.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

-Jesus abençoou os pães e mandou distribuir-José Salviano

 

13  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 8,1-10

 

Evangelho

Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo o que comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes:
Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm o que comer.
E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.
E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?
E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete.
E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão.
Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante.
E comeram, e saciaram-se; e dos pedaços que sobejaram levantaram sete cestos.
E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os.
E, entrando logo no barco, com os seus discípulos, foi para as partes de Dalmanuta.

Reflexão

 

Jesus pegou os sete pães, deu graças,  abençoou e os  mandou distribuir. 

O fato de Jesus ter dado graças, nos revela o sentido eucarístico  da multiplicação dos pães.  É um fato também de que aquela multidão estava faminta e algo deveria ser feito para resolver aquele grande problema. E nenhuma solução humana poderia fazer isso. Só Jesus poderia ter realizado tamanha proeza, pois para Deus nada é impossível. E Jesus é o próprio Deus encarnado no meio de nós. Hoje Jesus está aqui e está aí também do seu lado, porém, de forma invisível. Nós não  o podemos ver com os olhos físicos, porém o podemos ver com os olhos da nossa fé. Podemos sentir a sua presença que nos conforta, nos dá força, e atende os nossos pedidos.

É importante lembrar, que aquela multidão  não estava a procura de comida, mas sim, de curas e de ouvir a palavra de Jesus.

É por isso que a multiplicação dos pães  nos retoma a Santa Missa, onde muitos de nós reunidos numa só fé, nos alimentamos  da palavra e do Pão Vivo descido do Céu.

Mais por que Jesus multiplicou os pães?  Primeiro porque Ele é Deus e tem plenos poderes no Céu e na Terra. Em segundo lugar, porque Jesus sentiu muita compaixão daquelas pessoas que não tinham o que comer. O amor de Jesus  se transforma em solidariedade, e Ele envolve os discípulos e outras pessoas ali presentes, naquele gesto de fraterno, pedindo a sua ajuda na solução daquele problema coletivo. Assim, os discípulos colaboram na medida em que organizam o povo e distribuem os pães. Outras pessoas  contribuíram também doando os sete pães, que eram para a sua alimentação, mas, preferiram confiar no poder de Jesus, e partilhar o pouco que possuía para matar a fome de todos os demais. E dessa forma, o brilho do amor de Jesus contagiou a todos, e a compaixão mais a solidariedade se espalhou  no meio daqueles homens, mulheres e crianças que há rês dias  estavam ali ouvindo o Mestre.

E foi que aconteceu mais um milagre espetacular, mais uma demonstração da divindade de Cristo para calar a boca dos incrédulos. Daqueles que só acreditam no Cristo histórico, não aceitando o seu mistério. Quem me dera ter o poder de multiplicar os alimentos. Assim, eu mataria a fome de tantos irmãos que  estão passando tanta necessidade!

Quantos irmãos nossos que neste momento estão passando fome! E nós nos alimentamos sem miséria, e nem pensamos neles. Perguntemos a cada um de nós: O que eu posso fazer por eles?

Irmãs  e irmãos. Rezemos pelos governantes para que governe com justiça, e não deixem os famintos morrerem de fome!

 

Tenha um bom dia. José Salviano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário