.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

DE NADA ADIANTA O CULTO QUE ME PRESTAM-Olívia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 09/02/21 - Mc7,1-13


“DE NADA ADIANTA O CULTO QUE ME PRESTAM...

TERÇA-FEIRA DA 5º SEMANA DO TEMPO COMUM.

Caros irmãos e irmãs em Cristo


Muitos de nós, temos a tendência de ficarmos observando o outro, pena, que esta nossa observância, se direciona mais para os pontos fracos das pessoas. Com este modo de olhar o outro, vamos perdendo a capacidade de enxergar além das aparências, falta-nos o olhar do coração, aquele olhar que vai além do limite humano, que vê o que o outro tem de bom no seu interior. Enquanto

ficamos nos ocupando em buscar o defeito do outro, deixamos de nos corrigir, de cuidar do nosso interior.

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que os fariseus e alguns mestres da lei, vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Com um porém, eles não vieram de Jerusalém, para ouvir os ensinamentos de Jesus e sim, para investiga-lo. O objetivo deles era de descobrir que tipo de ensinamento Jesus estava passando para os seus discípulos, se Ele estava incitando o povo a não observância das leis. Pelo o que havia chegado ao conhecimento destas autoridades, Jesus era uma grande ameaça para eles, seus ensinamentos não enquadravam com os padrões religiosos estabelecidos por eles. Para os fariseus e mestres da lei, religião, era observar as tradições antigas, cumprir preceitos, normas, rituais, coisas que nada acrescentam na vida do homem, como lavar as mãos antes de comer quando chegar da rua, não comer sem tomar banho, a maneira correta de lavar os copos, jarras, vasilhas. (O que em parte, pode até ser válido, na questão da  higiene,  mas esta não era a preocupação deles.)
Fariseus e mestres da lei observavam rigorosamente estes pormenores, mas deixavam de lado o principal: que era o cuidado e o respeito para com a vida do povo, suas atitudes eram totalmente contrárias à vida, atrás de uma aparente pureza eles escondiam a dureza de seus corações.
O texto chama a nossa atenção, sobre o perigo de nos deixarmos contaminar por esta mentalidade antiga, mas ainda presente no nosso meio, pessoas que ficam somente no superficial da fé, cumprindo rigorosamente normas, rituais vazios, que não levam a Deus!
Quando ficamos presos nestes pormenores, não avançamos no amor, não absorvemos a mensagem principal de Jesus, que é um convite a vivermos o amor! Enquanto estamos presos a tudo isso, não tomamos posse da nossa vida, vida que pertence a Deus e que por assim ser, deve ser cuidada como um bem preciosíssimo Dele.

É importante termos em mente: podemos enganar aos homens, mas a Deus ninguém engana, Deus nos conhece pelo o avesso, sabe o que temos no nosso interior, quais são as nossas intensões.
De nada adianta nossos atos externos, se eles não retratam o que somos interiormente. Aos olhos de Deus, as práticas exteriores, só tem valor, se elas expressarem o que realmente somos e o que realmente  vivemos, do contrário, são apenas falácias, mentiras...
Perguntemos a nós mesmos: Estamos presos em pormenores, ou estamos vivendo de fato o tesouro da fé? Existe coerência entre o que falamos e o que vivemos?

 QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário