.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

-5º DOMINGO T.C.JESUS CURA A FEBRE DA SOGRA DE PEDRO-José Salviano

5º DOMINGO TEMPO COMUM

07  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 1,29-39

 

Evangelho

E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João.
E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela.
Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os.
E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.
E toda a cidade se ajuntou à porta.
E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.
E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.
E seguiram-no Simão e os que com ele estavam.
E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam.
E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim.
E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galiléia, e expulsava os demônios.

Reflexão  

 

PRIMEIRA LEITURA - As lamentações de Jó diante de seu sofrimento, nos conduz a uma só conclusão. É melhor sofrer nesta vida do que sofrer no inferno, na outra vida! Não reclamemos das  nossas dores. Não nos irritemos com o que temos de sofrer, muito menos nos revoltemos contra o Pai. Pois o nosso sofrimento não é castigo de Deus, mas sim,  provação e purificação.

SALMO -  Caríssimos. Aconteça o que acontecer. Louvemos sempre ao Senhor nosso Deus, porque Ele é bom, misericordioso e justo. O seu jugo é leve e o seu peso é suave. Isso significa que pelo certo, deveríamos sofrer muito mais. Lembremos sempre que o nosso sofrer é causado pelo mau uso que fazemos da nossa liberdade, e também pela vontade do Pai. Ele pode até permitir que passemos por dificuldades para que aprendamos, para que sejamos redimidos dos nossos muitos pecados, para que  nos convertamos, e tudo isso é para o nosso próprio bem. Você concorda, ou sem corda?

SEGUNDA LEITURA

O santo Paulo nos explica hoje que pregar o Evangelho não deve ser motivo de glória para nós. Isso quer dizer que se fui ordenado, se fui escolhido por Deus para a missão de evangelizar e de salvar em nome de Cristo, eu não devo me comportar como se eu fosse melhor do que os demais irmãos, com ar de arrogância, mesmo por que, ai de mim se eu não evangelizar! Anunciar o Evangelho é um dever de todos nós. Uns anunciam pela palavra, outros pelo testemunho e pelo bom exemplo. Mais ninguém está  dispensado desta missão.

Evangelizar é um encargo que nos foi confiado por Deus, e portanto devemos nos sentir felizes por essa escolha, e nunca exigir nada em troca.  E ao contrário de me apresentar como o maior de todos, o mais importante de todos, eu devo me comportar como um escravo de todos os demais irmãos.  Por que sem Deus, não sou nada! Sem o poder de Deus em mim, eu não passo de um reles mortal, formado de carne osso e pele, que só está fazendo o que deveria ser feito.

Devo me adaptar aos irmãos aos quais me dirijo. Se eu sou da alta sociedade, e tenho de fazer um trabalho missionário na periferia, jamais me apresentarei lá com roupas e joias caras... Pelo contrário, preciso fazer o possível para parecer um deles. Chegar lá bem vestido e com um ar de arrogância, com uma cara de quem sabe tudo, só causarei o repúdio daquela gente humilde e a minha palavra não vai converter ninguém. Eu mostro a eles com minha soberba que não sei o que é sofrer, que não sei o que é passar necessidades, que não preciso de Deus, o qual eu ouso anunciar para eles. Pois é preciso ser simples para falar aos simples. Desde o vestir, até o palavreado usado. Se não consigo me apresentar assim, se não consigo interiorizar o modo de ser do povo sofrido, é melhor ficar no grande centro falando a linguagem dos que me ouvem. Por que lá na favela, se não consigo ser um deles, estarei jogando conversa fora! Pois eu não pertenço ao mundo deles.

Do mesmo modo, se sou da classe média baixa e pretendo dirigir a palavra a uma plateia da classe média alta, devo cuidar da minha aparência e rebuscar  a minha linguagem. Porém, de modo geral, é muito difícil ser um deles. Tanto para os da periferia, onde muitos  vão me olhar de baixo para cima, como os da classe alta, alguns vão me olhar de cima para baixo e pensar: Coitado! Ele é pobre! Mas ele está se esforçando!...

Mas em que consiste então o meu salário, a minha recompensa por pregar o Evangelho? Jesus foi bem claro quanto a isso: "Terás cem vezes mais nesta vida e mais a vida eterna, com direito a perseguições!"

Caríssimos. Pode acreditar, caso você desconheça. Deus trata de maneira especial quem se dedica ao anúncio da palavra. Tudo dá certo em sua vida. Os seus problemas do dia a dia são resolvidos com a ajuda especial do Todo Poderoso. Sua sobrevivência é mantida pela força do Alto, a qual também cuida da sua segurança. Seu esforço é reconhecido por Deus e se pode perceber isso pelo reconhecimento dos irmãos.

Porém, nem tudo são rosas. Pois podemos sofrer a inveja, daqueles que se sentem incomodados com o nosso talento, com a nossa presença. É o resultado das mazelas humanas! "...com direito a perseguições!". Mas tirando isso, o resto é lucro. É maravilhoso servir ao Senhor do Céu e da Terra!

EVANGELHO –

A sogra de Simão foi libertada da sua febre, e se levantou da cama e começou a servir  a Jesus e a todos da casa.  Ela nem pediu para que Jesus a curasse. Porém, nós, não só podemos mais também devemos pedir a Deus em nome de Jesus que nos liberte de todos os nossos males da alma e do corpo, especialmente da mente, a qual pode estar cheia de vícios, desvios de conduta, maldades, sentimentos de vingança, ódio, e o pior, de  falta de caridade...

Paulo nos garante que todo aquele e aquela que invocar o nome do Senhor será salvo dos seus males. (Confira- Rm 10,9-18).

Mas como podemos invocar a Deus sem antes crer nele?   Para que possamos receber as graças que pedimos a Deus,  primeiro temos de crer que Ele possa nos atender. Temos de crer que Ele tem poderes  infinitos  sobre  tudo.   Algumas vezes, antes de efetuar um milagre, Jesus perguntava ao doente: Você acredita que eu posso fazer isso? 

E como crer em Deus e em Jesus sem antes  ter ouvido falar deles?   Os selvagens das tribos africanas, e asiáticas, os aborígenes  da  Austrália,  e antes, os índios das Américas, não acreditavam em Jesus,  até que os missionários chegassem por lá e começassem a fazer  seu trabalho de anunciar  o Evangelho, apresentando-lhes  a Trindade Santa. Porém, muitos dos nativos  especialmente da África , da Oceania, e da Austrália, continuam  com suas crenças primitivas,  adorando pedras e paus,  pois dentro deles, em suas mentes, há um grande impulso para Deus,  o verdadeiro Deus que eles não conhecem, porém, são  impulsionados pelo instinto religioso  a  entrar em contato com Ele por meio de coisas visíveis (paus e pedras).

Os missionários,  foram enviados  a esses lugares distantes da Terra para  anunciar  o Evangelho de Jesus Cristo.   Do mesmo modo, você e eu somos enviados de Deus ao mundo para anunciar  a sua palavra.   E  Quão belos são os pés dos que anunciam o bem !...

Meus irmãos e irmãs.  Como afirmou Paulo,  a  fé nos vem por meio da pregação.  É preciso que alguém nos apresente   o  Pai, o Filho, e o Espírito Santo  com todos os seus mistérios, para que possamos crer de verdade. Caso contrário,  continuamos adorando paus e pedras.

Mas infelizmente,  muitos  ouvem a palavra mas não a escutam.  É como diz o ditado:   Entra por um ouvido e sai pelo outro.

Quantos de nós não  ouvem o  belo sermão  do padre na missa do domingo, e volata para casa como se nada tivesse lhes acontecido. Continuam  falando mal dos outros, fazendo  coisas erradas,  maldizendo,  ofendendo,  xingando,  manipulando as pessoas, explorando os fracos, e tantas outras coisas mais que nós vemos todos  os dias em nossa caminhada terrena.

Há outros, ainda que nem se dão o trabalho de ir à igreja, de ir  à missa, pois continuam na sua vida de conforto,   se dizem civilizados, porém, continuam como os nativos, adorando paus e pedras. É isso mesmo! Eles acreditam e adoram seus AMULETOS,  (os quais, segundo eles,  lhes darão sorte nos negócios) não acreditam no Evangelho, porém são supersticiosos.  Se você conhece algum comerciante, você entenderá o que estamos dizendo. 

Caríssimas, e caríssimos. Roguemos a Deus Pai que aumente a nossa fé.  Que Ele nos livre dos nossos males, principalmente da indiferença,  da descrença,  e de todos os nossos valores errados.

Então Jesus segurou a mão da sogra de Simão e ajudou-a a levantar-se. Aí a febre desapareceu e ela começou a agir como se nada tivesse acontecido.  Espetacular! Maravilhoso o poder de Deus!

Jesus desafiou os costumes dos judeus, que tratava a mulher com muita injustiça. Nenhum homem poderia tocar em uma mulher, muito menos uma doente. Pois o doente era considerado impuro, não pelas bactérias, fungos ou vírus. Mas por causa dos seus pecados que o fez ficar doente! Que absurdo!  Jesus, em vez de se afastar daquela mulher, aproximou-se, e deu-lhe a mão, levantando-a.

Jesus é aquele que nos dá a mão, e nos levanta do fundo do poço, nos tira de toda encrenca em que nos metemos.  Para isso basta que peçamos a sua ajuda, o seu socorro. Basta que nós decidimos mudar de vida. Basta que nos convertamos.

Jesus libertou a sogra de Simão do seu quadro de mal estar, daquela febre que a impossibilitava de uma vida digna e com abundância, libertou-a daquele sofrimento. Porque Jesus nos liberta de todo mal. Principalmente do cativeiro do pecado, do vício, da maldade, do egoísmo e dos nossos inimigos. Jesus é o médico dos médicos. Busca Jesus em seus momentos de dor e de aflição, e terás a solução de todos os seus males.  Mas você precisa realmente acreditar. Porque aquele(a) que tem fé, mesmo no sofrimento, mesmo na dor, encontra a paz de Deus. Porque Deus nunca nos abandona a nossa própria sorte, por mais cruel que sejamos, somos filhos de um Pai que nos ama e quer a nossa salvação, mesmo para aqueles que se encontram em plenos caminhos do mal.   Algumas vezes Jesus disse ao fazer uma cura: "A tua fé te salvou". Se a nossa fé for pequena, não adianta rezar, e rezar. Por falar nisso, você já rezou hoje? 

A liturgia desse domingo nos revela que através do sofrimento nós nos aproximamos de Deus. Por outro lado, esse mesmo Deus está sempre empenhado em nos libertar do desconforto, causado pela doença. E isso deve acontecer depois de nos ter purificado. Depois de ter aceito com paciência a dor, e de nos reconhecer pecadores, e aceitar a mão estendida do Pai para nos levantar não só do mal que nos aflige o corpo, mas principalmente do mal que sufoca a nossa alma, que é o pecado mortal.

Um bom domingo. Fica com Deus, José Salviano

 

(Vídeo)5º DOMINGO T.C.JESUS CURA A FEBRE DA SOGRA DE PEDRO-Vera Lúcia

 

 

 

 

  

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir