.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

AMAI VOSSOS INIMIGOS-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 27/02/21. Mt5,43-48

SÁBADO DA 1ºSEMANA DA QUARESMA

“AMAI VOSSOS INIMIGOS...”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo
Onde impera o ódio, a indiferença, muitos vão perdendo as características de irmãos, o senso do amor, do respeito... Indiferentes aos apelos de Jesus, que se intensificam neste tempo da Quaresma, estes, acabam perdendo de vista o maravilhoso horizonte da paz...
As palavras de Jesus, endereçadas a nós, no evangelho de hoje, nos provocam a um grande desafio: “amar os nossos inimigos” isto é: amar àqueles que nos prejudicam, que nos fazem o mal. Como tornar isto possível, se humanamente estamos sempre prontos para o revide? Jesus vem quebrar esta barreira do ego humano, nos ensinando a pôr um fim no círculo vicioso da vingança, dando as ofensas que recebemos uma resposta de amor!

O ponto central do evangelho, é o amor, o amor sem fronteira, que não impõe condições, o amor que é só gratuidade.

A palavra amor, talvez seja a palavra mais escrita, mais declamada neste planeta, no entanto, ela é pouco vivida, tudo porque, o ser humano está perdendo a cada dia, a referência do amor, que é a sua identidade de filho e de filha de Deus.
O amor é a nossa primeira vocação, Deus nos criou por amor e para o amor, portanto, é o amor de Deus infundido em nossos corações, que nos leva a amar, a amar não somente aqueles que nos ama, como também, aqueles que nos fazem o mal. Querer o bem do outro, independente do que ele tenha feito contra nós, é amar do jeito de Jesus, é amar o seu semelhante pelo o simples fato de sermos irmãos em Cristo, filhos do mesmo Pai! 
Não são as diferentes formas de comportamento das pessoas, que vão determinar as nossas atitudes para com elas, e sim, o amor de Deus presente no nosso coração, é este amor que nos leva a superar qualquer diferença, qualquer forma de injustiça praticada contra nós... 
Como filhos do céu, enxertados em Cristo, temos que fazer a diferença no mundo: amar também aqueles que não nos ama. Se amarmos somente as pessoas que nos amam, que diferença faremos? 
Não é porque alguém nos fez o mal, que vamos fazer o mesmo com ela, se assim fizermos, perderemos até mesmo o direito de reprovar as suas atitudes, já que agimos da mesma forma que ele.

O amor é a presença de Deus em nós e se Deus é amor, quem vive em Deus, vive o amor, ama com o coração de Jesus, abraçando neste amor, até mesmo o inimigo.
Pagar com a mesma moeda uma agressão, é eleger o agressor como nosso mestre, pois repetimos a atitude dele, tornando-nos às vezes até pior do que ele, que pode ter nos ofendido num momento impensado, já nós, não, pois o revide é sempre planejado.

Fazer o bem a quem nos fez o mal, é uma atitude que pode levar o agressor a uma revisão de vida, até mesmo à conversão.

Um coração que vê o outro com o olhar de Jesus, é um coração acolhedor que responde o ódio com amor...


DESEJO A TODOS UM FRUTUOSO TEMPO QUARESMAL!

QUE DEUS NOS ABENÇOE!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

 

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir