.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

-As causas da impureza-José Salviano

 

10  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 7,1-13


Evangelho

E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.
Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.
Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;
Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.

Reflexão

 

Jesus não está negando os conceitos de pureza e de impureza, muito menos a importância da higiene para a nossa saúde. O que Jesus está combatendo é o entendimento errado dos judeus a respeito da pureza.

Para os judeus, muitas coisas que vinham de fora do nosso corpo eram o que tornavam impuras as pessoas. Como por exemplo, não fazer o ritual da limpeza antes da comida, não tomar banho após chegar da rua, tocar em um cadáver, em um doente, etc.

Jesus nos mostra que mesmo que nos contaminemos por falta de higiene, a nossa alma continuará intacta, sem pecado, como antes do ocorrido.

Ou seja, o que vem de fora, não afeta a nossa espiritualidade. Quando estamos em estado de graça, mesmo se formos contaminados por bactérias, a nossa alma continua pura.

Ao contrário, muitas das coisas que saem de dentro de nós, passando principalmente pela nossa boca, é o que nos deixa impuros, indignos de receber a Eucaristia, e de entrar para o Reino do Céu. Por exemplo: Inveja, ódio, vingança, traição, violência, crimes, tudo isso começa lá dentro da nossa mente. Começa dentro de nós.

Higiene, sim. Hipocrisia, não!  Foi o que Jesus defendeu.

A higiene é indispensável para a manutenção da saúde. Sabe-se que 80% das doenças são causadas por falta de higiene. Por mãos mal lavadas, ou mesmo sujas que manipulam os alimentos. Podemos ser infectados até mesmo em consultórios e ambulatórios, pois o cansaço, a falta de tempo, e mesmo a falta de consciência de uma preocupação com o bem do próximo pode ocasionar um infecção até mesmo acidental.

Pegamos diariamente em coisas que podem estar infectadas como maçanetas de portas, canos de sustentação nos ônibus, e em muitos outros lugares.

Tome muito cuidado nas manicures, leve o seu estojo próprio. Outro lugar muito perigoso, e cheio de contaminação  são os gabinetes dentários. Principalmente quando não são bem higienizados. E isso a gente percebe pelo mau cheiro dos instrumentos  colocados em nossas bocas.

 

Porém, nada disso é muito divulgado pela saúde pública, pois afinal, a indústria da saúde iria à falência se ninguém ficasse doente.

Jesus não falou contra os bons hábitos de higiene.  O que ele condenou foi a hipocrisia dos judeus, em defender uma tradição absurda sobre os conceitos de impureza e de pureza.

Para Deus o que importa é a pureza da nossa alma. Podemos até estar sujos por fora, mas o que o que importa é a nossa limpeza por dentro.

Do que adianta lavar  as mãos, se não lavamos a nossa alma? Do que adianta estar limpos por fora, bem vestidos, com sorrisos falsos, se por dentro cultivamos o ódio, a vingança, a exclusão, e todo o mal que temos feitos contra o nosso irmão?

Higiene, sim. Hipocrisia, não.  Precisamos da higiene, pois sem ela, a nossa saúde será danificada. Porém, não confundamos as coisas. Ao lado de mãos bem lavadas, é necessário que tenhamos a nossa alma bem lavada, e purificada de todo pecado!

Uma vida limpa diante de Deus, aos olhos de Deus, é o essencial.

Pensar sempre em coisas celestiais, estar sempre com os pensamentos voltados para os ensinamentos de Jesus, é mais importante do que estar vestido com roupas caras, e bem limpas.

É por isso que não devemos desprezar os funcionários da limpeza, aqueles que estão sujos por fora, mas por dentro não guardam rancor, ódio e outras coisas que são do desagrado do Pai.

São pessoas humildes que fazem o que não gostaríamos de fazer. São pessoas excluídas, desprezadas, sofridas, que muitos de nós as consideramos as últimas na escala social.

Mas na verdade, muitos daqueles e daquelas que se consideram os ponta de lança, os primeiros na escala social, no dia do juízo final, poderão ser considerados os últimos...

Pois os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

Palavra da salvação.

 

S cuida! E tenha um bom dia. José Salaviano

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário