriminação ou tampouco quando abordado por eles mostrava-se superior, mas os olhava com indulgência e compaixão. O leproso hoje somos nós, o pecador que se aproxima de Jesus consciente do seu pecado, mas confiante na misericórdia do Pai. Do mesmo modo também Jesus olha para cada um de nós que arrependido, se aproximar dele com confiança, e cheio de compaixão estende a Sua Mão para nos tocar. Jesus age hoje como agia no tempo em quem andava por aqui. Quando acreditamos, pedimos, suplicamos, de coração, Ele realiza. No entanto, é importante também para nós perceber que o leproso colocou como condição o querer de Jesus.  Precisamos, pois, abrir a nossa boca e o nosso coração diante de Jesus para manifestar a Ele os nossos desejos, condicionados à vontade de Deus.   Jesus nos olha, acolhe a nossa fraqueza, a nossa limitação, mas nós temos que reconhecer: “se queres, tens o poder de curar-me”!  Esta, pois, é a maneira certa para que peçamos a Deus aquilo que desejamos. Deus sempre quer nos curar, na hora certa, Ele age. Ele nos conhece, sabe dos nossos motivos e nos perdoa, porém, nos alerta: “vai, mostra-te ao sacerdote e oferece algo pela tua purificação”. Não estamos isentos de procurar um sacerdote pelo fato de saber que Jesus já nos perdoou no coração.  Perdoados, cheios da graça e do amor de Deus nós também poderemos sair apregoando o nome de Jesus por onde andarmos. – Você pede a vontade de Deus ou se limita a pedir só o que acha que lhe convém? – Você costuma contar pra todo mundo as maravilhas que Deus realiza em você?    - Você tem recebido graças de Deus? - Existe algum “leproso” que precisa do seu olhar de compaixão? Pergunte a Jesus o que você poderá fazer por ele!

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir