.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Jesus quer abrir nossos ouvidos-Helena Serpa

 

12 DE FEVEREIRO DE 2021

 

6ª. FEIRA - 5ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Gn 3, 1-8

 

Leitura do Livro do Gênesis 3,1-8

1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: 'É verdade que Deus vos disse: 'Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?' ' 2E a mulher respondeu à serpente: 'Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: 'Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis.' ' 4A serpente disse à mulher: 'Não, vós não morrereis. 5Mas Deus sabe que no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal'. 6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 8Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O pecado dos nossos primeiros pais!”

A desobediência foi o pecado dos nossos primeiros pais e representa para nós o germe do pecado original que foi inoculado em nós. O homem e a mulher, feitos de pó, sugestionados pela “voz” da serpente  foram seduzidos pelas concupiscências da carne, (ter, poder, prazer).  Por isso, eles compreenderam que seria bom comer do fruto da árvore que lhes era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. Deste modo eles, seguindo as sugestões do adversário de Deus, comeram do fruto proibido e assim, sofreram as consequências pela sua fraqueza.   A primeira demonstração que eles deram da sua transgressão foi o fato de perceberem que estavam nus e se esconderem com medo de Deus. O pecado dos nossos primeiros pais nos atingiu e até hoje, nós arcamos com a consequência dos seus atos. Assim, também, nós muitas vezes somos sugestionados (as) pelo inimigo, nos rendemos aos seus convites e pecamos.  E, quando pecamos, sentimos medo. Nós nos envergonhamos da nossa condição de pecadores e, cheios de culpa, nos afastamos de Deus. No entanto, mesmo sendo pecadores todos nós podemos obter o perdão de Deus. A confiança que temos na Sua misericórdia apaga os nossos pecados. Se, Adão e Eva, reconhecendo a sua culpa tivessem confessado a Deus, a história teria sido diferente. No entanto, eles não tiveram confiança em Deus e se esconderam dele.  A falta de confiança na misericórdia do Pai é o nosso maior pecado. – De quem você tem acolhido as sugestões para a sua vida: da serpente ou do anjo? – Você se impressiona com o aspecto e o visual das coisas e das pessoas? – Você peca pelo olhar? – Você tem confiança em Deus? – Você reconhece que é pecador (a)?

 

 Salmo - Sl 31, 1-2. 5. 6. 7 (R. Cf. 1a)

 

R. Feliz aquele cuja falta é perdoada!

1Feliz o homem que foi perdoado *e cuja falta já foi encoberta!
2Feliz o homem a quem o Senhor + não olha mais como sendo culpado, * e em cuja alma não há falsidade!R.

 

5Eu confessei, afinal, meu pecado, * e minha falta vos fiz conhecer. Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!' * E perdoastes, Senhor, minha falta.R.

6Todo fiel pode, assim, invocar-vos, * durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, * não poderão atingi-lo jamais.R.

 

7Sois para mim proteção e refúgio;* na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo *
da salvação que me vem só de vós.R.

 

Reflexão - O homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado é aquele que confessa o pecado e confia no Seu perdão e na Sua misericórdia. Às vezes nos martirizamos cultivando sentimento de culpa, quando seria justamente mais agradável ao Senhor nos sentirmos totalmente livres da culpa para podermos voar nas asas da Sua bondade. Somos fiéis e humildes na medida em que acolhemos o perdão de Deus.

 

 

 

Evangelho – Mc 7, 31-37

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,31-37

Naquele tempo: 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo,
que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão;
em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse:
'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te!' 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Jesus quer abrir nossos ouvidos”

É este o grande milagre que Jesus quer fazer em nós: abrir os nossos ouvidos para que possamos falar com facilidade as coisas lindas que o Espírito Santo nos revelar. Hoje, também, Jesus nos retira da multidão, coloca os dedos nos nossos ouvidos e toca a nossa língua, para que possamos escutá-lo e conversar com Ele. Jesus quer abrir os nossos ouvidos e a nossa boca pois sabe que só  conseguiremos deixar de ser mudos quando deixarmos de ser surdos à Sua Palavra que são ensinamentos preciosos para nós. Como pode falar de Deus aquele que não escuta a Deus?  Um coração surdo, é um coração que não sabe se expressar, não sabe contagiar, não sabe atrair as pessoas.   Primeiramente, Jesus quer nos afastar do meio da multidão para poder tocar com os dedos nos nossos ouvidos, nos momentos de oração e de intimidade. Depois disso nos será mais fácil soltar a nossa língua a fim de divulgar as coisas que o Senhor tem feito bem na nossa vida. “  – Jesus já tocou os seus ouvidos ou você continua no meio da multidão daqueles que não “ouvem” e por isso, não entendem a Palavra de Deus? – Você acha que não fala em nome de Deus porque é tímido (a) ou porque  não tem parado para escutar o que Ele tem a lhe dizer? 

 

4 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu Vicente de Paula Cândido diacono da Diocese de Santos-Sp. Agradeço as maravilhosas reflexões desse site. Acompanho-os fiariamente e são otimos para minhas homilias. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir