.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

FIÉIS À CRISTO, VENCEREMOS TODAS AS TENTAÇÕES!-Olivia Coutinho

 

 

EFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 21/02/21 - Mc 1,12-15

1º DOMINGO DA QUARESMA

FIÉIS À CRISTO, VENCEREMOS TODAS AS TENTAÇÕES!

Caros irmãos e irmãs em Cristo!


Estamos no início da Quaresma, um tempo propício para fazermos uma revisão de vida. A liturgia deste tempo, tem como propósito, despertar em nós, o desejo de mudança, de reaver os valores que vamos deixando de lado, por estarmos iludidos com os "valores" do mundo.

Nas palavras de Jesus, que vamos meditar neste tempo reflexivo, haverá sempre um apelo de conversão, e todos nós sabemos que não é fácil percorrer este caminho, sozinhos nos damos conta, pois mudanças, é sempre um grande desafio, requer determinação, renuncias, e acima de tudo, o constante exercício do perdão. Mas mesmo sendo um caminho difícil, vale a pena segui-lo, afinal, não tem alegria maior do que retornar ao coração do Pai!
Somos chamados a viver esse tempo no espírito de fé, a deixarmos para trás a escuridão do passado para vivermos as alegrias de uma vida nova, alicerçada nos valores do evangelho.

Precisamos urgentemente alegrar o coração de Deus, desobstruindo de vez, a via que nos faz chegar a Ele, via esta, que às vezes, por descuido nosso, é obstruído pelo o pecado. O pecado nos rouba de Deus, interrompe o nosso relacionamento com Ele, mas a porta do seu coração de Pai misericordioso, nunca fecha, ela está sempre aberta para nos receber de volta, basta querermos voltar...
Com a Quaresma, inicia-se um tempo de graça para a vida da Igreja e de todos  os que se dispõe a carregar a sua cruz de cada dia, na certeza de que com Jesus ela se tornará mais leve.
No evangelho que a liturgia deste Domingo, nos convida a refletir, vemos que Jesus foi tentado a desistir de sua missão, a trocar as coisas do alto pelas coisas do mundo, mas a sua resposta foi taxativa: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” Jesus foi tentado a aceitar e a confiar no poder do demônio, mas Ele respondeu com firmeza: “Não tentarás o Senhor teu Deus”!
Assim como aconteceu com Jesus, pode acontecer  conosco também, já que a tentação do TER e do PODER está sempre a nos rondar. Precisamos estar sempre vigilantes, para que não sejamos pegos de surpresa, pois a tentação é oportunista, ela surge inesperadamente, principalmente quando nos propomos a mudar de vida, ou quando estamos enfraquecidos na fé.
Para nos seduzir, o mal usa de esperteza, ele chega até a nós, disfarçado do bem, por isto, precisamos estar sempre atentos para não nos tornarmos presas fácies do inimigo...
Ninguém está livre das tentações, elas estão presentes em toda parte, principalmente onde existe o bem, até mesmo dentro da Igreja. Para vencê-las, precisamos estar sempre em sintonia com Deus, perseverantes na fé, munidos da arma mais poderosa que existe contra o mal: a oração.
Ser tentado, não significa pecar, pois até Jesus foi tentado, o que temos que fazer, é ter o cuidado para não caímos na tentação.
Todos nós, já passamos pela a experiência de ser tentado, Jesus também passou por esta experiência, é a nossa ligação com Ele, que nos torna resistentes as tentações, que não nos deixa cair nas ciladas preparadas pelo o inimigo.
Que o Espírito do Senhor, que fortaleceu Jesus nas tentações, nos fortaleça também e que nenhuma proposta do mundo nos convença a trocar o SER pelo o TER.
Na oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina a pedirmos ao Pai: “...não nos deixeis cair em tentação...” Peçamos a Ele todos os dias esta graça...

Desejo a todos, um frutuoso tempo quaresmal.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho


Um comentário: