.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Palavras de Vida-Jorge Lorente

 

(08694) - Palavras de Vida       [350]

 

Primeiro Domingo da Quaresma – 21/fevereiro/2021

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Bom dia para você que nos acompanha através das emissoras interligadas à Rede Imaculada de Comunicação!

 

Loc – A partir de agora apresentamos: Palavras de Vida!

 

Loc – Vamos juntos refletir e nos alimentar da Palavra de Deus deste domingo, dia do Senhor.

 

Op-  (08695) –  “Tua Palavra é assim”    Sobe 10” e cai mantendo BG

 

Loc – Realmente, é assim a Palavra de Deus! Não pode passar despercebida, sem marcar nosso dia a dia, sem deixar um sinal indicativo do verdadeiro caminho.

 

Loc – Na liturgia do 1º Domingo da Quaresma, que hoje celebramos, Deus deixa bem claro o seu interesse em destruir o mundo... porém, não o nosso planeta, não este mundo que Ele idealizou, com tanto amor, para seus filhos e filhas, mas sim o mundo velho! O mundo do egoísmo e do pecado. As leituras de hoje esclarecem que Deus quer nos oferecer um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.

 

LocVejamos as leituras de hoje:

 

 

1ª leitura Gn 9, 8-15

 

A primeira leitura refere-se à história do dilúvio. Fala que o Senhor, depois de eliminar o pecado que escraviza o ser humano e corrompe o mundo, vem ao encontro do homem, e faz com ele uma Aliança de paz. A ação de Deus destina-se a fazer nascer uma nova humanidade; uma família, irmãos que percorram juntos os caminhos do amor, da justiça e da vida verdadeira. A Aliança que Deus faz com Noé e com toda a humanidade é uma Aliança totalmente gratuita e incondicional, que não depende do arrependimento do homem ou do que o homem possa oferecer a Deus. Nos termos desta Aliança se revela um Deus que se recusa a fazer guerra, Um Deus amoroso que abençoa e abraça todos os homens e mulheres, um Deus que ama todos os homens mesmo quando eles continuam a trilhar caminhos de pecado e de infidelidade. Esta leitura aparece na liturgia num momento muito sugestivo e importante. O tempo de quaresma nos convida a fazermos esta experiência de um Deus que nos ama apesar das nossas infidelidades. Por isso, somos convidados, também, a deixar que o amor de Deus nos transforme e nos faça renascer para a vida nova.

 

Op - (02588) –  “Vida transformada”  2’ 52”

 

 

Salmo 24 (25)

 

Este salmo é uma súplica em estilo de reflexão poética. Para o salmista, tudo está obscuro; ele pede então que Deus lhe abra perspectivas. Pede que seus erros, involuntários, não sejam empecilhos para que Deus o trate com amor diante da situação angustiante em que ele se encontra. Ele não diz qual é o seu pecado, mas percebe que esta é a ocasião para uma tomada de consciência, reflexão e conversão. O temor, o respeito a Deus, é a atitude própria de quem reconhece que Deus é infinitamente grande e absoluto, e que o homem, na sua pequenez, não pode nem sequer pensar em comparar-se com esse Deus poderoso e, ao mesmo tempo, misericordioso.

 

Op - (0466) –  “Perdão, Senhor”  4’ 04”

 

 

2ª leitura  1Pd 3, 18-22

 

Na segunda leitura, Pedro recorda que, pelo Batismo, os cristãos aderiram a Cristo e também à salvação que Ele veio oferecer. Comprometeram-se, portanto, a seguir Jesus no caminho do amor, do serviço, da doação da própria vida. Assim, os cristãos tornaram-se o princípio de uma nova humanidade. Esta carta de Pedro é um alerta para cada um de nós, pois deixa claro que: se Cristo propiciou, mesmo aos injustos, a salvação, também os cristãos devem dar a vida e fazer o bem, mesmo quando são perseguidos e sofrem. Pedro conhece as provações que estes cristãos sofrem todos os dias. Exorta-os, no entanto, a se manterem fiéis à sua fé, apesar das dificuldades. Convida-os a olharem para Cristo, que passou pela experiência da paixão e da cruz, antes de chegar à ressurreição; e exorta-os a manterem a esperança, o amor, a solidariedade, vivendo com alegria, coerência e fidelidade a sua opção cristã. Finaliza dizendo que comprometidos com Cristo pelo Batismo, o cristão nasceu para uma vida nova; e deve, portanto, testemunhar essa vida nova diante de todos os homens, mesmo diante dos maus e dos perseguidores.

 

Op - (01976) –  “Palavras de salvação”  3’ 11”

 

 

Evangelho Mc 1, 12-15

 

No Evangelho, Jesus mostra-nos como a renúncia aos caminhos de egoísmo e de pecado e a aceitação dos projetos de Deus está na origem do nascimento desse mundo novo que Deus quer oferecer a todos os homens, o Reino de Deus. Aos seus discípulos Jesus pede a conversão e a adesão à Boa Nova que Ele próprio veio propor. O texto mostra Jesus sendo tentado no deserto. Durante toda sua vida, ao longo do caminho que percorreu no meio dos homens, Jesus foi confrontado com opções. Ele teve de escolher entre viver na fidelidade aos projetos do Pai e fazer da sua vida um dom de amor, ou então frustrar os planos de Deus e enveredar por um caminho de egoísmo, de poder, de autossuficiência. Jesus escolheu viver a obediência às propostas do Pai, mesmo custando-lhe a própria vida. Os discípulos de Jesus, todos nós, eu e você também nos confrontamos a todos os instantes com as mesmas opções. Seguir Jesus é perceber os projetos de Deus e cumpri-los fielmente, fazendo da própria vida uma entrega de amor e um serviço aos irmãos. Ao se dispor a cumprir integralmente o projeto de salvação que Deus Pai tinha para os homens, Jesus começou a construir um mundo novo; um mundo de harmonia, de justiça, de reconciliação, de amor e de paz. A esse mundo novo, Jesus chamava Reino de Deus. Nós aderimos a esse projeto e nos comprometemos com ele, no dia em que escolhemos sermos seguidores de Jesus. Na perspectiva de Jesus, o Reino de Deus exige, primeiramente, a conversão. Converter-se é, antes de tudo, renunciar aos caminhos que não levam a lugar algum e direcionar sua vida para Deus, de forma que Deus e os seus projetos sejam prioritários para nós. Implica em modificar a nossa mentalidade, os nossos valores, as atitudes; implica em modificar a nossa forma de encarar Deus, o mundo e as pessoas que nos rodeiam. Só assim poderemos escutar o chamado de Jesus e segui-lo no caminho do amor que leva à verdadeira vida.

 

Op - (03495) –  “Convertei-vos, Senhor Deus”  2’ 50”

 

 

Loc – Com os trabalhos técnicos de ..................... e apresentação de Jorge Lorente, nós encerramos a nossa meditação da Palavra de Deus. Obrigado por seu carinho e audiência. Palavras de Vida volta no próximo domingo neste mesmo horário. Continue conosco, em instantes estaremos rezando com você através das canções que falam de fé, amor e fraternidade. Deus abençoe seu lar e sua semana. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e salve Maria Imaculada!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário