.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

-6º DOMOINGO T.C.JESUS TEVE COMPAIXÃO DO LEPROSO-José Salviano

 

6º DOMOINGO DO TEMPO COMUM

14  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 1,40-45

 

Evangelho

E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.
E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.
E, advertindo-o severamente, logo o despediu.
E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.

Reflexão

 

PRIMEIRA LEITURA - Deus disse a Moisés que o todo leproso deveria ser considerado impuro, e que deveria permanecer fora do acampamento para não contaminar os demais.

 

No Novo Testamento, Jesus considera impuro todo aquele e aquela que alimenta maus pensamentos. Portanto, o que torna o ser humano impuro, causando mal à sua alma, é o que vem de dentro, o que vem da nossa mente, e não o que nos vem de fora.

Hoje, a nossa impureza é causada pela nossa imoralidade, pela corrupção, pelo egoísmo, pela violência, e tudo isso provém do nosso interior, causando o mal para a nossa alma, e também ao nosso corpo.

Já o que vem de fora, e que causa o mal diretamente ao nosso corpo, á nossa saúde, é causado principalmente pela falta de higiene corporal, e que tem origem em primeiro lugar, pelas mãos mal lavadas.  A contaminação advinda das maçanetas, causam 80% das doenças  em todo  mundo. (comprovado em pesquisa). Se todos lavassem bem as mãos, esfregando-as uma na outra, e enxaguando até sair todo o sabão e a sujeira, ninguém precisaria de planos de saúde, nem de gastar tanto dinheiro com exames, (muitos deles desnecessários) e com remédios que em vez de nos curar, nos adoecem mais pelos efeitos colaterais.

 

Infelizmente nós não temos  uma solução  inteligente e bem intencionada para os nossos problemas de Saúde. Isto porque não é ensinado nas escolas e nos lares, os devidos cuidados com a higiene. Assim, a medicina  que em vez de ser  preventiva, é uma medicina curativa. Ou melhor, é “remediativa”. Porque os remédios não curam, mas sim, remedeiam.

 

SALMO - Feliz é a mulher, feliz é o homem que podem sentir-se perdoados por Deus. Quando estamos em pecado, nossa consciência nos acusa, nos deixa com aquele mal-estar, e ficamos abatidos. Porém, depois de confessar os nossos pecados e de sermos absolvidos, nós sentimos a paz de Cristo, sentimos novamente a sua presença suave como a brisa.

 

SEGUNDA LEITURA - O missionário deve ser um espelho no qual está refletido Cristo.  Ele deve sorrir como Jesus sorriu, amar como Jesus amou, perdoar  como Jesus perdoou...

 

Irmãos. Vamos nos inspirar na vida de Paulo, o qual copiou tudo de Jesus Cristo. Agindo assim, estaremos fazendo tudo, ou quase tudo pela glória de Deus, e pela salvação da humanidade. Essa é a nossa missão na Terra, meus irmãos! Não estamos aqui para curtir a vida, para nos engrandecer, para usufruir, para nos regalar, mas sim, para  seguir os passos de Jesus. Para dar continuidade à sua missão salvífica, para sermos o sal da Terra e luz do mundo. Mas para tanto, é necessário que estejamos PUROS. E para estarmos puros precisamos nos afastar de toda lama, de toda causa de pecado, e recorrer diariamente ao poder e compaixão daquele que nos deixou tudo o que necessitamos para nos manter limpos(as), sem manchas de pecado, através da Igreja, com seus sacramentos.

Vamos evitar o escândalo, na família e principalmente na Igreja. Reconheço que o maior obstáculo para a liberação do celibato, é o perigo de escândalo principalmente proveniente dos filhos do padre casado  que terão suas mentes influenciadas pelos amigos, pelo maligno...

Paulo nos aconselha a agradar a todos, e isso não significa ser bobinho, muito menos falsos e superficiais. Significa aceitar o irmão como ele é, com seus defeitos e qualidades. Porém, quando for preciso, temos o dever de corrigi-lo, de corrigi-la com a devida caridade, é claro.

O cristão não é aquele que vive buscando tirar vantagens pessoais, tais como: Aparecer, ficar famoso, ter planos de se candidatar a vereador, etc. Mais sim, é aquele que visa o interesse da maioria, aquele que tem como propósito ou objetivo, a salvação de todos os demais. O verdadeiro cristão não está preocupado consigo mesmo, mas sim, é aquele que está sempre empenhado em aumentar a fé, a caridade, a esperança e a espiritualidade dos seus irmãos. Ele jamais fomenta a discórdia em sua paróquia. Ele se preocupa em manter a Igreja unida, sempre faz de tudo para que a comunidade cristã seja o povo de Deus unido numa só fé e pelo amor de Cristo.

 

EVANAGELHO.

 

Jesus teve compaixão do leproso. Ele ficou cheio de pena daquele pobre homem, que como todos os demais leprosos, era um morto vivo. Abandonado por todos, inclusive pala própria família.  E este abandono tinha como causa dois motivos.

Primeiro pelo medo de ser contaminado pela lepra.  E em segundo lugar, pelo fato de se saber que todo doente  era um pecador.  Ou seja, foi por causa dos seus pecados que ele foi castigado com a enfermidade. E no caso da lepra,  o pecado  deveria ter sido muito grande, pois aquela doença não tinha cura.

Jesus ficou comovido com o sofrimento e a grande fé daquele pobre homem, que disse: Se queres, bem podes limpar-me.   Veja que ele se considerava sujo! Impuro pelo seu pecado, e por tanto necessitava ser primeiro  purificado e em seguida  curado. Ele, ao dizer  aquelas palavras,  demonstrou total confiança  no poder do Filho de Deus.

Irmãs, e irmãos. Quando nós rezamos e pedimos, será que demonstramos total confiança do no poder de Deus como aquele leproso?

Notem, também, que Jesus não teve nenhum receio de tocar no leproso, e fazendo isso, o purificou dos seus pecados e o curou da lepra. 

Alguém aí poderia dizer: Também,  Ele é Deus, e nada o atingiria! E os enfermeiros? Que sem poder  sobrenatural nenhum, tocam os doentes, os limpam, lhes dão banho, fazem curativos removendo  a carne podre mal cheirosa das feridas?

 

 

Naquele tempo, curar um leproso era como ressuscitar um morto . Porque na mentalidade de todos, um leproso já era uma pessoa condenada  morta, já estava por tanto morto, ser leproso era o mesmo que já estar  morto.

Segundo o código de pureza, ninguém deveria tocar num impuro, para não ficar também impuro. Jesus desrespeita esse código e toca o leproso. Sendo assim, Jesus teria também ficado impuro e deveria ser retirado do convívio social e passar a viver no deserto.

A compaixão de Jesus foi maior que os ditames da Lei. Por isso Ele tocou o leproso e o libertou daquele sofrimento.

Jesus pelo teu poder e infinita bondade! Cura a nossa lepra que é  representada pela nossa preguiça de rezar, pela nossa falta de caridade, pelo nosso egoísmo, e de tudo aquilo que nos desvia do caminho certo, de uma vida reta e honesta e na amizade com o Pai. Por mais puros que sejamos, sempre há algo em nós que precisa ser purificado.

 

Tem compaixão de nós, Senhor e liberta-nos dos nossos sofrimentos. Livrai-nos das injustiças que fazem uma minoria no planeta possuir tanta riqueza, enquanto uma maioria vive na miséria! Livra-nos das injustiças salariais: Enquanto uns sem pegar no pesado recebem gordos salários e ainda se reúnem para promover aumentos incontestáveis, outros têm de trabalhar no pesado durante oito horas por dia, e se contentar com salários de fome, tem de morar em lugares de risco que quando vem as chuvas tem os seus poucos pertences comprados com o suor do rosto, todos destruídos. Jesus tende compaixão de nós. Livra-nos da violência que a cada dia se alastra mais, e que é gerada pela ausência de Deus!

 

O leproso era considerado impuro, e estava sofrendo por ter pecado. A lepra era um castigo de Deus a um pecador. Por isso, o leproso era desprezado por aqueles que se julgavam puros e com saúde. Jesus o liberta de seus pecados, como libertou o paralítico, dizendo: "Teus pecados estão perdoados".

Os leprosos de hoje são os mendigos malcheirosos  das calçadas da vida. Ninguém se aproxima deles,  poucos lhes dão algumas migalhas...  Eles são como os leprosos dos temos de Jesus.  Muitos acham que a causa da sua miséria é a preguiça. Muitos os chamam de vagabundos.  Muitos dizem: Não lhes dê comida por que eles se acostumam... Só que muitos se esquecem do Juízo final, quando Jesus nos dirá: Ide para o fogo eterno, pois tive fome e não me destes de comer... 

Está aí o por que a falta de CARIDADE  é o maior dos pecados. Roguemos a  Deus diariamente que nos liberte de todas as causas de pecado! Que Deus Pai nos livre da pior lepra que é a INDIFERENÇA. Indiferença diante ao chamado de Deus, Indiferença diante do sofrimento do irmão, indiferença diante da corrupção que se alastra cada dia mais. A sociedade hoje despreza o mendigo por considerá-lo um imprestável, um vagabundo e merecedor daquela situação de miséria absoluta, merecedor de morar na rua.

Aquele leproso estava derrotado, sem forças para reclamar os seus direitos de ser humano, e assim, ele como os demais,  aceitava  a exclusão, aceitava  a ideia de impureza, em fim, se achava acabado! Jesus, pelo seu poder e bondade, tendo misericórdia daquele pobre sofredor, o liberta-o da sua "impureza"! Liberta-o dos seus pecados e do seu sofrimento físico e psicológico e ou moral.

O leproso, reconhecendo-se pecador, humildemente ajoelhou-se, e num gesto de quem acredita realmente no poder de Deus no seu Filho, disse: "Senhor. Se queres tens o poder de curar-me". Ele demonstrou: Humildade e fé. Muita fé.

Como são os nossos pedidos a Deus? Como são as nossas orações? Com humildade ou com arrogância? Será que cremos sinceramente no poder e na bondade de Deus para nos libertar dos nossos apuros? Apuros esses que na maioria das vezes acontecem pela nossa própria culpa?

 

Desejo-lhe um bom e santo domingo. José Salviano.

 

 

(Vídeo)6º DOMINGO DO T.C.JESUS CUROU O LEPROSO-Vera Lúcia

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir