.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

E AQUI ESTÁ QUEM É MAIOR DO QUE JONAS-Olivia Coutinho.

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 24/02/21 - Lc11,29-32

QUARTA-FEIRA DA 1º SEMANA DA QUARESMA

 

"E AQUI ESTÁ QUEM É MAIOR DO QUE JONAS."

 

Reflexão de Olivia Coutinho.

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Se observarmos bem as coisas simples diante de nós, vamos perceber que elas nos falam do nosso Deus, do nosso Deus de amor que se faz presente naquilo e naqueles que o mundo recusa a enxergar.

No passado, o pecado nos roubou de Deus, ofuscou nossos olhos diante os sinais evidentes do seu amor, mas Deus, na sua infinita bondade, não levou em conta as nossas ingratidões, nos enviou seu Filho para nos recolocar no caminho da vida. Com o seu sangue, Jesus pagou o preço da nossa liberdade! E mesmo diante de tão grande prova de amor, ainda existem os que exigem sinais extraordinários como condição para crer em Jesus. A espera de grandes sinais, estes, vão ignorando a manifestação do amor de Deus, presente nas ações misericordiosas de Jesus, ações, que continuam sendo realizadas através de seus seguidores. Jesus continua agindo no mundo através daqueles que se dispõe a fazer as vezes Dele aqui na terra. Não podemos esquecer: É dentro da nossa realidade que Jesus se manifesta, que Ele nos fala nas mais variadas formas. Jesus nos fala através das pessoas, dos acontecimentos, da natureza, nas passagens tristes e alegres da nossa vida... Quem tem os ouvidos e o coração aberto para acolher a sua mensagem, reconhece de imediato a manifestação de Jesus no cotidiano de sua vida. Enquanto que, os que ficam na dependência de sinais extraordinários para crer Nele, passam por Ele a todo instante e não o reconhece.

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chega até a nós, como um convite à conversão, a uma mudança radical  de vida.

Citando o exemplo dos Ninivitas, que responderam a pregação de Jonas chamando-os à conversão, Jesus nos mostra, o quão é grande a sua alegria diante de um povo que se abre à conversão.

A narrativa mostra-nos ainda, uma atitude severa de Jesus, dirigida a um povo fechado na sua incredulidade, os doutores da Lei e os fariseus, que pediram a Ele um sinal que provasse que Ele era o Messias. Mas Jesus é categórico: “Nenhum sinal lhes será dado, a não ser o sinal de Jonas.” Com essas palavras, Jesus já preanuncia a sua morte e a sua ressurreição, pois assim como Jonas, que permaneceu três dias no ventre de uma baleia, Ele também, permaneceria três dias no seio da terra, para depois ressuscitar!

O texto cita ainda, o exemplo da Rainha de Sabá que ao ficar sabendo da sabedoria de Salomão, veio de longe para ouvi-lo (Cf 1Rs 10,1-10). Diferente da Rainha de Sabá, que veio de longe para ouvir Salomão, os doutores da lei e os fariseus, vieram de longe, ou seja, de Jerusalém, não, para ouvir Jesus, mas para investiga-lo para contestar a sua  divindade. Eles tiveram tão perto de quem era o maior que Jonas, mas ao contrário dos Ninivitas, não quiseram ouvi-lo, desperdiçando assim, a graça de Deus.

Ao longo de sua vida pública, Jesus realizou muitos milagres, sinais que levou o povo a crer Nele, mas seus opositores, mesmo presenciando tais sinais, não quiseram acreditar que Jesus era o Messias, o enviado de Deus, não, por falta de evidencias de sua Divindade e sim, pelo o fechamento do coração. Para quem tem o coração fechado, nenhum sinal, é suficiente para fazê-lo crer em Jesus.

E assim, muitos, ainda hoje, recusam a graça de Deus, diferente dos Ninivitas, que bastou uma única pregação de Jonas, para que eles se convertessem e voltassem à vida.

Quem está comprometido com o projeto de Deus, não fica esperando por milagres para afirmar a sua fé em Jesus, não precisa de sinais extraordinários, para reconhecer a presença e a intervenção de Deus, por meio de Jesus, na sua vida, pois em tudo, ele vê e sente a sua presença...

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Olivia Coutinho

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir