.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

-Amai os vossos inimigos-José Salviano

 

27  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 5,43-48

 

 

Evangelho

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

 

Reflexão

 

Jesus aperfeiçoou a Lei. Ele resumiu toda a Lei em apenas dois mandamentos: O mandamento do amor. O amor a Deus e o amor ao próximo.

Pois quem ama compreende que o seu inimigo pode estar sendo tentado pelo maligno, pode estar sofrendo de algum distúrbio mental, ou ele é mesmo uma pessoa muito má.  Por tanto, muitas das vezes é inútil responder com a mesma moeda, pois  o conflito só vai se agravar ainda mais. Pois o seu irmão sem limites, acha que não tem mais nada a perder. Mais você, sim. Você tem mulheres e filhos, você tem uma vida pela frente, e o mais importante, é que você tem de fazer de tudo para merecer a vida eterna.  Ele, o seu irmão, já está se considerando um caso perdido em todos os sentidos. Pense em tudo isso antes de revidar com as mesmas armas, ou mesmo com armas mais possantes. Primeiro lhe pergunte: Será que valerá a pena?

Quem ama perdoa. Perdoa para que Deus lhe perdoa também. E foi isso que Jesus nos ensinou.  Muitos pensam que perdoar é se rebaixar, é se acovardar, se desmerecer. Não é não! Segundo a lógica de Deus, é perdoando que se é perdoado. E nós não somos santos mesmo. Não é?  Quantos erros, quantos pecados,  e a quantos nós já não prejudicamos seja intencionalmente ou sem o querer, ou por se fazer de surdos e cegos diante dos crimes dos nossos  amigos, e até mesmo dos nossos filhos?

Pense. Pense antes de partir para a vingança!

Deus manda a chuva e o sol para os bons e os maus. Deus enviou o seu próprio Filho para nos livrar do pecado. Deus quer a salvação de todos nós.  Então que direito nós temos de discriminar as pessoas? Quem nos disse que podemos  rotular alguém de isso e daquilo?  Quem nos mandou, quem nos autorizou a julgar e condenar o nosso irmão?

Sede perfeitos como o Pai é perfeito. Isso nunca o seremos, pois perfeito é somente Deus, é claro. Porém, para nos aproximarmos da perfeição,  temos de imitar a Jesus. Ele perdoou, Ele rezou, Ele sofreu calado, sendo que podia com apenas um gesto, derrubar todos os soldados e todos os seus opressores.

Por tanto, amem os vossos inimigos. Rezem por eles!  São palavras duras, mais são palavras de vida eterna!

 

Se cuide! José Salviano

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário